Cultura e Ciência

Museu de arqueologia do Unasp atrai a atenção de estudiosos da área

O grupo de alunos da Faecad do Rio de Janeiro assistiram a uma palestra com o arqueólogo Dr. Rodrigo Silva e tiveram acesso ao acervo do MAB do Unasp Alunos de pós-graduação em História de Israel da Faculdade Evangélica de Tecnologia Ciências e Biotecnologia (Faecad) do Rio de Janeiro visitaram nesta quarta-feira (14) o Museu […]

Texto: Raiane Lívia

O grupo de alunos da Faecad do Rio de Janeiro assistiram a uma palestra com o arqueólogo Dr. Rodrigo Silva e tiveram acesso ao acervo do MAB do Unasp

Alunos de pós-graduação em História de Israel da Faculdade Evangélica de Tecnologia Ciências e Biotecnologia (Faecad) do Rio de Janeiro visitaram nesta quarta-feira (14) o Museu de Arqueologia Bíblica (MAB) Paulo Bork. Além da visita, a caravana composta por 72 estudiosos na área de arqueologia participou de uma palestra especial ministrada pelo Arqueólogo e curador do Museu Dr. Rodrigo Silva.

O MAB chamou a atenção do professor em História de Israel na Faecad, Gilmar Vargas, organizador da Excursão. O docente explica que a vinda a instituição se deu pelo fato do Unasp apresentar um acervo rico em Arqueologia Bíblica e seria uma oportunidade para seus alunos aprenderem na prática. “Eu dou aula de Arqueologia e Geografia e queria trazer meus alunos para conhecer as peças do museu. Fiz contato com o professor Rodrigo Silva para oferecer essa aula prática para eles. Eu acho extremamente interessante, não apenas ver o powerpoint, vídeos e fotos, mas também ter o contato com o objeto”, destacou o docente.

Os visitantes puderam aprender mais sobre achados históricos e interpretação da Arqueologia Bíblica por meio da palestra conduzida pelo professor do Unasp, o Arqueólogo Dr. Rodrigo Silva. Para o pós-graduando, José de Sousa, vivenciar essa experiência foi agregadora para seus estudos. “Através da palestra e visita que tive hoje, pude entender que existe uma grande união entre o que está escrito e a verdade concreta. Uma experiência, excepcional”, salientou.

Visitas ao MAB

O Museu Paulo Bork conta com aproximadamente 4.200 peças.

O Museu de Arqueologia Bíblica (MAB) do Unasp possui um acervo que vai desde artefatos históricos até documentos de personagens ilustres no contexto bíblico. O MAB surgiu com uma iniciativa do arqueólogo Paulo Bork, que ao longo de sua vida adquiriu várias peças arqueológicas para uma coleção pessoal. Na década de 90 o pesquisador doou as peças para o Centro Universitário e a partir daí a instituição começou a montar sua coleção.

 A primeira exposição das peças aconteceu no ano 2000. Hoje o Museu de Arqueologia Paulo Bork (MAB) conta com aproximadamente 4.200 peças, sendo 400 arqueológicas, 1.800 moedas e 200 obras literárias raras. Desde então o museu vem crescendo em notoriedade no Estado de São Paulo.

O MAB fica dentro da Biblioteca do Unasp, localizado na Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n, Bairro Lagoa Bonita, em Engenheiro Coelho, São Paulo. Os horários para visitação são de segunda a quinta-feira das 8h às 22h, na sexta-feira das 8h às 18h e aos domingos das 8h às 16h.

Veja mais