Profissão e Mercado

Curso de Engenharia Agronômica promove Feira do Conhecimento

O projeto que teve foco em ovinocultura foi realizado por alunos do quinto e sétimo semestres e contou com várias oficinas.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

Os alunos do quinto e sétimo semestres de Engenharia Agronômica do UNASP, campus Engenheiro Coelho, usaram o último domingo (12) para compartilhar os conhecimentos adquiridos no semestre através da Feira Do Conhecimento. O evento ocorreu no Campo do Conhecimento, espaço destinado a experimentos e atividades práticas dos cursos.

Feira do Conhecimento reuniu alunos, produtores e comunidade.
Alunos apresentaram temas importantes sobre ovinocultura. Foto: Stephany Gonçalves

Além disso, os acadêmicos e demais pessoas presentes foram recebidas com um discurso inicial proferido pelo diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri. 

“O apoio do UNASP é multifocado, mas especialmente em proporcionar uma matéria-prima para que os alunos possam desenvolver as suas habilidades práticas. O objetivo é ampliar cada vez mais as oficinas proporcionadas pelo campo do conhecimento com outras atividades extensas”, explica o diretor.

Conhecimento proporcionado e adquirido

Para os alunos, a experiência de ensinar desde o ensino do plantio de alimentos até a cria, recria e manejo de ovinos (carneiros, ovelhas, bodes e cabras), foi o momento mais esperado do semestre. “Eu estou feliz porque é uma área muito incomum, interessante e que vai acrescentar na minha vida profissional. Nós percebemos que tem várias pessoas que entendem, então ao mesmo tempo que estudamos para ensinar, conseguimos extrair mais informações que agregam”, esclarece Gabrielle Moreira, estudante de Engenharia Agronômica. 

Feira do Conhecimento contou com palestras.
Público ouviu palestras sobre temas relacionados à feira . Foto: Stephany Gonçalves

Já para o professor Igor Hubner, especialista em produção animal e responsável pela Feira do Conhecimento, o objetivo da feira é mostrar aos alunos que em sala de aula parece ser tudo simples, porém, não é a realidade do dia a dia. “A intenção é expor que o nosso trabalho não é e nunca vai ser fácil. Tem uma série de coisas que influenciam o clima, a plantação e os animais, então existe muita dificuldade no campo e os alunos precisam estar cientes disso. Mas também queremos mostrar o que os nossos universitários têm aprendido em sala de aula”, descreve o professor.

Ensino, pesquisa e extensão

Desde o ano de 2019 o Campo do Conhecimento tem sido uma ótima oportunidade de aprendizado prático para os alunos. “Nós adaptamos esse lugar para que ele possa atender as necessidades de estudo, estágio e pesquisa. Esse ano tem sido bem extenso nessa parte, para que possamos atender cada estudante com o suporte necessário”, explica Argus César, responsável pelo setor.

Hoje o espaço atende não somente os alunos da graduação, mas, também, produtores externos e até estudantes da Escola Básica, que apenas este ano, já visitaram o campo mais de 30 vezes e tiveram atividades práticas, aulas ao ar livre, lições de como plantar, estender projetos e conservar o meio ambiente.

Uma aspiração, um sonho e um alvo

Feira do conhecimento
Produtos foram expostos.

Segundo a aluna Gabrielle, o que motivou ela a se apaixonar pelo curso de Engenharia Agronômica foi a extensão da área e os frutos que ela é capaz de proporcionar às pessoas. “Aqui a gente não para. Todo mundo precisa de comida. Todo mundo precisa de roupas e cosméticos. Então a agronomia está envolvida em tudo”, ressalta.

A estudante ainda continua dizendo que o seu sonho é estudar o suficiente para fazer o seu nome nesta área e que tem conseguido isso através da instituição. “Eu quero ajudar. Eu quero estar ali dentro do laboratório trabalhando com as sementes e proporcionando mais produtividade para o mundo. E sinto que posso fazer isso através do UNASP”, esclarece.

No momento, os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica têm recebido uma atenção especial por conta dos projetos previstos, como o hospital veterinário e a ampliação da área de atuação prática do curso. 

De acordo com o Diretor Geral do campus, esses dois cursos têm trazido para o UNASP uma visibilidade diferente. “No hospital veterinário nós teremos profissionais que cuidarão da região. No momento, o entorno já tem se iniciado. Por exemplo, convênios têm surgido para que o hospital possa atender da melhor forma possível todos os animais da proximidade. E o objetivo do curso de Engenharia Agronômica é continuar proporcionando alimento e bem-estar para a sociedade”, finaliza Carlos Ferri.

Planos para o próximo semestre

“No segundo semestre nós teremos o Terceiro Simpósio Internacional de Agronomia e Sustentabilidade. Este ano, o evento acontecerá aqui no UNASP. Também contaremos com outras instituições internacionais do Chile e México. E, claro, pretendemos fazer mais ações como esta de hoje, porém, com mais experimentos voltados para o TCC dos alunos formandos”, confirma o doutor Walter Augusto, Coordenador de Engenharia Agronômica.

Segundo a coordenação dos cursos, a meta para o próximo semestre é continuar proporcionando apoio aos professores em eventos como a Feira do Conhecimento, propiciar convênios através do UNASP com produtores existentes na região, que possam lhes fornecer materiais e promover atividades que façam o aluno sair da sua zona de conforto e conhecer de forma mais profunda a área em que atuará.

Feira é importante para o desenvolvimento dos estudantes. Foto: Stephany Gonçalves

Veja mais