Cultura e Ciência

Editora do Unasp participa da Bienal Internacional de Livro em São Paulo

A cada dois anos a cidade de São Paulo sedia o maior evento editorial do país, a Bienal Internacional do Livro (organizada pela Câmara Brasileira do Livro) reúne editoras, autores e leitores de diversas regiões do Brasil e do mundo. As publicações mais ag

Texto: Redação

A cada dois anos a cidade de São Paulo sedia o maior evento editorial do país, a Bienal Internacional do Livro (organizada pela Câmara Brasileira do Livro) reúne editoras, autores e leitores de diversas regiões do Brasil e do mundo. As publicações mais aguardadas do ano são lançadas no evento.

Em 2016, 24ª edição da bienal ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro e tem a expectativa de reunir 480 marcas e 700 mil visitantes numa área de mais de 60 mil metros quadrados. Dentre as participantes está a Unaspress, editora do Unasp, campus Engenheiro Coelho, que, através do estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), lançará sete livros acadêmicos de temas que envolvem teologia, comunicação e direito. “Decidimos participar da bienal do livro por ser uma das mais importantes da América Latina. Fazer parte desse momento significa um prestígio para a história da editora universitária”, considera Rodrigo Follis, editor-chefe da Unaspress.

O livro Comunicação com o mercado: evidências humanas e tecnológicas é uma das obras que serão lançadas no evento. A publicação reúne artigos de mestres e doutores que tematizam interfaces entre a sociedade e o mercado. Um dos organizadores da obra é o doutor em Comunicação Social e reitor do Unasp, Martin Kuhn. Para ele o tema é essencial no entendimento de fenômenos humanos atuais. “Comunicação é a respiração do mundo contemporâneo”, analisa. Daniel Galindo é professor do doutorado em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e também é organizador do livro. Como um dos grandes nomes da área no Brasil, ele salienta que “a comunicação é uma produção simbólica que materializa o nosso viver”. E é exatamente dessa indissociável relação que a publicação se desdobra em 144 páginas.

Dentre as demais obras que serão apresentadas pela Unaspress estão Nosso Criador e Redentor: introdução à teologia da aliança, de Hans K. Larondele; Poesia hebraica bíblica: uma introdução geral, de Edson Nunes; Anotações de direitos fundamentais: homenagem aos professores José Eduardo Ferreira Pimont e Maria Thereza Almada, organizado por Carlos Alberto Ferri e outros professores do curso de Direito; A função social da propriedade rural: alcance difuso e coletivo, de Carlos Alberto Ferri; e Fundamentos jurídicos da liberdade Religiosa, organizado por Lélio Maximino Lellis e Carlos Alexandre Hees.

Nos últimos anos a Unaspress tem aumentado a sua produção como parte dos esforços institucionais do Unasp para chegar ao objetivo de se tornar uma universidade. Dentre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação está a quantidade de publicações científicas desenvolvidas no centro de ensino. “A presença na bienal consolida os fundamentos da pesquisa acadêmica e da produção intelectual do corpo docente do Unasp. Estamos assumindo a nossa escolha de sermos, em breve, uma universidade”, acrescenta Kuhn. Além das obras lançadas, outras publicações da editora estarão sendo expostas e disponibilizadas para venda aos interessados que passarem pelo evento.

Demais obras da editora estão disponíveis no site.

Veja mais