Cultura e Ciência

Encontro Internacional de Psicologia aborda saúde mental na pandemia

A primeira Jornada Internacional com abordagem em saúde mental com relação a Covid-19 aconteceu nesta sexta-feira (28). O encontro promovido pela Divisão Sul-Americana (DSA) teve a participação de professores das Universidades Adventistas do Chile, Argentina, Brasil e Peru. O objetivo da Jornada foi fazer um intercâmbio de experiências no campo da pesquisa exploratória entre as […]

Texto: Esther Fernandes | Edição: Theillyson Lima

Saúde mental foi o tema do encontro internacional.
Participação dos alunos na jornada contribui para ambientação ao mundo acadêmico

A primeira Jornada Internacional com abordagem em saúde mental com relação a Covid-19 aconteceu nesta sexta-feira (28). O encontro promovido pela Divisão Sul-Americana (DSA) teve a participação de professores das Universidades Adventistas do Chile, Argentina, Brasil e Peru.

O objetivo da Jornada foi fazer um intercâmbio de experiências no campo da pesquisa exploratória entre as Universidades Adventistas da América do Sul. Nesse primeiro encontro, a análise foi sobre a saúde mental por meio de uma perspectiva profissional, acadêmica e investigativa.

A coordenadora do curso de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho, professora Ivana Casali, ressalta que a participação dos alunos na jornada os introduz ao ambiente acadêmico além de incentivar vivência com colegas de outros países. “Abre a mente ao que se refere pesquisas acadêmicas e até socializar e conhecer o pessoal de outras faculdades. Através do evento estamos criando um espaço para os alunos conhecerem”, salienta a coordenadora.

Durante o evento, a Dra. Joene Santos, professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Hortolândia, apresentou sua pesquisa acerca dos impactos da pandemia sobre a rotina de estudantes universitários. O estudo foi conduzido em colaboração com três alunos e resultou em dois artigos que estão em fase de avaliação. 

Segundo a pesquisadora, a análise contribuiu para que os alunos desenvolvessem habilidades na área da pesquisa. “As informações levantadas são relevantes para pensarmos em ações e intervenções que possam minimizar os níveis de estresse ansiedade e depressão entre estudantes universitários”, destaca

Eliny Dalla, estudante do 5° semestre de Psicologia do UNASP, avalia que o tema da jornada foi de grande relevância para sua vida profissional. “Falar sobre o tema ‘depressão e ansiedade’ nunca é demais, ainda mais para nós que vamos ter que lidar com isso cara a cara dentro do mercado de trabalho”, comenta. Ao final da jornada os alunos receberão certificado de participação entregue pela DSA e poderão validar como horas complementares. 

Palestras falaram sobre a saúde mental na pandemia
Palestras falaram sobre a saúde mental na pandemia

Veja mais