Não Classificado

Concerto de Natal encerra comemorações centenárias em 2014

Sob a regência do Maestro Turíbio de Burgo, o Coro de Câmara do UNASP-SP realizou no último sábado, um Concerto de Natal e este foi o 5º evento oficial dos 100 anos do UNASP-SP. Além do Coro, participaram também os seguintes convidados: Richard Kogima, Eucilene Borges, Quarteto de Cordas e Coro Masculino do UNASP-SP.  As […]

Texto: Redação

Sob a regência do Maestro Turíbio de Burgo, o Coro de Câmara do UNASP-SP realizou no último sábado, um Concerto de Natal e este foi o 5º evento oficial dos 100 anos do UNASP-SP. Além do Coro, participaram também os seguintes convidados: Richard Kogima, Eucilene Borges, Quarteto de Cordas e Coro Masculino do UNASP-SP.  As comemorações centenárias do campus serão marcadas por 100 eventos em destaque e este concerto encerrou os eventos oficiais deste ano. Em 2015 ocorrerão os outros 95.

Segundo o Diretor Geral do UNASP-SP, Helio Carnassale, os cinco ocorridos este ano já foram uma boa mostra do que ocorrerá no próximo ano. “O centenário não é uma coisa a parte, ele tem que retratar a vida e a vida é feita de eventos glamorosos, modestos e também simples. E assim serão nossos eventos, uns mais modestos, outros de destaque  e simples”, diz.

Do concerto

O repertório apresentado foi de literatura coral de natal diversificado com músicas eruditas, gospel, medievais e contemporâneas. Foi um repertório bem eclético com composições de vários países. Entre as composições apresentadas, duas músicas foram compostas pelo maestro Richard Kogima que esteve presente no evento e participou, regendo e tocando.

O Coro ensaiou o repertório por dois meses e foram apresentadas 10 músicas. Segundo o Maestro Turíbio de Burgo os coristas estavam muito motivados e apreciaram o repertório. “Este foi um dos melhores concertos que já fizemos, todos estavam alegres e motivados e o resultado final foi muito bom. A literatura coral é muito vasta e pudemos apresentar um repertório diversificado e de épocas diferentes. A exemplo disso é que ano passado cantamos a música Carol of The Bells com um arranjo diferente do que cantamos neste último concerto”, destaca ele.

A corista Ídia Azevedo canta há cerca de 12 anos no Coro de Câmara e diz que uma de suas principais motivações é a sonoridade e a união do grupo. “Somos como uma família, o grupo é sério e se preocupa em fazer boa música e de qualidade”, diz. Ao ser questionada sobre a cantata, diz que é sempre emocionante cantar músicas de natal e como é apaixonada pelo estilo musical, acredita que estas músicas deveriam ser cantadas o ano todo.  “É muito bom relembrar o nascimento de Jesus, o significado de sua vida nesta terra e o seu sacrifício que torna possível a minha salvação e a de todos que creem nEle”, frisa ela que se se sentiu tocada ao participar da cantata.

Mais de 500 pessoas assistiram o concerto, e entre elas Elaine Barbosa que aprecia a música de câmara.  A diversidade musical e a qualidade harmônica e expressiva do Coro lhe chamou muita atenção. “Amei o fato de trazerem músicas natalinas de diversos lugares do mundo. O gospel americano apresentado com o solo da Eucilene Borges, o tambor indígena na Música Riu Riu Chiu e o arranjo em latim com a regência expressiva do Maestro Richard Kogima na música Magnum Mysterium foi emocionante e marcante”, ressaltou.

O Diretor Geral do UNASP-SP, Helio Carnassale assistiu todo evento e achou a qualidade vocal apresentada impecável. Além disso para ele foi agradabilíssimo participar do evento que foi além dos concertos de natal convencionais.  “Esse concerto nos levou a ir e olhar além do próprio natal, nos leva a pensar na proclamação que o natal nos faz do natal, não só apenas do ser solidário mas espiritual. Muitos celebram o natal relembrando apenas o nascimento de Cristo. Poucos olham para o futuro, mas nós celebramos não só o nascimento de Cristo mas também olhamos além e vemos um Cristo que irá voltar”, conclui.

Veja mais