Não Classificado

Equipe de tênis de mesa do UNASP se destaca em liga regional

A seleção do Unasp campus de Engenheiro Coelho conquistou seis medalhas na quarta edição da Liga RT de tênis de mesa, ocorrida em Valinhos no domingo 31 de Maio. A equipe subiu ao pódio na 1°, 2°, 4° e 6° colocação na modalidade estreante e 2° e 3°lugar na modalidade feminino. No campeonato de tênis […]

Texto: Redação

A seleção do Unasp campus de Engenheiro Coelho conquistou seis medalhas na quarta edição da Liga RT de tênis de mesa, ocorrida em Valinhos no domingo 31 de Maio. A equipe subiu ao pódio na 1°, 2°, 4° e 6° colocação na modalidade estreante e 2° e 3°lugar na modalidade feminino. No campeonato de tênis de mesa são premiados os seis primeiros lugares de cada categoria.

A competição contou com grandes nomes da modalidade nacional como Luis Ferelli, que já se destacou entre os melhores jogadores de São Paulo, e o treinador Max Santos, campeão brasileiro de tênis de mesa na modalidade de dupla no ano de 2012 e vice-campeão sul-americano no Peru. “Esse esporte não tem violência e desenvolve o intelecto do indivíduo, exigindo disciplina e dedicação”, pontua Santos. 
Formada por 25 jogadores, a seleção do UNASP participou pela segunda vez de uma competição regional, que contou com a presença de mais 10 equipes da região de Campinas. O estudante Allan Araújo de apenas 12 anos de idade, participou pela primeira vez do campeonato. O atleta mirim conta que se interessou pelo esporte depois de jogar na antiga escola. “Mas foi no Unasp que eu recebi um incentivo maior, podendo treinar pelo menos duas vezes por semana”, explica o estudante.

O professor e treinador Walter Quiaper, há nove anos dirige a equipe de tênis de mesa do Unasp. “Além dos campeonatos regionais nós temos campeonatos internos, que acontecem apenas entre os alunos do Unasp e estamos planejando até um campeonato entre os quatro campi”. Além disso, o treinador lembra que a instituição incentiva e investe na equipe. “O Unasp disponibilizou ônibus de graça para levar a seleção e sempre apoia as iniciativas que nós propomos”, complementa o treinador.

O tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado no Brasil segundo o Atlas do Esporte no Brasil, com cerca de 12 milhões de jogadores.

Campeonato Interno

No domingo, 24 de maio, o Unasp promoveu o 12° Campeonato Interno de tênis de mesa para os alunos da instituição. O universitário Henrique Lovison foi o primeiro colocado na categoria masculino. Lovison chegou em cinco semifinais, mas somente este ano conseguiu conquistar o pódio.
Na 5° edição da categoria feminino, a vencedora foi a universitária Ellen Joviliano. A estudante de arquitetura se destacou por não perder nenhum set. Ellen conta que sempre praticou o eporte como um hobby. “Eu nem sabia que eu estava inscrita. A amiga do meu irmão me inscreveu e fui competir porque gosto do esporte”, revela a universitária. Ellen ganhou o terceiro lugar no campeonato regional.

por: Leonardo Lacerda e Oriel Junior
fotos: Leonardo Lacerda e Enny Weber

Veja mais