Não Classificado

Grupo de estudo produz livro sobre formação cidadã em escolas públicas

O grupo de pesquisa e extensão dos cursos de Direito e Pedagogia do Unasp-EC tem o objetivo de entender como a gestão da escola pode trabalhar a cidadania com alunos do ensino médio.

Texto: Redação

O grupo de pesquisa e extensão dos cursos de Direito e Pedagogia do Unasp-EC tem o objetivo de entender como a gestão da escola pode trabalhar a cidadania com alunos do ensino médio. São quatro professores envolvidos, sendo dois de cada curso, coordenados por Luciane Hees, doutoranda em Psicologia da Educação e docente do centro universitário.

A principal atividade do projeto para 2014 é o lançamento do livro “A concepção de cidadania e direito na escola: meios para a emancipação do cidadão”.  A publicação deve ser lançada em junho e traz ferramentas teóricas e práticas para ajudar na formação de alunos da rede pública estadual de três cidades de São Paulo: Paulínia, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho. “Descobrimos que a maioria dos estudantes não compreende o verdadeiro significado da cidadania”, argumenta Luciane ao justificar a importância projeto para a sociedade.

Além de envolver os graduandos, o livro promete aumentar as estratégias pedagógicas para a conscientização dos jovens de seu papel como cidadãos, além de tornar os alunos do ensino médios mais comprometidos como indivíduos críticos e participativos. Entre docentes e discentes, a publicação conta com a colaboração de 18 pessoas. Conheça mais sobre os Grupos de estudo e pesquisa do Unasp-EC através do site.

Veja mais