Acontece no UNASP

Inventário fortalece história de Artur Nogueira

A pesquisa desenvolvida por professoras do Unasp será apresentada em audiência pública. Uma imagem sacra da Santa Bárbara do século XVII é uma das relíquias encontradas nos restos da capela No mês em que cidade de Artur Nogueira completa 69 anos de emancipação político-administrativa, um inventário na capela de Santa Bárbara, localizada na zona rural […]

Texto: Assessoria de Impressa

A pesquisa desenvolvida por professoras do Unasp será apresentada em audiência pública. Uma imagem sacra da Santa Bárbara do século XVII é uma das relíquias encontradas nos restos da capela

No mês em que cidade de Artur Nogueira completa 69 anos de emancipação político-administrativa, um inventário na capela de Santa Bárbara, localizada na zona rural do município, encontrou peças do século XVII que remontam a história de quando as terras nogueirenses serviam apenas de caminho e rota para os bandeirantes. O levantamento foi realizado por pesquisadoras do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. O resultado será apresentado no dia 03 de abril (terça-feira) em uma sessão de audiência pública na Câmara Municipal da cidade.

A antiga capelinha de Artur Nogueira, localizada na região do Bairrinho, guarda boa parte da história do município até sua emancipação. Segundo as tradições orais dos moradores da cidade, nas imediações da onde se localiza a edificação religiosa, teriam acontecido importantes fatos históricos, como a passagem dos bandeirantes na estrada dos Goiases (1722) e seu encontro com os índios Caiapós, o pouso do naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, em 1819, e o estabelecimento dos primeiros moradores na Fazenda Boa Vista (1850).

A capelinha guarda ainda uma relíquia que revela a forte religiosidade dos primeiros moradores da região. Uma imagem sacra de Santa Bárbara, datada do ano de 1663, está entre os artefatos de maior valor histórico encontrado.

Diante disso, as professoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e História do Unasp, Janaina Xavier (museóloga) e Bárbara Guazzelli (arquiteta), idealizaram um plano de trabalho e orientaram seus alunos na investigação histórica e arquitetônica da edificação. Foram realizados estudos documentais, bibliográficos, entrevistas, levantamentos fotográficos e métricos e feita à análise técnica da capela, a fim de comprovar a veracidade das narrativas.

Resultados

A investigação resultou em um inventário que será entregue em uma audiência pública aos munícipes e autoridades de Artur Nogueira. Os dados apresentados no documento corroboraram com os depoimentos dos moradores, corrigindo algumas questões controversas e acrescentando aspectos desconhecidos.

Lamentavelmente a capela de Santa Bárbara, que tem suas origens por volta do ano 1875, encontra-se em estado de ruína, como explica a professora Janaina Xavier. “Parte da cobertura desabou e as paredes estão seriamente comprometidas. A intenção do inventário é chamar a atenção dos moradores e da região para o valor histórico da localidade e da pequena igreja como um monumento dessa memória”, descreve.

Ainda de acordo com as pesquisadoras, o estudo é uma importante contribuição para a cidade de Artur Nogueira, pois permite que os moradores conheçam como era a realidade da região nos séculos XVII, XVIII e XIX, antes da formação do núcleo urbano, e aponta para a necessidade de uma intervenção de restauro urgente na antiga capela.

Audiência

O resultado do levantamento será apresentado em audiência pública, nesta terça-feira (03), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Artur Nogueira. A apresentação é aberta aos munícipes nogueirenses. A sede do legislativo está localizado na Rua dos Expedicionários, 467, no centro da cidade.

Extensão Unasp

As graduações e licenciaturas oferecidas no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, estão entre as melhores em suas áreas no Brasil. Especificamente a graduação em Arquitetura e Urbanismo e a licenciatura em História, receberam conceito máximo em avaliação presencial do Ministério da Educação. Um dos pilares mais elogiados, além da formação dos professores, está na formação dos alunos, incluindo atividades de extensão, como o inventário feito em Artur Nogueira.

Em arquitetura, o aluno trabalha o domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas, são elementos que tornam possível a projeção e organização dos espaços internos e externos. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos.

Já em História, o curso destina-se àqueles que têm interesse em promover, por meio de suas futuras atribuições profissionais, um ensino crítico, reflexivo, valorizando o processo histórico que constrói as bases da sociedade. A licenciatura também capacita os alunos para a análise e produção do conhecimento histórico, oferecendo-lhes instrumentos teóricos e metodológicos que os auxiliem no desenvolvimento de sua autonomia intelectual.

SERVIÇO
Audiência Pública sobre Inventário da capela de Santa Barbara de Artur Nogueira
Local: Câmara de Vereadores de Artur Nogueira
Endereço: Rua dos Expedicionários, 467 – Centro – Artur Nogueira/SP
Data: 03 de abril de 2018 – Horário: 19 horas

Veja mais