Acontece no UNASP

Curso de Pedagogia da Educação Adventista a Distância (UNASP-EAD) conquista nota 5 na avaliação do MEC/INEP

Em escala de 1 a 5 são avaliados critérios como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico

Texto: Ana Clara Silveira

O curso de Pedagogia oferecido pela Educação Adventista a Distância (UNASP-EAD) foi avaliado em visita virtual realizada em 30 de maio de 2022 com nota 5 pela comissão do Ministério da Educação e Cultura, o MEC, em uma escala de 1 a 5. A graduação foi reconhecida recebendo autorização para continuidade das suas atividades, tendo em vista o cumprimento de todos os padrões exigidos. O resultado demonstra que o curso foi bem avaliado nos aspectos organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Pedagogia na Educação Adventista a Distância (UNASP-EAD)

O curso de Pedagogia começou a ser oferecido na modalidade a distância em 2018. A graduação capacita seus alunos a compreenderem o desenvolvimento humano a partir da aprendizagem e outros valores importantes em todas as etapas da vida do estudante. A formação dos professores permite que o aluno seja assistido em seu progresso na sala de aula. A coordenadora do curso, Rebeca Darius, afirma que “a nota 5 para o curso de Pedagogia EAD representa o esforço coletivo de um trabalho dedicado de toda a instituição, da coordenação, docentes e tutores do curso”.

O diretor de graduação da Educação Adventista a Distância, Waggnoor Kettle, explica que “essa avaliação refere-se ao Reconhecimento do curso. Isso implica em o Governo reconhecer que o curso está na direção correta”. Para ele, o resultado positivo “gera pelo menos duas convicções: primeiro, o trabalho está sendo aprimorado de forma contínua e intensiva; segundo, embora haja algo a ser desenvolvido, os estudantes podem estar seguros de que estão fazendo um curso comprometido com o seu crescimento intelectual e pessoal”.

Avaliação do MEC

A nota do curso é alcançada por meio de indicadores derivados de três dimensões de avaliação:

As avaliações representam uma maneira de qualificar o desempenho do curso. “São mais de 50 itens avaliados numa escala de 1 a 5, sendo que 5 representa o atendimento ao item de maneira total. Destacamos que na dimensão 1 ‘Organização Didático-Pedagógica’ todos os indicadores foram avaliados com nota máxima”, comemora Rebeca. 

Para o diretor de graduação Waggnoor Kettle a avaliação exitosa revela a qualidade do curso de Pedagogia e da instituição. “Trata-se de um curso que tem uma liderança altamente comprometida com as Diretrizes do Curso, com o Programa Institucional e com a formação dos seus alunos; um corpo docente qualificado e alinhado com a coordenação do curso; a direção da instituição sempre apoiando o curso em suas necessidades”, frisa.

Sendo assim, a coordenadora Rebeca entende que essa graduação “contribui com o desenvolvimento da pessoa enquanto estudante e da educação no país, oferecendo profissionais preparados que tenham como base os valores cristãos e o sólido conhecimento da profissão”.

“Esse resultado confirma a qualidade da instituição e de seus programas”. O prof. Marcelo Alves, diretor de regulação, lembra que em 2018, na mais recente avaliação institucional pelo MEC, o UNASP também alcançou nota máxima.

Veja mais