Impacto Social

Grupos Musicais do Unasp realizam turnê especial

Corais e Orquestra do Unasp EC aproveitam recesso acadêmico para divulgar música em turnês pelo país Na última semana, alguns corais e a orquestra sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, aproveitaram o recesso das atividades acadêmicas e saíram em turnê por alguns Estados brasileiros. A atividade tem o objetivo […]

Texto: Milena Martins

Corais e Orquestra do Unasp EC aproveitam recesso acadêmico para divulgar música em turnês pelo país

Na última semana, alguns corais e a orquestra sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, aproveitaram o recesso das atividades acadêmicas e saíram em turnê por alguns Estados brasileiros. A atividade tem o objetivo de promover interação com a comunidade. 

A primeira parada foi do Coral Universitário, no Rio de Janeiro. No ano passado eles apresentaram a prévia do álbum Fonte da Vida, que estava em gravação. Após o lançamento, além de músicas que compõem o CD, novas músicas foram acrescentadas ao repertório. “São essas turnês que aproximam o coral das pessoas. Nós aproveitamos a viagem e levamos um pouco de Deus e do Unasp para elas,” conta Clenio Abreu, regente do coral. 

O Coral de Libras do Unasp acompanha o coro em suas apresentações, com versões interpretadas para a comunidade dos surdos. Jusiara Bispo, coordenadora do coral, explica como é importante essa interação da linguagem de sinais com a comunidade para aproximar o fato da comunidade de surdos estar mais presente do que muitos pensam.

Outros Estados

O Coral Jovem é composto por alunos do ensino médio e tem como regente Pedro Valença, um dos idealizadores e componente do grupo Vocal Livre, que também esteve presente na viagem. As apresentações aconteceram em Salvador, no Teatro Sesc Comércio e em Porto Seguro, no Congresso de Jovens da Associação Bahia Sul da Iasd. 

 A Orquestra Sinfônica com regência do maestro Jetro de Oliveira realizou uma viagem para  a região centro-oeste do país. As apresentações aconteceram no Instituto Adventista Brasil Central (IABC), em Abadiânia, interior de Goiás e Brasília. Gabriel Araújo, estudante de música no Unasp e membro da orquestra, diz que as viagens contribuem para a interação entre a orquestra, além de ajudar com mais experiência na área musical. 

Ainda no fim de semana, o estado do Espírito Santo recebeu um dos primeiros corais do Unasp. Atualmente, o Coral Unasp é regido por Lineu Soares e Felipe Arco. A turnê passou por três cidades, Colatina, Vila Velha e Linhares, com apresentações de músicas que marcaram a carreira do coral e participação especial de Marcel Freire. “As viagens do coral são sempre incríveis. Nós nos aproximamos, nos divertimos e as apresentações fora do Unasp tem sempre algo diferente.” conta Letícia Schirmer, aluna do primeiro ano de pedagogia no Unasp.

Música no Unasp

O Unasp oferece um espaço completo e estruturado para o ensino e prática da musicalização, aqui você aprecia boa música em cada alameda do campus. Ao todo, a instituição comporta 52 grupos musicais, entre corais, conjuntos vocais, quartetos e duetos, orquestras e bandas e grupos instrumentais. Todo esse complexo musical conta com a participação de mais de 1900 pessoas, entre alunos e professores.

Veja mais