Blog do Unasp

O que é e para que serve a psicologia organizacional?

Entenda como e porque a psicologia organizacional pode trazer grandes evoluções para a sua empresa. 

Com o cenário do mercado atual, imerso em disputas,  aumento da demanda, e igualmente a necessidade de alta renovação constantemente; torna-se necessário um cuidado maior com as equipes, que muitas vezes correm o risco de ficarem sobrecarregadas. Afinal, uma equipe saudável e em boas condições emocionais, físicas e sociais é a chave para uma excelente produção e desenvolvimento. Por isso, hoje nós vamos conversar um pouco sobre a área responsável por nos auxiliar em todo esse processo: a psicologia organizacional.

O que é Psicologia Organizacional?

Primeiramente, a psicologia organizacional é uma ramificação da psicologia que busca compreender as atitudes e comportamentos individuais, coletivos e organizacional. É também chamada de psicologia do trabalho, e estuda o comportamento humano dentro do ambiente de trabalho buscando resolver os problemas. É uma área dentro da gestão de recursos humanos e gestão de pessoas.

Ela tem cerne nos recursos humanos da instituição e procura conciliar as necessidades e interesses da organização com as dos funcionários. Sua principal função é estabelecer estratégias para proporcionar e ampliar o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Visando a produtividade e o bom desempenho nas funções.

Para que serve a Psicologia Organizacional?

Como dito anteriormente, ela tem como finalidade preparar os espaços de trabalho para estabelecer o bem-estar. Para gerar resultados positivos é necessário trabalhar pontos como o pausas estabelecidas pela instituição, o respeito entre todos independente da hierarquia, segurança no ambiente; além disso, o acolhimento do grupo, ética profissional, entre outros. 

Tudo isso tem como objetivo fornecer um local de trabalho que proporcione mais qualidade produção nas tarefas e alvos traçados pela empresa. Logo, a psicologia organizacional é um fator crucial no crescimento de qualquer tipo de empreendimento e empresa. 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Onde atua?  

O profissional especializado em psicologia organizacional pode atuar em diversas áreas, sendo algumas das principais: 

1. Recrutamento de pessoas

Aqui o profissional irá cuidar da seleção e organização de profissionais para cada área disponível na empresa. Portanto, o psicólogo organizacional conta com uma porção de técnicas e métodos para avaliar alguém antes de encaminhá-lo ao cargo.

Por isso, pode ora usar avaliações objetivas, ora entrevistas e dinâmicas em grupo, ora provas situacionais e outrora avaliações psicológicas. 

2. Diagnóstico organizacional 

Aqui é feita uma avaliação de todas as áreas da instituição para ter conhecimento dos pontos de dificuldade e problemas que existam dentro da empresa. Por fim, tendo isto em mãos, é de responsabilidade do profissional criar meios de resolução para os mesmos. 

3. Desenvolvimento dos funcionários

Nesse ponto o profissional em psicologia organizacional atua no desenvolvimento dos funcionários através de estratégias que incluem também o treinamento; um processo para resoluções a curto prazo. Já o desenvolvimento, por sua vez, remete ao processo de longo prazo, o que muitas vezes é relacionado a algo mais individual, como um plano de carreira, por exemplo. 

4. Gestão de carreira 

Conhecendo a dinâmica do meio corporativo, os psicólogos organizacionais muitas vezes acabam por identificar habilidades e fraquezas no meio. O que auxilia na gestão de plano de carreira e salarial da empresa. 

Aqui ele o psicólogo é igualmente responsável por definir as atribuições de cargos e a aplicação de salários e benefícios correspondentes a cada função. Também é possível que se trabalhe na construção de um plano de carreira oferecendo oportunidade de crescimento dos funcionários. 

5. Administração de conflitos 

Aplicações de estratégias e ações que consigam oferecer um melhor clima organizacional. Além disso, a busca por um ambiente mais saudável para o trabalho através das resoluções de conflitos existentes dentro da empresa. 

6. Acompanhamento dos colaboradores

Por fim, o profissional em psicologia organizacional também preocupa-se com a satisfação dos colaboradores. Trabalhando com níveis motivacionais para que os colaboradores sintam-se integrados e valorizados. 

Como aplicar e/ou fortalecer dentro das empresas?

Em primeiro lugar, definir se será preciso para a empresa a formação de uma equipe de profissionais especializados em psicologia organizacional e RH, ou a contratação eventual desse serviço como consultorias. Se a escolha for a segunda, o consultor fará mudanças pontuais, mas é responsabilidade da instituição em mantê-las. 

Já para potencializar, ou seja, caso você já possua isso em sua empresa, aqui vão duas simples dicas: 

1. Demonstrar interesse pelos trabalhos e estratégias aplicadas pelos psicólogos organizacionais;

2. Estimule as integração entre as equipes.

Com esse dois pontos, a psicologia organizacional será fortalecida dentro da sua empresa.

Conheça o curso de MBA Executivo em Psicologia Organizacional do Unasp.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!