Acontece no UNASP

Aula Magna desafia futuros profissionais de comunicação

  Fortalecimento da pesquisa acadêmica e novos grupos de pesquisa são novidades para área de Comunicação no Unasp, campus Engenheiro Coelho, em 2019    A Aula Magna das faculdades de Comunicação Social e Jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu o consultor em comunicação, doutor Maurício Felício. Ele trabalhou […]

Texto: Raiane Lívia

 

Fortalecimento da pesquisa acadêmica e novos grupos de pesquisa são novidades para área de Comunicação no Unasp, campus Engenheiro Coelho, em 2019

 

 A Aula Magna das faculdades de Comunicação Social e Jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu o consultor em comunicação, doutor Maurício Felício. Ele trabalhou o tema People Driven (a comunicação que segue as pessoas), destacando pontos relevantes para o profissional do século XXI, como o de conviver com uma população cada vez mais conectada e produtora de conteúdo.

Especialista em consultorias em Comunicação, já liderou times de inteligências, dados, gestão e liderança para diversos clientes nacionais e internacionais, como Mastercard, LATAM, Whirlpool, Sky, Volkswagen, Fiat e Havaianas.

Felício destaca que o comunicador tem na sua frente uma gama de possibilidades para inovar nesse mercado de trabalho em constante mudança. “Todo curso de comunicação desafia-nos na parte prática. A gente não só consome conteúdo, também produzimos, ninguém mais quer só receber coisas. Ou a gente entende que tem uma pessoa do outro lado querendo ser vista como indivíduo, como pessoa, como alguém que pensa, sente, tem crenças e objetivos, ou a gente não vai conseguir se comunicar”, explica.

Novos docentes

Foram apresentados durante a Aula Magna os novos docentes para o curso de Jornalismo. As novas contratações são os professores, Matheus Siqueira, Leonardo Siqueira e Jheniffer Costa. Os três cursos estão sob a coordenação da coordenadora, professora mestre Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de Novaes. As professoras, Andréia Moura e Sâmela Lima, irão atender as demandas de Jornalismo, Pesquisa e Extensão e laboratórios de Jornalismo e Comunicação, respectivamente.

Pesquisa

Umas das propostas para este ano é o fortalecimento da pesquisa acadêmica. Foi apresentado o PesquiseCom, uma coordenação de pesquisa na área de Comunicação Social no Unasp. Estarão ligados ao PesquiseCom os grupos Cultx (Grupo de Estudos em Semiótica da Cultura), C.I.N.E (Coletivo de Investigação de Novas Estéticas), RadioDrama e Excelsior (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Religião Cultura de Mídia e Juventude).

Para a professora, Andréia Moura, o processo de pesquisa significa uma oportunidade de mudança da realidade da sociedade em que se vive. “Esse momento que estamos começando na pesquisa como departamento, como professores em grupos, é incentivar o aluno a entender que a atuação dele no mundo como pesquisador pode mudar os rumos de toda uma sociedade”, declara.

Aqueles que se interessam pelo universo da pesquisa podem seguir a página do PesquiseCom no facebook e instagram. Já estão disponíveis na página os editais para participação no grupo de pesquisa.

Veja mais