Não Classificado

Crianças e adolescentes terão semana gratuita de imersão em música em SP no Unasp

São diversos os estudos que mostram a contribuição que a música e a prática de instrumentos musicais trazem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Entre os dias 3 e 9 de julho de 2016, crianças e adolescentes, com entre 10 e 17 anos, poderão iniciar as férias escolares imersos em música por tempo integral no […]

Texto: Redação

São diversos os estudos que mostram a contribuição que a música e a prática de instrumentos musicais trazem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Entre os dias 3 e 9 de julho de 2016, crianças e adolescentes, com entre 10 e 17 anos, poderão iniciar as férias escolares imersos em música por tempo integral no MUNASP, festival internacional de música. Todas atividades são gratuitas mediante inscrição e acontecem na Zona Sul de São Paulo. Durante o dia, master classes com professores de renome internacional e ensaios de orquestra culminando no concerto de encerramento que acontecerá na noite do sábado, dia 9 de julho. Todas as noites, às 20 horas, o grande público está convidado aos concertos com entrada franca, numa oportunidade de assistir ao vivo artistas que se apresentam regularmente nos principais palcos do mundo.

Cordas, piano e harpa compõe o conjunto dos instrumentos que farão parte da 5ª edição do MUNASP, que acontece no Unasp, localizado no nº 5859 da Estrada de Itapecerica em São Paulo, e é oferecido para crianças e adolescentes que já estudam instrumentos musicais. O diretor artístico do festival, maestro Jean Reis, explica que a oportunidade é oferecida para alunos em diferentes níveis de aprendizado musical. “O maior diferencial do Munasp é a faixa etária que oferece aos pequenos músicos a oportunidade de estudarem com os professores que normalmente estão disponíveis para os alunos mais avançados”, enfatizou.

Alunos de diversas regiões do Brasil já estão inscritos. Todas as atividades ocorrerão em um espaço com ampla área verde, segurança 24h, estacionamento gratuito e opção de hospedagem e alimentação no local com valores acessíveis. A entrada é franca para o público que poderá assistir aos concertos diariamente.

Entre os convidados especiais que se apresentarão, encontra-se o pianista Guigla Katsarava, professor titular na Ecole Normale de Musique de Paris, Ana Valéria Poles, professora da Faculdade Cantareira de São Paulo e da Academia de Música da Osesp, o contrabaixista brasileiro, Marcos Machado, professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005, o cellista sérvio, Viktor Uzur, professor de violoncelo na Weber State University, EUA. Além deles, o festival recebe o pianista Ney Fialkow, que leciona no Instituto de Artes da UFRGS e Suélem Sampaio, considerada a harpista de maior destaque de sua geração sendo constantemente convidada para atuar em várias orquestras brasileiras dentre as quais está a Osesp.

No concerto de terça-feira, dia 5 de julho, os contrabaixistas Ana Valéria Poles e Marcos Machado, lançarão os livros: Sistema de arcadas e golpes de arco em escalas e arpejos para contrabaixo e Tao of Bass, Técnica de mão esquerda para Contrabaixo.

O Munasp abre o circuito de festivais que percorre o sudeste e o sul do Brasil no mês de julho passando pelas cidades de Maringá – PR, Lages – SC e Bagé – RS com os mesmos organizadores do festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas e de outros que acontecem em Curitiba e Aracajú.

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, que completou 100 anos em 2015, oferece educação do ensino infantil ao mestrado e conta com uma escola de artes e música que forma instrumentistas e técnicos em música há 60 anos na capital paulista. O curso superior em Música do Unasp, oferecido através do campus localizado na região metropolitana de Campinas, recebeu a primeira colocação no ranking dos cursos avaliados pelo MEC e divulgado no último mês de dezembro.

Acesse o site do evento. www.munasp.com.br

 

Veja mais