Não Classificado

Ação motiva alunos a serem “Amigos da Água”

Choveu pouco no verão e, desde o início de 2014, autoridades, imprensa e população preocupam-se com a redução alarmante nos níveis de água dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo. O Sistema Cantareira é o mais preocupante desde o início da estiagem. Atualmente, conforme dados divulgados pela Sabesp no dia 10 de junho, […]

Texto: Redação

Choveu pouco no verão e, desde o início de 2014, autoridades, imprensa e população preocupam-se com a redução alarmante nos níveis de água dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo. O Sistema Cantareira é o mais preocupante desde o início da estiagem. Atualmente, conforme dados divulgados pela Sabesp no dia 10 de junho, o reservatório registra apenas 23,7% de seu volume. A corrida é contra o tempo para tomar medidas imediatas que evitem o caos e a escassez total de água em algumas regiões da cidade, enquanto especialistas incentivam também o planejamento de estratégias que garantam estabilidade no consumo de água aos cidadãos independente das variáveis climáticas.

Essa realidade estimulou, no início do primeiro semestre, no mês de fevereiro, a campanha “Amigos da Água”. Através de algumas iniciativas, o UNASP campus São Paulo procurou incentivar e conscientizar seus alunos e, assim, influenciar famílias e comunidade através dos seus estudantes.

Nos murais espalhados pelo centro universitário e nos banheiros encontravam-se cartazes e adesivos alertando e incentivando o uso consciente de água. O departamento de marketing do campus, representado pela publicitária Maristela Vieira e o comunicador Siloé Almeida, junto ao coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Antenor Santos, elaboraram a representação visual da campanha e o slogan que convidava todos à adesão: “Mais gente envolvida. Mais água no planeta”. Enquanto outro emitia o alerta: “Economize água antes que a natureza corte!”.

Para motivar a participação dos universitários, no lançamento da campanha cada aluno recebeu um bóton com o slogan da campanha junto de um cupom que foi utilizado para escrever ideias de economia de água. As três melhores ideias sorteadas foram premiadas em um evento realizado na entrada principal do edifício universitário, durante o intervalo das aulas.

O aluno de Psicologia, Kleber de Jesus, ficou em primeiro lugar no turno da manhã e recebeu um moderno filtro de água. “Fiquei surpreso com a premiação. Posso dizer que o prêmio motiva as pessoas a darem ideias e a usar a criatividade para desenvolver um melhor planejamento para o futuro no que diz respeito à economia de água”, disse.

Nas vésperas do Dia Mundial da Água, 22 de março, uma ação solidária levou estudantes voluntários da graduação a distribuírem flyers com dicas de conscientização e economia de água. As informações do panfleto foram fornecidas pela Sabesp e entregues aos motoristas e pedestres que entravam e saíam do campus. A maioria deles era de pais de alunos do Colégio UNASP.

Ana Paula Almeida foi uma das mães que, ao vir buscar seu filho no Colégio UNASP, recebeu o flyer e gostou da iniciativa. “Acho muito importante ações como essa. Muitas vezes a televisão fala sobre economia de água, mas esquecemos. Como esse projeto está vindo da escola e meu filho fala e divulga na minha casa, percebemos e reforçamos a importância de economizar água, pois, no fim, todos nós somos beneficiados”, comentou ela.

Segundo a docente do Curso de Ciências Biológicas do Unasp SP, doutora Márcia de Paula, pequenas atitudes do cotidiano fazem a diferença. “Algumas ações, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, não lavar a calçada com água e só varrer, são muitas vezes tidas como pequenas, mas elas vão se espalhando, tomando grandes proporções e as pessoas passam a fazer isso como parte do dia a dia. Todos ganham”, enfatizou a Bióloga.

por Murilo Pereira e Rosemeire Braga

Veja mais