Blog do Unasp

Feedback: aprenda como pedir uma devolutiva para o seu chefe

As avaliações de comportamento e desempenho de atividades no trabalho, servem para aprimorar e melhorar a performance. Portanto, é muito importante recebê-las de forma periódica. Caso você não receba, aprenda aqui a como pedir um feedback para o seu chefe. 

Na busca por melhores resultados operacionais e desempenho de forma geral, as empresas e gestores aplicam o feedback para alcançar estes objetivos. No entanto, criar uma cultura de feedback pode demorar um pouco, dependendo do ambiente do seu trabalho. Portanto, se você identificar a necessidade comece por você mesmo a pedir um feedback. Ou seja não precisa esperar muito tempo para receber uma devolutiva do seu trabalho ou da sua função. Vai lá e peça. 😉

Todos os colaboradores têm o direito de saber como está sendo seu desempenho profissional e em que pontos podem melhorar cada um dos aspectos esperados na empresa.

Além disso, solicitar uma avaliação ou feedback do seu chefe também diz muito sobre você e sua vontade crescer. Então considere essa ação como uma maneira de se colocar diante de uma oportunidade de aprendizagem e autoconhecimento.

Nesse sentido, se você trabalha em uma empresa onde o feedback não é praticado, não se preocupe. Não há problemas em abordar o seu chefe e pedir que ele faça uma avaliação do seu desempenho. Vá sem medo.

Para ajudar, listamos algumas dicas de como pedir feedback para o seu chefe e quais os pontos que você precisa se atentar para melhorar seu desempenho profissional e performance no ambiente de trabalho.

Dicas para pedir feedback para o seu chefe

A seguir confira o passo a passo do que deve ser feito para que você receba uma devolutiva do seu trabalho pelo seu chefe e aplique de forma construtiva o que vocês conversaram.

Feedback na hora certa

Antes de mais nada é importante saber que todo feedback é válido, no entanto, o mais importante é aquele que vem da pessoa que coordena sua função, ou seja, seu chefe. Por isso, é importante ter um ponto de contato com ele no dia a dia para facilitar essa comunicação.

Então, o melhor momento para pedir um feedback do seu chefe ou solicitar uma conversa para falarem do desenvolvimento, é quando ele está bem humorado. Sendo assim, evite os momentos em que o chefe se encontre irritado, estressado, preocupado e ocupado.

Logo, se o chefe está bem, peça licença e introduza o assunto dizendo que as últimas semanas foram de muito aprendizado e considerações pontuais, porém você precisa uma visão de fora, um feedback do chefe. 

Além disso, lembre-se de dizer que não precisa ser imediatamente e nem no mesmo dia. Portanto, reafirme que pode ser essa semana, na próxima ou quando o chefe tiver disponibilidade, tá bom?

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Autoavaliação

Isso mesmo, antes de sentar com o seu chefe para pedir o feedback, faça uma autoavaliação. Avalie como foi se desempenho na função, seu relacionamento com o time e “defeitos” que podem estar atrapalhando o seu rendimento.

Dessa forma, quando de fato for o momento de pedir o feedback, você pode abrir sua autoavaliação com seu chefe para que ele possa traçar um plano de ação com objetivo de suprir suas necessidades e melhorar sua performance.

Diga algo como: “Eu sei que tenho a tendência de fazer muita coisa ao mesmo tempo e me enrolar na hora de entregar no prazo. Eu gostaria de melhorar nisso. Você tem alguma ideia de como eu poderia melhorar?”

Anotações são importantes

Na devolutiva é muito importante ouvir, de fato, é a coisa mais importante. No entanto, só ouvir não é tudo. Então, para saber o que melhorar e o que pode fazer diferente, precisa anotar.

Por isso, faça anotações! É uma maneira interessante para acolher o que é dito. Anotar é uma forma de valorizar a conversa e agradecer pela oportunidade.

Portanto, depois de ouvir o que seu chefe falou, faça as suas considerações e foque na solução dos problemas apontados na conversa. 

Críticas positivas e construtivas

Durante o feedback, esteja preparado para ouvir elogios e críticas construtivas. Essa é uma dica para evitar frustrações e não criar expectativas demais. Então, apenas seja humilde para ouvir as considerações do seu chefe e fazer uma reflexão.

Dessa forma, vale lembrar que quando pedimos um feedback, normalmente queremos ouvir elogios e reconhecimentos pelos nossos feitos. No entanto, o objetivo final dessa avaliação em forma de conversa é de apontar caminhos para você melhorar como profissional. 

Colocando em prática

Depois de ouvir o feedback e ler os pontos principais anotados, chegou a hora de colocar em ação o plano desenvolvido pelo seu chefe.

Sendo assim, também não se esqueça de agradecer pela conversa, pela avaliação e oportunidade de melhorar.

Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar como profissional e estreitar o relacionamento com seu chefe para que juntos possam crescer.

Falando nisso, separamos um vídeo disponível no canal Exame, que fala sobre “Como pedir feedback sem parecer inseguro?” Assista:

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!