Acontece no UNASP

Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP realiza III Simpósio Regional

Nos dias 10 e 11 deste mês, o Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas doutor João Amorim (CEJAM), realizou o III Simpósio Regional de Promoção da Saúde da Zona Sul de São Paulo. O evento ocorreu na modalidade on-line […]

Texto: Yasmin Medeiros

Nos dias 10 e 11 deste mês, o Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas doutor João Amorim (CEJAM), realizou o III Simpósio Regional de Promoção da Saúde da Zona Sul de São Paulo. O evento ocorreu na modalidade on-line e foi transmitido pelo canal do YouTube do UNASP nos períodos da manhã e da noite. 

O Simpósio teve como objetivo proporcionar a interação entre profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento envolvidos na promoção da saúde. Pensando nisso, foram convidados especialistas na temática, a fim de dialogar sobre os principais desafios de suas experiências nas rodas de conversas das quais participaram. 

O coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP, Fabio Alfieri, participa da programação.
O coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP, Fabio Alfieri, deu início à programação

 Segundo a professora e doutora Elizabete Agrela , o  Mestrado em Promoção da Saúde já realizou outras edições do evento anteriormente, e neste ano de 2021, convidou o CEJAM para uma parceria. “A finalidade é fortalecer redes territoriais que potencializem processos participativos e gerem a possibilidade de vínculos capazes de construir trocas de saberes”, explica.  Além disso, um dos intuitos também é apoiar pessoas ou grupos no enfrentamento de problemas ou outras situações, fomentando assim a interdisciplinaridade.

A esse respeito, Rogério Bellot, diretor do CEJAM, revela que o desejo desta parceria vem de longa data. “Reunir duas instituições com tanta história, relevância social e compromisso com a qualidade em seus campos de atuação é sempre um desafio recheado de conquistas”, destaca. 

Imagem de divulgação do evento promovido pelo Mestrado em Promoção da Saúde
Imagem de divulgação do evento

Mestrado em Promoção da Saúde: impacto e relevância

O curso de Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP tem como foco o estilo de vida saudável, elemento fundamental para promoção e manutenção da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida. O programa é interdisciplinar e se propõe a formar um profissional capaz de elaborar ações concretas que conduzam às mudanças na saúde individual e coletiva, cuja base seja um estilo de vida saudável.

O mestrado é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e por ter proposta interdisciplinar, tem como público-alvo os profissionais graduados de todas as áreas que tenham interesse na promoção da saúde.

Seguindo nessa proposta, a professora Elisabete revela que o Simpósio promove a articulação entre o centro universitário e a instituição prestadora de serviços de saúde na consolidação de ações e pesquisas de promoção da saúde. “Neste evento quisemos dar visibilidade às ações do território”, relata. 

Sobre os impactos positivos do Simpósio para a sociedade, a professora declara que, a partir da parceria entre universidade e serviços de saúde, “é possível aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) fomentar a construção de ações inovadoras para a comunidade, contribuir no empoderamento profissional e, por consequência, melhorar os serviços prestados a comunidade em geral”. O que de acordo com ela  possibilita que estudantes conheçam as ações desenvolvidas pelo SUS. 

Veja mais