Blog do UNASP

Tipos de liderança: conheça alguns e descubra em qual você se encaixa.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Os diferentes tipos de liderança podem impactar de forma positiva ou negativa o seu time, e isso depende apenas de você. Descubra qual é o seu perfil de liderança!

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, faz-se necessário uma liderança eficaz. Logo, tomar decisões, pensar de forma estratégica e lidar com pessoas, são as características principais de todos os tipos de liderança.

Sendo assim,  é muito importante conhecer alguns tipos de liderança e descobrir em qual perfil e estilo você se encaixa. 

Sem dúvidas, administrar uma empresa é um trabalho complexo. Ou seja, mesmo diante do delicado cenário do mercado, o bom líder é responsável por manter o engajamento e produtividade das equipes, na busca de resultados satisfatórios.

Sendo assim, entender o negócio e saber qual o tipo de liderança a empresa precisa, vai ajudar o seu time a performar melhor. Além disso,  utilizar boas ferramentas ajudará nesse processo.

Por isso, listamos alguns dos tipos de liderança e entre os mais comuns estão: 

  • Líder Democrático
  • Líder Autocrático
  • Líder Carismático
  • Líder Liberal
  • Líder Motivador

O que é ser um líder e qual é a importância disso?

Primeiramente você deve se lembrar que em outro post já diferenciamos as características e diferenças entre o chefe e o líder, lembra? Vamos rever:

Chefe: geralmente age com autoridade e verdade absoluta; toma decisões por conta própria, gosta de dar ordens e a relação dos funcionários com quem ocupa o cargo é de temor e não respeito. Isso influencia negativamente no trabalho e desempenho da equipe.

Líder: diferente do chefe, ele lidera a equipe; se esforça para entender as dificuldades e encontrar soluções. Conquista o respeito dos colaboradores e atua em equipe na tomada de decisão e realização de trabalho. A boa liderança engaja o time e alcança bons resultados.

Dessa forma, é notável perceber que o papel do chefe é ultrapassado e não cabe no novo formato de de gestão de pessoas e empresas. Ou seja, é necessário ser um líder.

Para liderar também é preciso influenciar pessoas positivamente. Além disso, o líder é a pessoa que cativa a equipe, ganha sua confiança e trabalha junto em prol de um objetivo único.

Sendo assim, o líder é a pessoa capaz de desenvolver o potencial dos colaboradores e o desenvolvimento da organização.

Por isso, para que as empresas possam crescer, expandir e prosperar, é extremamente importante investir no capital humano de forma diferente e assertiva. Dessa forma, zelar pela equipe e se preocupar com suas necessidades é preciso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Tipos de liderança: descubra qual é o seu!

A seguir, você verá alguns dos principais tipos de liderança. Então, tendo uma visão do perfil de cada líder, fica mais fácil descobrir qual é o seu estilo e trabalhar melhor.

Líder Democrático

Nesse estilo de liderança, a característica principal é que todos podem opinar e ajudam na tomada de decisão com base em suas experiências. 

Ou seja, o líder democrático é aquele que busca consultar os membros do time e ter uma visão a partir de outras perspectivas. Ouvir e deixar os colaboradores darem ideias e executá-las também é uma característica.

De fato, o líder democrático acaba criando uma atmosfera de engajamento natural no time. Eles realmente são parte da empresa e isso gera a motivação necessária para um bom resultado em equipe.

Líder Autocrático

De todos os tipos de liderança, neste o líder é o centro de todas as atenções e decisões. Ou seja, ele centraliza o poder e é quem escolhe qual vai ser e como será o futuro de tudo, na maioria das vezes.

Dessa forma, é muito comum que o líder autocrático seja comparado ao perfil de “chefe”. Uma das características é enxergar as pessoas como funcionários, tratando com rédeas curtas, pressionando-os e sempre em busca de resultados. 

Além disso, é muito comum empresas perderem grandes talentos de colaboradores por terem um líder com esse perfil. Sua forma de agir causa sempre tensão e descontentamento entre a equipe, promove um ambiente hostil e de forte pressão.

Por isso, se você não quer desmotivar sua equipe, perder talentos, produtividade e sair como mal da história; é melhor não ter um perfil de líder autocrático.

Líder Carismático

Construir um time confiante em um ambiente agradável e carismático é uma das características do líder carismático.

Dessa forma, os membros do time se sentem motivados e inspirados pelo seu pela figura do líder, que é sempre bem visto por todos.

No entanto, a liderança carismática é comum em líderes que não tem a experiência ou conhecimento técnico na atividade que o time desenvolve. Por esse motivo agem dessa forma pois dependem totalmente da equipe

Mas por outro lado, com essa atitude, ele consegue ser uma pessoa querida e estimada por todos, exercendo grande influência e também alcançando bons resultados. 

Líder Liberal

Diferentemente da liderança autocrática, o líder liberal é o extremo oposto. Isso significa que ele defende a total liberdade à equipe para que eles possam decidir os melhores caminhos e soluções para resolver problemas.

Ou seja, a característica principal é dar autonomia ao time, geralmente este modelo entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes o suficiente de gerenciar o seu próprio trabalho.

No entanto, os colaboradores sem liderança direta podem acabar relaxando demais e não entregando os resultados esperados. Por isso, o líder liberal também precisa pensar na motivação, no desempenho e feedbacks para também engajar o time.

Líder Motivador 

De todos os tipos de liderança, neste o líder consegue extrair dos colaboradores um dos melhores resultados, utilizando o emocional.

Uma das principais característica são os elogios e palavras de motivação. Sendo assim, são naturalmente capazes de unir as pessoas, propósitos e objetivos, como um todo. Enxergam o potencial e trabalham no desenvolvimento deles.

Por isso, em tempo de crises, este estilo é fundamental. No entanto, parecer forçado pode desmotivar a equipe e passar uma imagem um pouco exagerada; equilíbrio é tudo!

E aí, descobriu o seu perfil de liderança?

Listamos alguns dos tipos de liderança, no entanto, o segredo de um bom líder é saber transitar entre os vários estilos, conseguindo então, transformar as pessoas do time, em um equipe de alta-performance. 

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

• Liderança: maneiras de desenvolvê-la no seu ambiente de trabalho

• Não me encaixei na equipe de trabalho. E agora, o que devo fazer?

• Empreendedorismo: 3 artigos inspiradores que você precisa ler

• 5 motivos para fazer um MBA de Gestão estratégica em negócios e empreendedorismo

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também