Cultura e Ciência

[ENTREVISTA] Mestrado do UNASP realizará congresso online de Promoção da Saúde

O curso de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, do UNASP, está promovendo o IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, que será realizado nos dias 19 a 21 de outubro deste ano. Nesta entrevista o Prof. Dr. Fábio Alfieri, coordenador do Mestrado, explica qual a importância do evento, por quais motivos as pessoas […]

Texto: Aira Annoroso

O curso de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, do UNASP, está promovendo o IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, que será realizado nos dias 19 a 21 de outubro deste ano. Nesta entrevista o Prof. Dr. Fábio Alfieri, coordenador do Mestrado, explica qual a importância do evento, por quais motivos as pessoas devem participar, para qual público se destina, o que podem esperar do programa e qual o objetivo do tema.

Repórter – Qual a importância do Congresso para o meio acadêmico/profissional?

Dr. Fábio Alfieri – Este congresso é importante tanto para acadêmicos quanto profissionais que queiram discutir, conhecer e aprofundar nas questões contemporâneas relacionadas à promoção da saúde. Como todo congresso, visa trazer o que é de mais novo no conhecimento científico da área da promoção da saúde, portanto, momento de se atualizar, aprender, reciclar e compartilhar ideias sobre esta importante área.

Além disso, esse evento faz parte de uma sequência de eventos realizados em outras universidades que também pesquisam o referencial da promoção da saúde, o que torna um importante evento de visibilidade do Unasp no cenário científico.


R – Qual o objetivo do Congresso ao tratar a interdisciplinaridade?

D. F. A. – De caráter interdisciplinar, o referencial da promoção da saúde é um modelo de atenção que, para além da assistência médico curativa, parte de uma perspectiva ampliada de saúde, como produção social e resultado de relações de distintas naturezas: econômicas, políticas, organizacionais, ideológicas, culturais e cognitivas. Por isto, o congresso tratará temais variados por diferentes profissionais acadêmicos e não acadêmicos que trabalham de forma interdisciplinar a promoção da saúde.

Assim, não se trata de um evento exclusivo para profissionais de saúde, mas para todos que trabalhar com a melhoria da qualidade de vida, seja da Educação, do Meio Ambiente, da Cultura, da Comunicação entre outros.

R – Por que as pessoas devem participar? O que elas podem esperar?

D. F. A. – Atualmente a sociedade pede que todos nós nos atualizemos o tempo todo. Com tantas transformações sociais, não é mais possível não buscar novas aprendizagens. Assim, primeiramente porque é uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional no campo da promoção da saúde.

Segundo, porque o congresso está reunindo especialistas do Brasil e alguns convidados internacionais que pesquisam, que atuam diretamente na promoção da saúde.

Terceiro, porque será um evento no qual Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que tenham linhas de pesquisa em Promoção da Saúde terão a oportunidade de ofertarem aos congressistas o que fazem em termos de pesquisa e ações de extensão;

Em quarto lugar, acreditamos que será um momento de articulação entre a sociedade civil, empresas, academia envolvidas direta ou indiretamente na Promoção da Saúde;

Em quinto lugar apontamos que os congressistas poderão aproveitar a oportunidade de a um investimento reduzido (pelo fato de ser online) de participarem de um evento no qual poderão apresentar trabalhos, publicar seus trabalhos além de receberem um livro organizado pelo Mestrado em promoção da saúde do UNASP, mas elaborado por diversos autores dos programas de Pós-graduação em promoção da Saúde do Brasil e demais convidados

R – Qual o público-alvo da programação?

D. F. A. – O evento está sendo preparado para todos: discentes e docentes de todos os níveis, graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), profissionais que trabalham ou que se interessam pelo área da saúde como um todo, comunidade como um todo que busca melhor entendimento e capacitação nos diversos cenários contemporâneos da promoção da saúde em todas as regiões do Brasil.

Para mais informações e inscrição, acesse: https://www.unasp.br/cbips/

Veja mais