Acontece no UNASP

Recital de canto desenvolve alunos da Escola de Artes

Quatorze alunos de canto se apresentaram no estúdio do UNASP Engenheiro Coelho.

Texto: Gabriel Dias| Edição: Theillyson Lima

A Escola de Artes realizou, na última quarta-feira (18), um recital de canto no UNASP campus Engenheiro Coelho. O evento ocorreu no auditório do estúdio, e contou com 14 apresentações de alunos, e com a presença da comunidade, amigos e familiares. As performances reuniram músicas sacras, líricas, populares americanas e brasileiras e tiveram o acompanhamento de uma banda instrumental. 

Aluno Rodrigo Palhinha cantando “Oceans” acompanhado pela banda. Foto: Escola de Artes

O diretor da Escola de Artes e professor, Douglas Carvalho, revela o seu sentimento ao ver os estudantes evoluindo no conhecimento vocal. “Tivemos apresentações de peças americanas e de MPB (Música Popular Brasileira), que são importantes e conhecidas para o desenvolvimento do canto. É legal apresentar grandes compositores para o estudante começar a entender”, relata Douglas.

Paulo Victor de Oliveira cantou uma peça de Tim Maia e diz que ajudou ele a conhecer melhor. “Conheci MPB agora, então a oportunidade de cantar, ouvir e aprender é sensacional”, indaga. Apesar de ter experiência em grupos e corais, Paulo fala sobre o desafio de subir ao palco. “Eu já canto nos grupos do UNASP, mas eu tenho bastante vergonha. Vim para crescer tecnicamente e tirar essa vergonha”, completa.

Regina Mota, professora de canto, aborda sobre a necessidade desse recital para a evolução do aluno. “Eles precisam se experimentar no palco. A gente faz aula, trabalha a técnica. De vez em quando eles precisam vir aqui e se expor. Alguns deles nunca fizeram isso, outros já têm mais experiências. É importante ter esse feedback da plateia”, discorre Regina.

14 estudantes se apresentaram durante o recital. Foto: Escola de Artes

A Escola de Artes aceita alunos de diversas idades. Desde a educação infantil, a partir dos quatro anos, até pessoas aposentadas que apreciam o estudo da música. Esse é o caso de Ilza Terezinha Lima, de 61 anos, professora de artes e que estuda canto há cerca de trinta anos. Ela apresentou uma peça lírica e mostra o sentimento ao subir no palco. “Ainda dá um nervoso no início. Mas você pensa em tudo que aprendeu na sala de aula, se concentra e no final é gratificante.” Ilza complementa que a música auxilia em outros aspectos da vida. “Ajuda na minha profissão, em sala de aula, com atividades práticas e musicais das crianças. Eu uso em todos os momentos”, afirma Terezinha.

De acordo com Paulo, as aulas de canto trouxeram um sentimento libertador, de autoconfiança, e aos poucos tem tirado o medo do público. “Você se desenvolve, como se tivesse libertando alguém que está guardado dentro de si. Mostra quem realmente é, e explora outros lados de você mesmo”, indica o jovem.Além do canto, a de Escola de Artes também fornece aulas semanais de teoria musical e diversos instrumentos, como: violão, piano, violino, trompete, flauta transversal, entre outros.

Apresentações vocais tiveram acompanhamento instrumental. Foto: Escola de Artes

Veja mais