Acontece no UNASP

Grupo musical infantil faz passeata pelo Dia das Mães

Passeata musical homenageia mamães que moram no entorno do Unasp Hortolândia.

Texto: Glória Barreto

Passeata Dia das Mães
Crianças homenageam mães do bairro do campus Unasp Hortolândia com passeata musical.

Crianças do Louvor Kids e Louvor Teen homenagearam mães que moram no entorno do campus Unasp Hortolândia com uma passeata musical. A mobilização ocorreu na tarde do dia 09 de maio, e contou com a participação de 15 carros de pais e crianças que percorreram o bairro sob o som da música “Te amo pra sempre”. Dentro dos veículos que andavam lentamente pelas ruas, as crianças cantavam, acenavam, seguravam balões de corações e mostravam cartazes de carinho as mamães que residem perto da instituição.

A moradora Rosemary de Assis Lacorte conta que ao ouvir a música, saiu para presenciar o movimento de carros e se emocionou com a surpresa. “Foi demais! Eu saí para fora quando comecei a ouvir o barulho, a vizinha também saiu e veio olhar. E a gente ficou muito feliz, porque nós pensamos que no dia das mães não iria ter nada e de repente as crianças estavam fazendo essa homenagem tão bonita, cheia de coraçõezinhos, mensagens escritas e desejando feliz dia das mães. Foi muito, muito, muito bom! Adorei”, contou sorrindo a moradora.

Moradoras do bairro saíram nas janelas para acompanhar a passeata e a homenagem.

Projeto Dia das mães

A regente do grupo Louvor Kids, Talita Biachini, conta que incialmente, estava no planejamento uma ação para cantar em casas de repouso no dia das mães, porém, devido a quarentena a ideia foi abortada.

“Uma mãe de aluna e amiga contou que estava querendo ir com suas filhas cantar na frente da casa de alguns familiares, e perguntou o que nós achávamos da ideia de levar as crianças do Louvor Kids e Louvor Teen para participar. Topamos na mesma hora”.

A mãe que deu a sugestão, conta que tudo aconteceu pelo acaso. “Eu tive a ideia conversando com minha mãe e minha irmã, mas ficou por isso mesmo e por causa da quarentena achei que não iria rolar mais. Aí resolvi conversar com as regentes e elas toparam a ideia. Foi muito legal”, disse Tatiane Melo, mãe de alunas integrantes.

Feito os ajustes para manter a proteção necessária e a fim de garantir a segurança das crianças frente a pandemia, os pais e os integrantes dos grupos saíram em carros decorados para chamar a atenção e distribuir um pouco de afeto as mamães.

“Nessa época de quarentena e isolamento social o nosso maior objetivo era levar um pouquinho de amor e alegria as pessoas, principalmente para as mamães idosas que muitas vezes são deixadas e “esquecidas” nas casas de repouso e não recebem visitas dos familiares e amigos. As crianças são alegres, espontâneas e essa interação entre as gerações traz aprendizado e significado para a vida de ambos”, ressaltou Talita.

Te amo pra sempre

A música “Te amo pra sempre”, composta por Ciça Baradel, foi usada na passeata e já havia sido ensaiada pelas crianças, porque é a música tema da gravação do clip do dia das mães, lançado pelo Unasp Hortolândia e veiculado nas redes sociais do campus.

Experiência de fazer o bem

A passeata percorreu o bairro Parque Ortolândia, que fica ao redor do campus, a casa de repouso para idosos Bom Samaritano, o Residencial Geriátrico Joana e também passou em frente a casa dos funcionários residentes no campus.

Sobre o interesse e a participação das crianças, Talita conta:  “nós fizemos o convite para os integrantes do Louvor Kids e o Louvor Teen e os incentivamos a criarem cartazes e enfeitarem seus carros, já que ninguém poderia sair de dentro do carro. E eles já começaram a colocar as mãos na massa, usando a criatividade com o que tinham em casa”.

A integrante Yasmin Gonçalvez de 9 anos, conta sua experiência. “Eu achei que ficou o máximo! Foi muito legal. Eu gritei muito para cantar para as mães. Porque aqui em casa a gente não pode gritar, mas na rua a gente pôde”.

 “Eu acho que as mamães se sentiram muito felizes. Porque a gente está separada da nossa família e aí elas puderam ouvir uma música legal de Dia das Mães para elas. E eu também gostei de cantar para elas porque eu estava com saudades de sair de casa”, desabafou a integrante Natalie Melo de 11 anos.

Criança na janela do carro segurando balões
As crianças foram criativas usando cartazes e balões para alegrar as mamães do bairro.

Veja mais