Notas Formatura

Culto de gratidão do UNASP abre ciclo das formaturas do Ensino Superior

Os formandos e suas famílias agradeceram a Deus o início da nova etapa.

Texto: Ana Clara Silveira

O culto de gratidão na igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho reúne a todos em um momento de homenagens, celebrações e alegria. O diploma representa uma conquista para os estudantes e suas famílias. Após anos de estudo e dedicação, a formatura sinaliza o fim da graduação e início de uma nova etapa. 

Culto de gratidão abre comemorações no UNASP Engenheiro Coelho.
Mais de 500 alunos concluíram a graduação em 2021. Foto: Fellype Willyam

O programa teve diversos momentos de reconhecimento ao esforço de doadores e famílias na manutenção da educação de milhares de alunos. O reitor Martin Kuhn conta que acompanhou diversas fases da história da instituição. “Não foram fáceis esses dois anos, mas nossos alunos venceram”, comemora. Ele agradece a Deus por tantas famílias confiarem seus filhos à instituição. 

Entre as menções de agradecimento feitas pelo reitor Kuhn, a formanda em Jornalismo, Danielly Lopes, foi convidada entre aplausos por carregar uma placa que destaca o esforço da sua mãe em ajudá-la a concluir a graduação fazendo brigadeiros. Danielly vendeu os doces por anos para custear suas despesas e alcançar o sonho de se tornar jornalista.

Conquistas da família

A formanda em Direito, Alessandra Januário, confessa que sente o “frio na barriga de ter chegado à reta final”. Ela decidiu vir para o UNASP pela “proximidade de casa e, principalmente pelo ensino maravilhoso e ótimos profissionais”. Para a mãe de Alessandra, Maria Vandenilza, esse momento significa uma bênção. “Se não fosse Deus, não teríamos chegado aqui”, enfatiza. 

Culto de Gratidão.
Formandos aproveitam noite para agradecer pelas bençãos durante os anos de estudo. Foto: Fellype William

No caso de Tatiana Guizardi, que veio de Brasília, a escolha de estudar no UNASP veio por conta de uma tradição familiar. Seu pai, Francisco Oliveira, conta que “se formou há 29 anos em Teologia no UNASP”. Além disso, Tatiana encontrou na instituição seus dois cursos de interesse: Letras e Direito. Ela ainda permanece na instituição por dois anos para conclusão da segunda graduação. Sua mãe, Verônica Oliveira, afirma que sente muito orgulho e esse diploma representa a “valorização do esforço”.

Para Gisele Vidal que veio de Santa Catarina para acompanhar a formatura da filha, cada momento do culto a fez recordar as dificuldades e conquistas dos cinco anos em que Victoria Vidal, formanda em Arquitetura e Urbanismo, esteve distante de casa. “Muitos altos e baixos, a adaptação de morar em um internato e outros momentos foram complicados, mas o importante é o crescimento”, enfatiza.  

Compromisso do UNASP

A igreja do campus recebeu centenas de famílias para essa celebração. O diretor de desenvolvimento estudantil do campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, considera que a formatura é o ápice de uma jornada. “Diversos estudantes passam anos na instituição e esse é o momento de agradecer a Deus por toda jornada, família, apoio, proteção de Deus”, acrescenta.

O pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Allan Novaes, explica que “o UNASP tem no seu DNA uma vocação natural para aliar o trabalho acadêmico, a excelência na pesquisa, no ensino e na formação com uma visão de futuro que vai muito além da inserção no mercado de trabalho”. Ele acrescenta que a instituição se preocupa com a vocação do indivíduo de maneira integral, dessa forma ele “será não somente um bom profissional, mas um bom cidadão no reino de deus”.

Durante a mensagem do culto de gratidão, o pastor Odailson Fonseca fez considerações sobre o novo começo dos formandos baseado na história de Pedro. “É o momento especial de entender que Deus nos ensinou superação e resiliência”, explica. Ele finalizou com uma mensagem de esperança para o novo começo dos formandos: “Verdadeiros formandos não cabem nesse mundo que a gente encaixa, mas não pertence”.

Veja mais