Direito e Pedagogia lançam livro sobre projeto de Extensão Universitária

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

13 nov 2014

Há quase dois anos, os cursos de Direito e Pedagogia do Unasp-EC realizam um grupo de pesquisa interdisciplinar para a execução de projetos de Extensão Universitária voltados à Cidadania. O projeto começou no início de 2013, com a iniciativa do aluno formando em Direito, Roberto Santos. No último dia 09 de novembro, ocorreu o lançamento do livro “Concepção De Cidadania E Direito Na Escola: Meios Para A Emancipação Do Cidadão”, registrando as pesquisas e os resultados do que o grupo estudou e aplicou no decorrer dos encontros entre 2013 e 2014.

Após sua participação em um projeto semelhante no sul do Brasil, Roberto compartilhou a ideia com o coordenador do curso de Direito, Carlos Hess. “Eu participei de um projeto voltado ao combate à violência doméstica no rádio, em 2011. Em 2012, coloquei-me à disposição do Unasp-EC para dar continuidade ao projeto que comecei no sul. Expliquei meu plano para o coordenador, que poucos meses depois me procurou para a execução de um projeto de extensão semelhante, voltado à Cidadania no campus São Paulo”, explica.

O coordenador conta como foi o processo após a conversa com Roberto. ”Nos dias seguintes, resolvemos criar um grupo de extensão. Numa conversa informal, eu, o professor de Direito Dílson e a professora de Pedagogia Luciane Hess (minha esposa), falamos sobre o assunto e decidimos criar o grupo de extensão sobre o tema Cidadania, que é um dos eixos do projeto pedagógico do curso de Direito”, explica Hess. “É visível a necessidade de desenvolver nos jovens o interesse e a participação como cidadãos. Observamos o crescente número de pessoas que vivem sem participar dos avanços da comunidade da qual fazem parte”, acrescenta.

Colocando em prática

Resumidamente, os projetos de Extensão Universitária consistem em compartilhar e aplicar conhecimentos junto à comunidade local. “Essa ação produz novos conhecimentos que devem ser articulados com a intenção de contribuir com a comunidade local. Este tipo de proposta de extensão está relacionada ao conceito de que o conhecimento produzido, pelas instituições de pesquisa, deve transformar a realidade social, intervindo em suas potencialidades e deficiências”, pontua Hess. De acordo com o coordenador, a ação tem como principal objetivo ajudar a sociedade, de forma geral, a exercer a Cidadania mesmo na adolescência. “A Cidadania é construída, é uma conquista que se aprende e por isto precisa ser difundida”, complementa.

Em 2012, o projeto foi levado ao Unasp, campus São Paulo. Em campo, os cursos de Administração, Educação Física, Psicologia e Direito, em parceria com a Fundação Estudar, foram envolvidos para colocar em prática o projeto “Concepção De Cidadania E Direito Na Escola: Meios Para A Emancipação Do Cidadão”, que deu origem ao livro, posteriormente.

Após os resultados do projeto no campus São Paulo, em 2013, os professores do Unasp, campus Engenheiro Coelho, Ms. Carlos Hess, Ms. Luciana Hess, Dr. Eliel Unglaub, Ms. Andressa Paiva, Ms. Dilson convidaram Roberto para começar um grupo de pesquisa com os alunos de Direito e Pedagogia com o mesmo intuito. “O resultado foi um projeto incentivador, que pode ser melhorado. Assim, outras faculdades, além do Unasp, podem levar adiante a missão de espalhar a cidadania nas escolas e universidades do país”, estimula Roberto.

Hoje, o grupo de extensão é formado por 15 alunos escolhidos de forma individual, além de 05 professores que orientam os estudantes, de ambos os cursos. Os encontros dos estudantes e professores envolvidos ocorrem uma vez por semana, onde discutem e colocam em prática as ações previstas. “Procuro incentivar os alunos a se envolverem com projetos de extensão, porque é ali que está a nossa vivência. O Unasp me permitiu colocar isso em prática ao abrir as portas para mim”, completa Roberto.

Sobre o livro

Com o título “Concepção De Cidadania E Direito Na Escola: Meios Para A Emancipação Do Cidadão”, o livro organizado por Andressa Paiva, Luciane Hees e Eliel Unglaub, foi lançado este mês e contou com capítulos escritos por alunos envolvidos no projeto de extensão sobre cidadania. O livro discorre a pesquisa empírica feita pelos alunos em campo e está disponível para leitura na Biblioteca Unasp e nas coordenações dos cursos de Direito e Pedagogia.