Blog do UNASP

Bom executivo: como ser e qual é o seu papel na empresa?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ser um bom executivo vai além de saber executar tarefas com propriedade; ser um bom executivo também está no exemplo, atitude e liderança. Veja abaixo desenvolver-se como profissional. 

Primeiramente é necessário entender o papel de um executivo e a sua principal função. Portanto, para não haver dúvidas, o executivo é o profissional responsável pelas funções gerenciais mais importantes dentro da empresaOu seja, este é um cargo de bastante responsabilidade.

Além disso, o executivo deve possuir conhecimentos profundos da área em que é gerente e também conhecimentos do negócio como um todo, para caso precise, este profissional consiga gerenciar equipes.

No entanto, não basta apenas saber executar suas tarefas com propriedade e segurança, um bom executivo se diferencia sobretudo através do seu exemplo, atitude e liderança. Dessa forma, outras habilidades também fazem parte do perfil de um bom executivo:

  • Capacidade de negociação;
  • Visão estratégica;
  • Habilidades em gestão;
  • Responsabilidade;
  • Capricho;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Solução de problemas, dentre outras.

Bom executivo na prática

De certo, um bom executivo conhece bem o negócio em que atua. Sendo assim, ele entende de mercado, fluxos, processos, conhece as equipes, o tipo de trabalho e contribui com boas estratégias para o crescimento da empresa e uma excelente performance.

Por isso, na prática, um bom executivo também é um dos profissionais responsáveis por grandes atividades estratégicas de uma empresa:

  • Análise (cenários econômicos, concorrência, etc.);
  • Controle (acompanhamento de planos de metas, recursos);
  • Liderança (coordenação de equipes, negociação);
  • Organização (salários, planos de ação);
  • Planejamento (metas, custos, objetivos), dentre outras.

Além disso, é bom saber que para ser um bom executivo, não há uma graduação ou curso específico para ensinar este ofício. Os executivos ocupam essa posição por serem considerados bons no que fazem e se empenharem para o crescimento da empresa.

Logo, independente da área de formação e atuação, qualquer profissional pode se tornar um executivo, caso preencha os requisitos necessários que envolvem as habilidades, que já comentamos, e o conhecimento da atividade que desempenhará. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Executivos e seus cargos 

Para facilitar a compreensão do papel do executivo na empresa, listamos os cargos mais comuns ocupados pelos executivos. Vamos ver?

  • Executivo de Contas: gerencia e faz o relacionamento com os clientes de uma empresa, buscando novas ideias, parcerias e tendências de mercado para sua área de atuação, então, aplicando-as, no intuito de trazer insights e melhorias.
  • Executivo de Mídia: este é responsável por garantir receitas comerciais através de vendas externas, manutenção e captação de clientes para veiculação de mídias em diversos meios (TV, rádio, internet, outdoors, jornais, revistas, etc.).
  • Executivo de Novos Negócios: profissional responsável pela busca por novos negócios. Além disso, faz análises estratégicas, visita potenciais clientes ou parceiros e define estratégias de abordagem, parcerias e implementações.
  • Executivo de Vendas: focado em vendas, este profissional é responsável por identificar clientes em potencial e gerar novos negócios para a empresa. Por isso, tem ampla visão na área comercial, conhece os mercados e os concorrentes, enxerga oportunidades de negócio e sabe aproveitá-las bem.

O significado de ser um bom executivo

Como pudemos perceber, a função de um executivo não é a das mais simples, certo? No entanto, quem a desempenha na maioria das vezes, planejou sua carreira para alcançar esse cargo.

Sendo assim, esses profissionais foram moldando suas habilidades e adequando o perfil para atuar como executivos. Portanto, se você deseja em breve alcançar este patamar, não se esqueça do que abordamos neste post.

Além disso, esteja atento a tudo o que envolve o mercado e o segmento da empresa, processos internos, legislação, tendências e tudo o que acontece no brasil e no mundo no que diz respeito à área.

Por isso, para te ajudar na compreensão desse assunto e ter outras ideias do que pode ser feito, assista esse vídeo no canal do portal Exame.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=dz7HMhnQ2xM “][vc_text_paragraph]Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também