Profissão e Mercado

Inovação em tempos de crise é tema da II Feira de Soluções

Alunos dos cursos de Sistemas da Informação, Ciências Contábeis e Administração de Empresas expuseram pesquisas para empresários da região de Campinas e alunos da pós-graduação na II Feira de Soluções do Unasp Hortolândia.

Texto: Sabrina Girotto

Dentre as propostas da II Feira de Soluções, uma delas foi o lançamento do I Encontro de Empresários para 2018

Inovação é a palavra do momento no meio empresarial. Entender que mudar o rumo dos negócios em meio à crise é possível, faz com que a empresa não tenha prejuízos no futuro. Pensando nisso, no dia 27 de novembro, os alunos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas  e estudantes de MBA’s participaram da II Feira de Soluções no UNASP Hortolândia. Estiveram presentes no evento Adriano Casácio, fundador do Crespicares Advogados, Carla Cozer, consultora do SEBRAE-SP e os professores dos cursos de ensino superior do Unasp Hortolândia, compartilhando suas experiências no mercado de trabalho.

Foram convidados 30 empresários que presenciaram as apresentações dos alunos. Para Flávio Anunciação, do Crespicares Advogados, a feira de soluções agrega tanto para o aluno quanto para o empresário. Anunciação diz que para o aluno, essa feira é uma forma de mostrar para as

Alunos dos cursos de Sistemas da Informação, Ciências Contábeis e Administração, expuseram pesquisas na II Feira de Soluções do Unasp Hortolândia.

empresas as suas ideias e conhecimentos aplicados através da apresentação das soluções sobre os problemas vistos nas empresas pesquisadas. Também é possível, através da apresentação dos trabalhos, a descoberta de novos talentos pelos profissionais. “Existem trabalhos e ideias aqui, melhores até do que de profissionais que conheço. Mais de dois ou três alunos eu gostaria de ter na minha empresa” comentou admirado o empresário. “É importante estarmos presentes na feira para fazer um comparativo sobre os novos profissionais no mercado e o nosso pessoal”. Anunciação finalizou contando que já possui parcerias com o UNASP-HT para a captação de alunos e que já possui pessoas na sua empresa através desta.

As pesquisas dos alunos foram avaliadas por empresários da região e estudantes da pós-graduação.

Os trabalhos estavam expostos no pátio para que os alunos tivessem a oportunidade de apresentá-los aos convidados. Além de empresários, estudantes da pós-graduação estavam presentes para auxiliar e avaliar os grupos. Nas palavras da aluna da pós, Lorena Ferreira; “nós no papel de avaliadores, temos a oportunidade de dar sugestões, mas também de agregar conhecimentos de novas áreas em que não estamos tão inseridos. Também podemos mostrar para eles uma outra visão que talvez durante o trabalho não tiveram. A gente oferece dicas, informações e comenta pontos que podem ser melhorados ou colocados nos próximos trabalhos. Não para prejudicar, mas para ajudar, para que os trabalhos deles não fiquem somente nos banners, mas que eles levem e apliquem nas empresas” completou.

Encontro de empresários em 2018

Dentre as propostas para a sessão especial de networking da II Feira de Soluções, uma delas foi o lançamento do I Encontro de Empresários que deverá ocorrer em abril de 2018. “A proposta é fomentar debates, oficinas e palestras de forma a contribuir com o empresariado local para o crescimento dos negócios. Queremos fazer parte da vida do empresariado local, ajudando-os no que for possível e firmando parcerias de sucesso”, explicou Edilei de Lames, coordenador do curso de Administração.

Projeto de inovação – SEBRAE

É um projeto que parte do princípio de que a empresa aciona o SEBRAE solicitando o projeto de inovação. Neste momento, o perfil desta empresa será avaliado e será ponderado se este é o momento certo para ela receber este atendimento, pois é necessário que o empresário tenha tempo de investir neste projeto. Durante todos os dois anos de trabalhos dentro desta empresa, planos de ação serão montados para que a organização cresça. Depois de melhorar os pontos pendentes apresentados pelo avaliador do SEBRAE, a empresa então poderá começar a desenvolver seus projetos de inovação e tirá-los do papel. “Podemos definir inovação como criar algo novo, um novo produto ou melhorar o que já existe. Durante todo o projeto, incentivaremos o empresário a inovar, oferecendo um novo produto, disponibilizando um novo serviço entre outros mais” contou Carla Cozer.

O atendimento aos empresários interessados no trabalho do SEBRAE é feito de segunda a sexta-feira das 9h às 17h sem horário agendado, na Av. Imperatriz Leopoldina n° 272, Vila Nova, Campinas – SP (próximo ao Taquaral).

 

Veja mais