Profissão e Mercado

Congresso teológico ressalta identidade e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia

A FAT promoveu um congresso direcionado para os alunos de Teologia e aberto à comunidade com o objetivo de ressaltar o conceito da Identidade e Missão da Igreja.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

A Faculdade de Teologia (FAT) do UNASP, campus Engenheiro Coelho, juntamente com o Diretório Acadêmico Siegfried Kümpel (DASK), promoveu, no último final de semana, um congresso teológico direcionado aos alunos de Teologia de todos os anos e aberto à comunidade. O evento destacou a importância de manter e salientar a identidade e missão dos integrantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  

Congresso teológico discutiu identidade da IASD.

O congresso, que teve início na manhã de sexta-feira e durou até o fim da tarde de sábado, contou com uma série de palestras dos pastores Alberto Tasso, Douglas Reis, Vanderlei Dorneles, Peterson dos Santos, Emílio Abdala, Wendel Lima e Eduardo Cavalcanti. Todos os inscritos tiveram o direito de escolher um entre três livros da editora Unaspress como brinde, além dos sorteios que ocorreram ao longo do programa, premiando-os, entre outros, com os livros da série dos fundadores da Igreja.

No sábado pela manhã, alunos de Teologia conduziram a lição da Escola Sabatina, o pastor Evandro Fávero, diretor da FAT, pregou e o pastor Carlos Ferri, diretor de assuntos estudantis do campus Engenheiro Coelho contou seu testemunho de conversão e entrada para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

Identidade e Missão 

De acordo com o pastor Evandro Fávero, este tema é relevante não só para os teologandos, mas para a igreja como um todo. “Nós vivemos em tempos difíceis e que serão cada vez mais difíceis à medida que nos aproximamos do tempo do fim, então a identidade da igreja será cada vez mais atacada pelo inimigo de Deus e isso afeta sua missão. Portanto, tratar da identidade adventista com base na sua história, nas suas doutrinas e na missão que tem a cumprir, é fundamental para a Igreja e para os futuros líderes”, salientou.

O estudante do terceiro ano de Teologia, Isaac Vieira de Amorim, que atuou como um dos organizadores do congresso teológico, explicou a importância de falar sobre este tema. “Nós vivemos em um mundo em que há uma grande ênfase no esquecimento do passado e em uma nova forma de viver a vida, a consequência disso é que perdemos o senso de quem somos como igreja, esquecemos nossa história e, consequentemente, perdemos a visão missionária”, enfatiza.

Segundo ele, o objetivo do congresso, então, foi demonstrar a identidade, a origem e quais são as bases das crenças e qual o propósito dos membros da IASD. Além disso, o encontro buscou trazer um reavivamento entre os futuros pastores e a comunidade, para que possam entender a profunda responsabilidade de carregar o título de Adventistas do Sétimo Dia.

Ao ser questionado sobre o proveito que fez do congresso, o aluno do primeiro ano de Teologia, Marcelo Pfeiffer, que ganhou um dos principais prêmios do evento declarou:  “Foi proveitoso ouvir os conhecimentos centrais de nossa fé profética. Os palestrantes foram enfáticos em seus apontamentos que envolviam as profecias, doutrinas distintivas, e sobretudo, o sistema harmônico de crenças da igreja, nossa fé foi exposta, mostrando o DNA de um verdadeiro Adventista do Sétimo Dia.”

Este é o segundo congresso promovido pela FAT no ano de 2022. Tais eventos visam a formação integral dos futuros ministros da Igreja.

Veja mais