Acontece no UNASP

Governador de São Paulo aborda os desafios da gestão pública em palestra aberta no Unasp

Crises econômicas, políticas, hídricas e sociais, mais de 13,5 milhões de pessoas sem emprego, Estados em situação fiscal apertada e reformas previdenciárias e tributárias que causam grande divisão, um cenário que chega a ser desanimador. E no meio disto tudo, cada vez mais jovens que chegam a fase adulta e ao mercado de trabalho no […]

Texto: Mairon Hothon

Crises econômicas, políticas, hídricas e sociais, mais de 13,5 milhões de pessoas sem emprego, Estados em situação fiscal apertada e reformas previdenciárias e tributárias que causam grande divisão, um cenário que chega a ser desanimador. E no meio disto tudo, cada vez mais jovens que chegam a fase adulta e ao mercado de trabalho no país e se deparam com essa situação. Gerir a máquina pública de forma equilibrada e conseguir alcançar os objetivos da carreira profissional estão entre os principais desafios dos jovens brasileiros de acordo com um estudo da consultoria Universum. Jovens que estão saindo dos bancos das universidades cheios de sonhos e que buscam mudar o cenário onde vivem.

Na última quinta-feira (31), mais de 2 mil estudantes de 11 cursos de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), puderam conhecer de uma ótica o cenário que o país envolvido. ‘Desafios Contemporâneos da Gestão Pública no Brasil’ foi o tema da aula magna para esta juventude dirigida pelo próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin.

A palestra aberta aconteceu no auditório da Igreja do Unasp, campus São Paulo, Zona Sul da capital. Segundo o governador a formação do gestor público em suas diversas áreas é extremamente importante. “Isso acontece não apenas no Governo, por meio do emprego direto, como também nas oportunidades associadas, a exemplo das PPPs, concessões e prestadoras de serviço”, explica. O governador expôs ainda as oportunidades em que os jovens podem colaborar com o crescimento do Brasil. De acordo com Alckmin a formação de recursos humanos próprio é importante para a melhoria do país.

Para a estudante de Administração, Maria Viviane, a exposição trouxe um melhor esclarecimento das contas públicas e dados que muitas vezes não são tão familiares para a maioria dos brasileiros. “O governador explicou de forma bem simples os termos da política e economia que nem sempre são tão familiares assim. Eu que estou no 3º semestre do curso aprendi bastante”, ressaltou a estudante.

O reitor do Unasp professor Martin Kuhn destaca a importância do estudante em ver a realidade social e os contextos que os aguardam depois da formação. “Nós e o Estado somos parceiros em querer formar no estudante, um cidadão preparado academicamente e consciente das ações cidadãs”, enfatiza.

Homenagem a Igreja Adventista

Durante a programação, a Igreja Adventista do Sétimo Dia recebeu uma menção honrosa por meio do seu presidente em território paulista, pastor Domingos Souza, que se tornou o mais novo cidadão paulistano. A placa comemorativa foi conferida pelo vereador Eduardo Tuma que destacou o papel social que a instituição tem no Estado. “Esta placa é apenas um pequeno merecimento ao pastor Domingos que representa os mais de 250 mil adventistas no Estado de São Paulo que torna esse território um lugar para se morar por meio das suas ações voluntárias e de amor ao próximo. Para mim é uma honra entregar essa placa nas mãos dele”, afirmou o vereador. A Aula Magna contou com a presença de autoridades eclesiásticas, públicas e dos alunos do próprio centro universitário. Além da palestra do governador Geraldo Alckmin, o programa ainda contou com a apresentação musical do Jovem Coral e Coral Expressão Jovem da Academia de Artes da instituição. Ao final, o pastor Domingos Souza fez uma oração de dedicação e agradecimento ao governador do Estado.

 

Veja mais