Cultura e Ciência

Pibid de Letras lança e-book sobre Educomunicação em Engenheiro Coelho

Feito junto a uma Escola Estadual, o conteúdo foi apresentado durante a XX Semana de Letras e Tradutor e Intérprete Em 6 de novembro, alunos do curso de Letras do Unasp Engenheiro Coelho lançaram o e-book educomunicativo “Sim! A gente tem o que dizer!”. O evento ocorreu em meio à XX Semana de Letras e […]

Texto: Thamires Mattos

Feito junto a uma Escola Estadual, o conteúdo foi apresentado durante a XX Semana de Letras e Tradutor e Intérprete

Em 6 de novembro, alunos do curso de Letras do Unasp Engenheiro Coelho lançaram o e-book educomunicativo “Sim! A gente tem o que dizer!”. O evento ocorreu em meio à XX Semana de Letras e Tradutor e Intérprete. Os participantes são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), promovido pelo Governo Federal. O projeto foi desenvolvido em parceria à Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro, de Engenheiro Coelho (SP). Cada capítulo do livro foi escrito por uma turma diferente do Ensino Fundamental 2. Elas eram supervisionadas pelos bolsistas Pibid.

A escolha pela Educomunicação como tema geral veio da necessidade de se comunicar de modo direto com os adolescentes. Stella de Mello, professora do curso e coordenadora do projeto, explica que a Educomunicação parte das necessidades dos estudantes, e fomenta a criticidade e a capacidade de análise desses. Embora a temática geral estivesse preestabelecida, cada turma analisou problemáticas diferentes. “Os alunos escolheram sobre o que escreveriam, e contaram com o apoio dos bolsistas Pibid”, explica. Entre os tipos de texto desenvolvidos pelos estudantes, estão crônicas, contos, cordéis, poesias, editoriais, e até mesmo histórias em quadrinhos (HQs).

Ana Chiaroti faz parte do grupo de bolsistas Pibid de Letras. Para ela, ver o crescimento de seus alunos é recompensador. “No início, eles achavam estranho estarmos lá como professores. Hoje, gostam tanto que estou no grupo de WhatsApp de uma das turmas que leciono. Falam comigo até durante as férias”, celebra. Ana também destaca que essa experiência a deixou preparada para lecionar em meio a uma geração extremamente tecnológica. “A gente precisava pensar em jeitos diferentes de dar aulas. É um desafio, mas, como podemos ver, os alunos se dedicam”, expõe.

Alguns dos alunos escritores participaram do evento e apresentaram as contribuições de cada turma para o material. Alice Hornhart, do 6º ano, foi uma delas. De modo desinibido, a menina falou, junto a dois colegas, sobre a problemática escolhida por sua classe: maus-tratos aos animais. Sua mãe, Cibele, ficou impressionada. “A Alice era bem tímida, mas sempre teve um bom relacionamento com a internet. Com esse projeto, cresceu muito em desenvoltura. Ama as aulas e começou a se interessar por cursar Letras no futuro. Os bolsistas do Pibid fazem a diferença”, comemora.

A diretora da Escola Estadual Antônio Alves Cavalheiro, Maria Eugênia, celebrou o lançamento do e-book. “Hoje estamos colhendo os frutos de um ano de trabalho”, destaca, em agradecimento. O material pode ser adquirido por um preço simbólico, e todo o valor arrecadado será direcionado à Associação de Pais e Mestres da instituição pública. Para saber mais, basta contatar Stella de Mello pelo e-mail stella.silva@unasp.edu.br.

Veja mais