Pesquisa demonstra que maior engajamento universitário em Voluntariado é fruto de apoio institucional

Cultura e Ciência

Escrito por

Mairon Hothon

Publicado em

11 nov 2019

Crédito imagens

Derson Lopes Jr.

Pastor Antonio Braga e professor Derson Lopes Jr. apresentam artigo científico na USP que atesta um maior engajamento universitário em projetos de voluntariado fruto do apoio institucional.

A relevância do Centro de Voluntariado do Unasp, campus São Paulo, a fim de incentivar os alunos a participarem de tais atividades foi o tema de um estudo apresentado pelos professores Derson Lopes Jr. e Antonio Braga durante a XXII Semana de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), que aconteceu entre os dias 06 a 08 de novembro.

SemeAd é um dos eventos acadêmicos mais importantes na área da Administração no país.

Os docentes compararam estatisticamente o envolvimento dos estudantes em projetos do Centro de Voluntariado Berndt Wolter, do Unasp SP, junto a outras duas universidades públicas do Estado de São Paulo. Foram aplicados ao todo 285 formulários entre os dias 10 e 20 de junho de 2018, sendo validados para o estudo um total de 259 formulários, distribuídos em 99 da instituição 1, 74 da instituição 2 e 86 do Unasp.

Os dados revelaram que o percentual de alunos do Unasp que participaram de projetos de voluntariado promovidos pela instituição (82%) e de alunos que pretendem participar em projetos no próximo ano (74%) foram pelo menos 15% superiores aos percentuais obtidos pelas outras duas instituições de ensino analisadas. O Centro de Voluntariado Berndt Wolter existe há seis anos e envolveu mais de 1.000 participantes em projetos nacionais e internacionais.

Outro fato encontrado por meio da pesquisa revela que ser do sexo feminino aumenta a probabilidade de o respondente ter participado e pretender participar de projetos dessa natureza. Estar empregado diminui a probabilidade do respondente se encaixar positivamente nos dois cenários, dado bastante coerente uma vez que ao estar empregado o estudante dispõe de menos tempo para se engajar em projetos paralelos.

Projetos para 2020 já estão abertos, mais informações podem ser encontradas no Unasp SP.

O grande destaque do artigo foi comprovar estatisticamente que os alunos do Unasp demonstraram um maior engajamento com projetos de voluntariado em relação a estudantes de outras duas universidades que foram alvo do estudo. Para Lopes, o estudo é uma “confirmação da importância de um projeto intencional de engajamento de alunos em Voluntariado”. Além disso, esta publicação científica “coloca o voluntariado do Unasp no cenário acadêmico e científico do país” completa o co-autor Braga.

Atualmente o professor Derson Lopes Junior é coordenador geral de pós-graduação e extensão do EaD e coordenador do bacharelado e tecnologos em administração, já o pastor e professor Antonio Braga é pró-reitor associado de Desenvolvimento Espiritual Unasp, campus São Paulo. Para os interessados, o artigo pode ser lido aqui no link

Para 2020, o Centro de Voluntariado vai atuar em locais como Zona Leste de São Paulo, Registro (SP), Curitiba (PR) e Amazonas (AM). Já no cenário internacional os destinos são: Luanda  (Angola), Nova Iorque (EUA), Mongolia e Cairo (Egito).