Blog do UNASP

Linguagem corporal: veja como se portar em uma entrevista de emprego

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Nós transmitimos muitas ideias e sentimentos através da linguagem corporal, inclusive no ambiente de trabalho. Descubra como o seu corpo pode interferir em uma entrevista.

Você já se sentiu incomodado por conversar com alguém que balança o tempo todo a perna ou com alguém que não fixa o olhar em você? Além disso, ainda tem aqueles que ficam te cutucando enquanto falam e até piscando demais. Pois é, o nosso corpo fala através de gestos; e isso chamamos de linguagem corporal.

Não raro utilizamos os nossos corpos com o objetivo de expressar o que sentimentos. Portanto, na maioria das vezes, nossas expressões corporais são até certo nível inconscientes; dependendo de como como agimos elas causar um desconforto para nós mesmos ou para outras pessoas.

No entanto, também já nos sentimos confortáveis e acolhidos durante uma conversa, certo?

Ou seja, a linguagem corporal pode incomodar ou acolher as pessoas, e isso vai depender exclusivamente dos envolvidos na situação.

Cerca de 70% da nossa comunicação é não-verbal. Logo, o nosso corpo literalmente fala. Sendo assim, as expressões faciais, gestos, postura e até como movimentamos os nossos olhos transmitem informações sobre nossos sentimentos e ideias.

Portanto, nossa postura é um excelente indicador do nosso grau de atenção, ansiedade e outros estados emocionais. Para acessar essas informações ou de forma consciente controlá-las, devemos conhecer um pouco da chamada Programação Neurolinguística – PNL.

Os recrutadores de emprego conhecem bem essa linguagem não-verbal e sabem avaliar o candidato através da sua linguagem corporal.

Linguagem corporal. Como devo me portar em uma entrevista?

Bem, vamos começar falando sobre o que você NÃO DEVE fazer em uma entrevista de emprego.

1 – Não cumprimente o entrevistador com um beijo ou abraço

Caso aconteça um beijo ou abraço, deve ser a partir da iniciativa do entrevistador e não sua. Na esfera profissional a melhor postura é um aperto de mão firme. Veja bem! Firme.

Então, não vá esmagar a mão do entrevistador. Um aperto exagerado irá transmitir desespero, descontrole ou até indicar um interesse em algo a mais. Por isso, evite este tipo de contato de primeira.

2 – Não gesticule demais

Evite gestos repetitivos. Gestos em excesso podem ser consideradas atitudes de personalidades arrogantes e prepotentes. Em suma, mantenha a calma e se for preciso, entrelace os dedos da mão e coloque sobre o colo para evitar que elas possam te atrapalhar.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Não mexa no cabelo

Mexer constantemente no cabelo pode demonstrar necessidade de afirmação e necessidade urgente de aprovação a qualquer custo.

Dessa forma, pode passar a ideia de que se está jogando, escondendo algo ou até mesmo querendo tirar o foco da entrevista ou da sua resposta.

4 – Não roa unhas ou brinque com objetos

Além de demonstrar ansiedade, essa atitude pode indicar desinteresse pela vaga ou indiferença pela pessoa que está entrevistando.

5 – Não olhe para baixo enquanto fala

Essa postura pode demonstrar despreparo para a vaga, incerteza na resposta e insegurança em você mesmo.

6 – Não olhe para o relógio

Esse ato pode denunciar que você esteja com pressa. Ou seja, esta atitude certamente pode reprovar o candidato pois indica falta de paciência e faz acreditar que se contratado, não cumprirá com as tarefas solicitadas.

Então, o que eu devo fazer?

Provavelmente você esteja se afirmando: “Nossa, quanta coisa preciso evitar”, certo? No entanto, também listamos algumas dicas das coisas que você DEVE fazer durante uma entrevista de emprego e utilizar a linguagem corporal ao seu favor.

1 – Sorria

A primeira imagem que o entrevistador deve ver é um sorriso. Sabe quando você chega a casa e seu cachorro abana o rabo sem parar e você adora isso? Pois é, é a forma do seu cachorro sorrir para você.

Então, lembre-se que adoramos ter um primeiro contato que seja alegre e amistoso. Portanto, sorria, obviamente, de forma moderada. Então, não precisa exagerar como o seu cachorro faz, rs.

Além disso, o sorriso irá transmitir segurança, simpatia e felicidade gratidão pela oportunidade.

2 – Mantenha a postura ereta

Ficar em posição ereta demonstra equilíbrio e interesse na situação. Logo, encolher os ombros para frente ou se reclinar demais pode demonstrar atitude de defesa, como se você não estivesse sendo sincero ou aberto a responder perguntas.

3 – Faça contato visual

Olhe para o rosto do entrevistador. Foque entre olhos e boca e por vezes olhe diretamente nos olhos. Sendo assim, olhar de forma equilibrada transmite segurança, confiança e conforto com a situação.

4 – Tenha uma expressão neutra

Mantenha um rosto sereno e neutro. Então, evite transmitir informações desnecessárias sobre a situação ao entrevistador que podem te prejudicar.

Ou seja, fazer uma cara de nojo em comentários que você não gostou ou expressões de soberba durante suas respostas, podem ser prejudiciais.

5 – Braços e pernas descruzados

Manter pernas e braços cruzados pode demostrar bloqueio para as informações e como se sua opinião fosse a única verdade.

Por isso, procure deixar os braços soltos e pernas descruzadas. Isso demonstra que você está atento e aberto ao que o entrevistador está dizendo ou perguntando. Mostra que você está seguro e confiante.

6 – Saiba aceitar Feedbacks

Independente de como tenha sido a reunião ou se você recebeu ao final da entrevista, uma resposta negativa, seja maduro. Receba bem um feedback e agradeça pelo aprendizado.

Dessa forma, você estará demonstrando empatia e sabedoria, indicando que você tem talento para trabalhos em equipe e está disposto a aprender e melhorar. Além disso, essa atitude pode fazer até com que a decisão da entrevista mude. Já pensou?

Garantindo emprego através de uma boa Linguagem Corporal

Hoje, ter só um currículo bom e falar fluente outras línguas, não garante vaga ou emprego.

Então, o conjunto de quem você é, o que você quer e como é sua postura e opinião em assuntos de trabalho e da sociedade, possuem um peso muito grande na hora da contratação.

Por isso, não deixe de se manter atualizado e realizar boas práticas, utilizando a linguagem corporal.

Há interesse em saber mais sobre o que o nosso corpo fala? Se quiserem uma dica de leitura, invistam no livro O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• A importância dos relacionamentos na construção de uma carreira de sucesso.

• Aprenda técnicas para se sair bem em um entrevista via videoconferência.

• 8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também