Não Classificado

Coordenador fala sobre o Ano da Contabilidade no Brasil

Há quanto tempo o senhor atua nas áreas de Ciências Contábeis e Administração? Qual sua experiência? Darcy: Eu fiz o antigo curso Técnico de Contabilidade. Terminei em 1971, há quase 40 anos, e comecei a trabalhar na área. Entrei para o magistério na área de Contabilidade, curso técnico, em 1975, enquanto cursava Ciências. Cursei também […]

Texto: Redação

Há quanto tempo o senhor atua nas áreas de Ciências Contábeis e Administração? Qual sua experiência?

Darcy: Eu fiz o antigo curso Técnico de Contabilidade. Terminei em 1971, há quase 40 anos, e comecei a trabalhar na área. Entrei para o magistério na área de Contabilidade, curso técnico, em 1975, enquanto cursava Ciências. Cursei também Administração e fiz mestrado em Administração. Trabalhei muito tempo com o Ensino Médio, com o curso técnico. Então entrei para dar aula na graduação. Inicialmente, no curso de Administração, em 1999, no Unasp, campus Engenheiro Coelho, onde fui o coordenador de Administração. Em 2001, fui para a Bahia, também para trabalhar com o curso de Administração do Iaene. Em 2006, vim ao Unasp campus São Paulo para começar o Curso de Ciências Contábeis. Nós começamos juntos aqui, o curso e eu. Então, faz oito anos que estou aqui.

Quando e como o Unasp passou a fazer parte da sua carreira?

Darcy: Se colocar o Unasp como qualquer parte do que hoje é o Unasp, foi na década de 1990. Comecei a dar aula para o Técnico de Contabilidade, em Engenheiro Coelho, e para o Técnico de Contabilidade que funcionava em Hortolândia. Na realidade, só se tornou Unasp mesmo em 1999, antes era chamado IAE.

O que um profissional de Ciências Contábeis está apto para fazer?

Darcy: A feição principal é ser o responsável pela contabilidade de uma organização. Isso pode ser como uma grande empresa, uma média empresa ou pode ser um autônomo que tem um escritório e que sirva a várias empresas. Hoje também está se fazendo muito concurso público nas instituições governamentais. Os dois campos que tem mais absorção e mais demanda para um contabilista são a questão de auditoria e a parte fiscal e tributária das empresas. Então, quem dominar bem uma dessas áreas e tiver conhecimentos bem sólidos na área de tecnologia da informação está com a vida feita.

Este ano de 2013 é o Ano da Contabilidade no Brasil e o tema da primeira Jornada de Contabilidade do Unasp SP. O que se espera alcançar com isso?

O que a formação através do Unasp SP agrega na vida de um contador? Que oportunidades ele tem?

Veja mais