Blog do UNASP

O que é e para que serve a psicologia organizacional?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Entenda como e porque a psicologia organizacional pode trazer grandes evoluções para a sua empresa. 

Com o cenário do mercado atual, imerso em disputas,  aumento da demanda, e igualmente a necessidade de alta renovação constantemente; torna-se necessário um cuidado maior com as equipes, que muitas vezes correm o risco de ficarem sobrecarregadas. Afinal, uma equipe saudável e em boas condições emocionais, físicas e sociais é a chave para uma excelente produção e desenvolvimento. Por isso, hoje nós vamos conversar um pouco sobre a área responsável por nos auxiliar em todo esse processo: a psicologia organizacional.

O que é Psicologia Organizacional?

Primeiramente, a psicologia organizacional é uma ramificação da psicologia que busca compreender as atitudes e comportamentos individuais, coletivos e organizacional. É também chamada de psicologia do trabalho, e estuda o comportamento humano dentro do ambiente de trabalho buscando resolver os problemas. É uma área dentro da gestão de recursos humanos e gestão de pessoas.

Ela tem cerne nos recursos humanos da instituição e procura conciliar as necessidades e interesses da organização com as dos funcionários. Sua principal função é estabelecer estratégias para proporcionar e ampliar o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Visando a produtividade e o bom desempenho nas funções.

Para que serve a Psicologia Organizacional?

Como dito anteriormente, ela tem como finalidade preparar os espaços de trabalho para estabelecer o bem-estar. Para gerar resultados positivos é necessário trabalhar pontos como o pausas estabelecidas pela instituição, o respeito entre todos independente da hierarquia, segurança no ambiente; além disso, o acolhimento do grupo, ética profissional, entre outros. 

Tudo isso tem como objetivo fornecer um local de trabalho que proporcione mais qualidade produção nas tarefas e alvos traçados pela empresa. Logo, a psicologia organizacional é um fator crucial no crescimento de qualquer tipo de empreendimento e empresa. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Onde atua?  

O profissional especializado em psicologia organizacional pode atuar em diversas áreas, sendo algumas das principais: 

1. Recrutamento de pessoas

Aqui o profissional irá cuidar da seleção e organização de profissionais para cada área disponível na empresa. Portanto, o psicólogo organizacional conta com uma porção de técnicas e métodos para avaliar alguém antes de encaminhá-lo ao cargo.

Por isso, pode ora usar avaliações objetivas, ora entrevistas e dinâmicas em grupo, ora provas situacionais e outrora avaliações psicológicas. 

2. Diagnóstico organizacional 

Aqui é feita uma avaliação de todas as áreas da instituição para ter conhecimento dos pontos de dificuldade e problemas que existam dentro da empresa. Por fim, tendo isto em mãos, é de responsabilidade do profissional criar meios de resolução para os mesmos. 

3. Desenvolvimento dos funcionários

Nesse ponto o profissional em psicologia organizacional atua no desenvolvimento dos funcionários através de estratégias que incluem também o treinamento; um processo para resoluções a curto prazo. Já o desenvolvimento, por sua vez, remete ao processo de longo prazo, o que muitas vezes é relacionado a algo mais individual, como um plano de carreira, por exemplo. 

4. Gestão de carreira 

Conhecendo a dinâmica do meio corporativo, os psicólogos organizacionais muitas vezes acabam por identificar habilidades e fraquezas no meio. O que auxilia na gestão de plano de carreira e salarial da empresa. 

Aqui ele o psicólogo é igualmente responsável por definir as atribuições de cargos e a aplicação de salários e benefícios correspondentes a cada função. Também é possível que se trabalhe na construção de um plano de carreira oferecendo oportunidade de crescimento dos funcionários. 

5. Administração de conflitos 

Aplicações de estratégias e ações que consigam oferecer um melhor clima organizacional. Além disso, a busca por um ambiente mais saudável para o trabalho através das resoluções de conflitos existentes dentro da empresa. 

6. Acompanhamento dos colaboradores

Por fim, o profissional em psicologia organizacional também preocupa-se com a satisfação dos colaboradores. Trabalhando com níveis motivacionais para que os colaboradores sintam-se integrados e valorizados. 

Como aplicar e/ou fortalecer dentro das empresas?

Em primeiro lugar, definir se será preciso para a empresa a formação de uma equipe de profissionais especializados em psicologia organizacional e RH, ou a contratação eventual desse serviço como consultorias. Se a escolha for a segunda, o consultor fará mudanças pontuais, mas é responsabilidade da instituição em mantê-las. 

Já para potencializar, ou seja, caso você já possua isso em sua empresa, aqui vão duas simples dicas: 

1. Demonstrar interesse pelos trabalhos e estratégias aplicadas pelos psicólogos organizacionais;

2. Estimule as integração entre as equipes.

Com esse dois pontos, a psicologia organizacional será fortalecida dentro da sua empresa.

Conheça o curso de MBA Executivo em Psicologia Organizacional do Unasp.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também: 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também