Acontece no UNASP

Festa das Nações celebra a diversidade cultural no Unasp campus Engenheiro Coelho

No último domingo (18), os alunos do Unasp campus Engenheiro Coelho participaram de uma festa em celebração às nações, representadas pelos alunos estrangeiros que residem no campus. Promovida pelas comunidades hispana, africana e alfa – comunidade dos asiáticos –, o evento revelou curiosidades culturais de diversos países por meio de danças, poemas, músicas, teatro e […]

Texto: Luiza Simões | Edição: Sarah Dornelis

No último domingo (18), os alunos do Unasp campus Engenheiro Coelho participaram de uma festa em celebração às nações, representadas pelos alunos estrangeiros que residem no campus. Promovida pelas comunidades hispana, africana e alfa – comunidade dos asiáticos –, o evento revelou curiosidades culturais de diversos países por meio de danças, poemas, músicas, teatro e uma feira de exposições.

Jimmy Orellana é equatoriano e líder da comunidade hispana do campus. Segundo ele, os eventos que o Unasp tem promovido permitem ao estrangeiro se sentir em casa, pois incentivam “companheirismo e irmandade” entre estrangeiros e brasileiros. Ele acrescenta que “ser estrangeiro é muito desafiador. Nem todos conseguem se adaptar e alguns acabam voltando para seus países”. 

O objetivo do líder Orellana é que as comunidades estrangeiras se sintam confortáveis e tenham o auxílio necessário para a adaptação. “Nem todo mundo tem a oportunidade de viajar e conhecer as culturas dos países do próprio continente e com eventos como esse é possível apresentar outras culturas para o Brasil”, comenta.

Domingos Madeira é africano, e lidera toda a comunidade internacional. Ele explica o significado positivo da festa para os estrangeiros e enfatiza que o momento “traz à lembrança tudo àquilo que eles são e o que aprenderam dentro do contexto em que estão inseridos”. Para ele, brasileiros e estrangeiros têm aprendido a viver com o diferente. 

Os alunos se sentiram animados com as apresentações. Para a aluna brasileira de arquitetura, Gabrielle Carvalho, a celebração a fez entender a importância de prestigiar as apresentações. “Eu não tinha noção da quantidade de estrangeiros e da diversidade que temos aqui no Unasp. Acredito que seja importante conhecermos essas culturas para agregar valor ao conhecimento e para ampliar a nossa visão de mundo e admiração”.

O evento permitiu que todos os alunos brasileiros aproveitassem o momento para aprender e vivenciar um pouco da cultura dos outros países. Para os estrangeiros foi a oportunidade de mostrar suas danças, poesias e afins. O Unasp busca atender a todos os seus alunos e valoriza a diversidade cultural do campus.

Veja mais