Vida no Campus

Estudantes recebem treinamento para usar ferramenta de pesquisa

Alunos e professores tiram suas dúvidas em relação ao ProQuest, ferramenta que oferece uma base de dados mundial para utilizarem em suas pesquisas

Texto: Redação

Professora Eli Penna apresenta as possibilidades de pesquisa com o ProQuest.

Você sabia que ao estudar em um dos câmpus UNASP, você tem a sua disposição uma base de dados diretamente de Harvard, Andrews e outras universidades mundialmente renomadas? Somando todas as bases de conhecimento, a ProQuest oferece cobertura de 150 áreas acadêmicas, incluindo uma lista central de periódicos e 15 módulos suplementares específicos, disponibilizando conteúdo acessível aos leitores e pesquisadores de todos os níveis. E para ensinar os alunos utilizarem essa ferramenta, na noite de ontem, 29 de maio, a professora Ely Penna apresentou as possibilidades de pesquisas nacionais e internacionais, disponíveis no ProQuest.

Para a diretora da graduação, Suzete Maia, o ProQuest é uma plataforma que facilita o acesso rápido à informação como também auxilia a fazer buscas mais precisas e aprofundadas. “A palestra explodiu as possibilidades de pesquisa tanto para os alunos como professores. A professora Ely Penna passou várias dicas para se fazer melhor uso do buscador, para auxiliar os alunos na pesquisa e na construção do seu trabalho de conclusão de curso (TCC)”.

Os alunos Tarcísio dos Santos estudante de pedagogia e Estevão Binga, administração, aprovaram! Para o aluno de pedagogia, “o treinamento desperta em nós, como alunos dessa instituição, uma mente pesquisadora”. E para Estevão, “Ao participar do treinamento sobre o portal da ProQuest, eu descobri que a biblioteca possuía uma ferramenta de pesquisa muito rica em informações e conteúdo e que os alunos não utilizavam. O que mais me impressionou, foi a variedade de artigos que podemos usar nos nossos TCC’s. O ProQuest é top ”!

Os alunos tem utilizado cada vez mais essa ferramenta, como afirma a professora Ely Penna, “ocorreu um aumento de 1000% nos acessos pelos alunos do Unasp”. A professora Lusmar Araujo também contou como essa ferramenta está se refletindo nos alunos. “A procura foi maior pela pesquisa no ProQuest, principalmente porque muitos professores fizeram o treinamento e assim puderam ensinar seus alunos a pesquisarem no ProQuest. Um ensinando o outro, até todos terem o conhecimento e a compreensão de como realizar as pesquisas é o nosso maior objetivo”.

  por Sabrina Girotto

Veja mais