Profissão e Mercado

Alunos de Comunicação e Jornalismo do UNASP fazem visita técnica à Rede Novo Tempo de Comunicação

45 estudantes conheceram o funcionamento e as instalações da Novo Tempo.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

Os alunos de Jornalismo e Rádio e TV do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, conheceram a Rede Novo Tempo de Comunicação nesta segunda-feira(9). O objetivo da visita técnica foi que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a produção técnica e jornalística da emissora. 

visita técnica

Ao participarem da viagem, os 45 futuros comunicadores tiveram a oportunidade de assistir a uma exposição sobre as diversas áreas da Rede Novo Tempo de Comunicação, aprender sobre o funcionamento da rádio, da televisão, da gravadora NT, a produção técnica, projetos da rede para o aumento planejado da audiência e sobre o processo de recrutamento de novos funcionários para a rede. Além disso, observaram os atendimentos disponíveis para os que acompanham a Novo Tempo e desejam conversar com um membro da equipe.

Além disso, o evento organizado pelos professores mestre Theillyson Lima e mestranda Alessandra Guimarães, promoveu atividades exclusivas para os visitantes. Na visitação, eles conheceram os funcionários da organização, visitaram os estúdios de televisão, recebendo detalhes do funcionamento de cada espaço, e até acompanharam parte de um programa transmitido ao vivo.

Durante o passeio, ainda aprenderam sobre a história da Novo Tempo (NT) no Brasil, por meio da visita do museu da rede, memoriais a alguns contribuintes e a pessoas que vivenciaram mudanças de vida a partir do trabalho da NT. Os alunos ainda observaram exposições nas paredes das construções, que remontam períodos, programas e pessoas que passaram pela rádio e pela televisão da sede de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A rede conta com uma estrutura com seis estúdios, cerca de 1700 programas ao vivo e cerca de 1700 gravados por ano.

Aproximação do UNASP com a Novo Tempo

A contratação de profissionais formados no UNASP não é novidade para a Novo Tempo e, após anos sem receber alunos por conta das limitações sanitárias, esse intercâmbio de conhecimentos foi essencial para os dois lados.

Para a Novo Tempo, a visita representou uma oportunidade de conhecer as novas gerações de comunicadores sociais. Entre as informações transmitidas pela equipe da Novo Tempo, os requisitos para os interessados em vagas de emprego chamaram a atenção dos futuros profissionais.

A este respeito, o Coordenador de RH da organização, Alessandro Eugenio, explicou qual o perfil desejado para os contribuintes da Rede Novo Tempo de Comunicação. “O que nós buscamos aqui são pessoas que tenham propósito”, descreve.

Importância da prática

A professora e jornalista Alessandra Guimarães explica que o passeio possibilitou que os alunos vissem, na prática, o que aprendem na sala de aula. “A escola prática é tão importante como um conteúdo intelectual, por isso as excursões técnicas são importantes pois elas complementam o aprendizado de aula”, explica.

Os estudantes demonstraram muita empolgação ao conhecer os prédios da organização. Para o formando de Rádio e TV Giovanni Manzolli, a visita representou a aquisição de vários conhecimentos e a percepção de novas possibilidades no mercado de trabalho. “Admito que surgiu um desejo de fazer parte da equipe de algum dos programas”, completa.

Já para a aluna Maria Fernanda de la Cruz, que veio do Peru para estudar no UNASP, conhecer a Novo Tempo nunca pareceu uma possibilidade real. Agora, após a visita, ela comemora a oportunidade. “Eu acho que foi muito legal, tinha muita gente que me inspirou a fazer outras coisas a partir do Jornalismo, a ampliar meus horizontes”, ressalta.

Estudantes passaram em diversos setores da emissora para conhecer a estrutura e os processo de trabalho.

Veja mais