Grupo musical infantil faz passeata pelo Dia das Mães

Acontece no Unasp

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

11 Maio 2020

Crédito imagens

Natalia Padovani

Passeata Dia das Mães
Crianças homenageam mães do bairro do campus Unasp Hortolândia com passeata musical.

Crianças do Louvor Kids e Louvor Teen homenagearam mães que moram no entorno do campus Unasp Hortolândia com uma passeata musical. A mobilização ocorreu na tarde do dia 09 de maio, e contou com a participação de 15 carros de pais e crianças que percorreram o bairro sob o som da música “Te amo pra sempre”. Dentro dos veículos que andavam lentamente pelas ruas, as crianças cantavam, acenavam, seguravam balões de corações e mostravam cartazes de carinho as mamães que residem perto da instituição.

A moradora Rosemary de Assis Lacorte conta que ao ouvir a música, saiu para presenciar o movimento de carros e se emocionou com a surpresa. “Foi demais! Eu saí para fora quando comecei a ouvir o barulho, a vizinha também saiu e veio olhar. E a gente ficou muito feliz, porque nós pensamos que no dia das mães não iria ter nada e de repente as crianças estavam fazendo essa homenagem tão bonita, cheia de coraçõezinhos, mensagens escritas e desejando feliz dia das mães. Foi muito, muito, muito bom! Adorei”, contou sorrindo a moradora.

Moradoras do bairro saíram nas janelas para acompanhar a passeata e a homenagem.

Projeto Dia das mães

A regente do grupo Louvor Kids, Talita Biachini, conta que incialmente, estava no planejamento uma ação para cantar em casas de repouso no dia das mães, porém, devido a quarentena a ideia foi abortada.

“Uma mãe de aluna e amiga contou que estava querendo ir com suas filhas cantar na frente da casa de alguns familiares, e perguntou o que nós achávamos da ideia de levar as crianças do Louvor Kids e Louvor Teen para participar. Topamos na mesma hora”.

A mãe que deu a sugestão, conta que tudo aconteceu pelo acaso. “Eu tive a ideia conversando com minha mãe e minha irmã, mas ficou por isso mesmo e por causa da quarentena achei que não iria rolar mais. Aí resolvi conversar com as regentes e elas toparam a ideia. Foi muito legal”, disse Tatiane Melo, mãe de alunas integrantes.

Feito os ajustes para manter a proteção necessária e a fim de garantir a segurança das crianças frente a pandemia, os pais e os integrantes dos grupos saíram em carros decorados para chamar a atenção e distribuir um pouco de afeto as mamães.

“Nessa época de quarentena e isolamento social o nosso maior objetivo era levar um pouquinho de amor e alegria as pessoas, principalmente para as mamães idosas que muitas vezes são deixadas e “esquecidas” nas casas de repouso e não recebem visitas dos familiares e amigos. As crianças são alegres, espontâneas e essa interação entre as gerações traz aprendizado e significado para a vida de ambos”, ressaltou Talita.

Te amo pra sempre

A música “Te amo pra sempre”, composta por Ciça Baradel, foi usada na passeata e já havia sido ensaiada pelas crianças, porque é a música tema da gravação do clip do dia das mães, lançado pelo Unasp Hortolândia e veiculado nas redes sociais do campus.

Experiência de fazer o bem

A passeata percorreu o bairro Parque Ortolândia, que fica ao redor do campus, a casa de repouso para idosos Bom Samaritano, o Residencial Geriátrico Joana e também passou em frente a casa dos funcionários residentes no campus.

Sobre o interesse e a participação das crianças, Talita conta:  “nós fizemos o convite para os integrantes do Louvor Kids e o Louvor Teen e os incentivamos a criarem cartazes e enfeitarem seus carros, já que ninguém poderia sair de dentro do carro. E eles já começaram a colocar as mãos na massa, usando a criatividade com o que tinham em casa”.

A integrante Yasmin Gonçalvez de 9 anos, conta sua experiência. “Eu achei que ficou o máximo! Foi muito legal. Eu gritei muito para cantar para as mães. Porque aqui em casa a gente não pode gritar, mas na rua a gente pôde”.

 “Eu acho que as mamães se sentiram muito felizes. Porque a gente está separada da nossa família e aí elas puderam ouvir uma música legal de Dia das Mães para elas. E eu também gostei de cantar para elas porque eu estava com saudades de sair de casa”, desabafou a integrante Natalie Melo de 11 anos.

Criança na janela do carro segurando balões
As crianças foram criativas usando cartazes e balões para alegrar as mamães do bairro.