Acontece no UNASP

Coral Infantil do Unasp apresenta musical sobre Semana da Pátria

Na próxima sexta-feira, dia sete de setembro, será celebrado o dia da Independência do Brasil. E para relembrar um pouco da história desse país, os alunos do Unaspinho e Unaspingo assistiram ao musical de comemoração à semana da pátria, apresentado pelo Coral Infantil do Unasp Hortolândia.  O programa relatou a história do Brasil nas palavras […]

Texto: Sabrina Girotto

Na próxima sexta-feira, dia sete de setembro, será celebrado o dia da Independência do Brasil. E para relembrar um pouco da história desse país, os alunos do Unaspinho e Unaspingo assistiram ao musical de comemoração à semana da pátria, apresentado pelo Coral Infantil do Unasp Hortolândia.  O programa relatou a história do Brasil nas palavras dos índios, de Dom Pedro, do presidente e de outros personagens, representados por crianças caracterizadas, mas  que marcam a memória cultural dos brasileiros.

O musical representou diversos países apresentados pelos alunos

As professoras Maressa Manfre, Talita Bianchini e Bruna Santos contaram como foi a caminhada dos ensaios e montagem das coreografias. Durante o planejamento anual, elas se juntaram para criar algo inédito para o ano de 2018 e escolheram a data de 7 de setembro, em que nunca havia acontecido um musical. Desde então, os ensaios com o coral foram direcionados para esse evento. “Foram quase seis meses de ensaios até estar tudo pronto” diz Bruna. “Ensaiamos as músicas desde o início das aulas, em fevereiro. Em agosto, fizemos os ensaios do teatro com os alunos. E hoje eles se apresentaram para os colegas”, completou Maressa.

Curiosidades da cultura brasileira, foram apresentadas no teatro e nas canções.

A diretora da Educação Infantil, Paula Fonseca, revela que o objetivo principal é levar cultura, história e incentivar o amor pela pátria aos alunos. “No musical, pudermos mostrar quanta coisa o Brasil tem de qualidade; solo fértil, clima agradável e pessoas boas”. A diretora conta que percebeu que os alunos do coral, a partir do aprendizado das músicas, começaram a enxergar o Brasil de uma nova forma. “Assim como os alunos do Coral Infantil, nosso objetivo com esse musical é que as crianças percebam o quão bom é nosso país” completou.

Além de contar a história da pátria, as professoras se preocuparam em contar também a história da Grande Pátria. Nas palavras da professora Talita; “não queríamos simplesmente contar a história de até onde chegamos, mas queríamos passar a mensagem de que um dia todas as outras noções iriam louvar diante do trono de Deus, quando Jesus voltar”. Como acrescentou a diretora Paula: “levamos a esperança de uma pátria muito melhor, que é o céu, a pátria ideal”.

Coral Infantil do Unasp Ht sendo regido pela professora Maressa Manfre.

Veja mais