Ação solidária disponibiliza serviços gratuitos à comunidade

Impacto Social

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

11 out 2017

Exames de vista, foi um dos 35 serviços gratuitos oferecidos na ação solidária do Unasp-Ht

No último domingo (08), os estudantes do Unasp Hortolândia, se mobilizaram para oferecer gratuitamente serviços a comunidade.  A ação que fez parte das comemorações dos 68 anos da instituição, é resultado da iniciativa da direção da escola, da participação e criatividade dos estudantes e da parceria com pais e profissionais da região.  Foram 35 serviços gratuitos, como: exame glicêmico, tipagem sanguínea, optometria, corte de cabelo, atendimento com advogados, massagem, psicólogos, fisioterapeuta, oficina de culinária, de ornamentação, entre outros.

A mãe de aluno, Tatiana Costa, que foi convidada para ministrar uma oficina de culinária, conta por que aceitou participar do evento. “Eu sou uma apaixonada pela culinária. E é uma honra poder repartir um pouco do que eu sei com os outros. Fiquei muito feliz pelo convite”. Outro profissional que colaborou com a ação foi o médico George Burlandy, que prestou atendimento as pessoas que apresentaram alguma alteração nos exames disponíveis no evento, como o teste glicêmico e aferição de pressão. “Estive orientando e auxiliando as pessoas de acordo com os resultados dos exames. Afinal, certos problemas podem ser resolvidos com uma boa alimentação e mudanças de hábitos”. Segundo Burlandy a atividade foi tão agradável que não percebeu a hora passar. “A manhã passou muito rápido, eu nem senti. Foi muito gratificante. Na verdade, me surpreendi quando os alunos me disseram que tinha atendido 62 pessoas. A gente sai com a sensação de dever cumprido, por poder colaborar um pouco, com um projeto tão altruísta”, declarou o médico.

Doação de seis toneladas fez parte da ação solidária

Estudantes arrecadaram mais de 6 toneladas de alimentos.

Além dos serviços oferecidos nas salas de aulas, cada aluno foi desafiado desafio de arrecadar cinco quilos de alimentos, para serem doados à cinco instituições carentes da região. O diretor da escola, Marcel Barreto, conta que de acordo com a meta estabelecida por aluno, o alvo da escola era de cinco toneladas, mas o engajamento dos alunos foi maior do que o esperado. “A ideia de cada estudante trazer cinco quilos de alimentos já nos parecia um grande desafio, mas foi emocionante ver que eles foram além do esperado. Em nossa última contagem, já tínhamos passado de seis toneladas de alimentos”, informou com orgulho o gestor.

Os alimentos serão destinados a cinco instituições da cidade de Hortolândia. O Núcleo Vinde a Mim e a Casa da Criança Feliz, que atendem crianças. A Casa de Repouso Ágape e a Casa de repouso Bem-me-Quer, que prestam serviços a idosos. E a clínica Desafio Jovem Jeová Rafá que cuida 24 horas de adolescentes dependentes químicos. Durante a programação de domingo os representantes das cinco entidades estiveram presentes e deixaram mensagens de agradecimento pelos alimentos. Confira o recado deles: