Blog do UNASP

O mercado de trabalho possui preconceito com o diploma EAD?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você se sente inseguro em relação ao ensino a distância e como o mercado encara os profissionais formado no EAD? Já te adiantamos que o mercado de trabalho não possui preconceito com diploma EAD e vamos te explicar os motivos logo abaixo.  

Como você já deve saber, a tecnologia nos possibilitou diversas facilidades, entre elas a de concluir um curso superior. Ou seja, hoje em dia ficou muito mais prático alcançar o objetivo de fazer uma graduação através do Ensino a Distância. E muitas pessoas estão optando por cursos e a distância, por conta da flexibilidade que a modalidade oferece.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a aceitação no mercado de trabalho em relação aos profissionais formados no EAD. O ensino tradicional continua sendo o presencial, e muitas pessoas acabam descartando a opção a distância por conta da acreditarem que falta credibilidade no diploma EAD. No entanto, será que está correto pensar dessa forma?

Será que não está na hora de deixar esse tipo de pensamento no passado e aproveitar que o mercado está cada vez mais consciente do valor do aluno EAD?

Por isso, preparamos esse post para esclarecer de uma vez por todas, que o mercado de trabalho não possui preconceitos com o diploma emitido pelos cursos a distância.

Mudança no RH

Os profissionais de Recursos Humanos são responsáveis pelos processos seletivos, contratação e desenvolvimento de carreira e talentos nas empresas. Ou seja, são eles o contato direto entre a empresa e seus futuros colaboradores.

Portanto, esses profissionais foram um dos primeiros a notar uma mudança nos currículos e diplomas. Agora, passa a ser comum que os candidatos possuam diploma EAD e além disso seu desempenho nas provas técnicas e entrevistas são equivalentes a quem tem o diploma do ensino presencial.

Em outras palavras, o departamento de RH e das lideranças das empresas passaram por uma adaptação, e estão aceitando com mais facilidade e disposição os diplomas EAD e os profissionais formados neste sistema inovador de ensino.

Estudo denso e dedicação

Outro fator importante de se notar no EAD é que nesta modalidade os conteúdos e informações são mais densos e é preciso ter disciplina, ou seja, estudar costuma ser mais “puxado”. São muitos materiais como leitura, atividades e vídeo-aulas. Além disso, o aluno precisa passar por cima da procrastinação e se manter auto motivado.

Isso significa que os conteúdos não são inferiores aos apresentados nas salas presenciais. Os alunos EAD recebem muitas informações através de diversas mídias e plataformas, o que enriquece os estudos.

Além disso, o aluno com diploma EAD é bem visto nas empresas e no mercado de trabalho por ser uma pessoa de dedicação e responsabilidade. Porque para estudar a distância, essas são características indispensáveis![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Práticas Laboratoriais

Mas, e as aulas práticas e a mão na massa?

Esta é uma dúvida recorrente. Afinal, tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância, as experiências práticas são exigidas. E em alguns cursos necessárias, como por exemplo, Enfermagem e Rádio e Tv. Tornando algumas opções de cursos na modalidade EAD ainda inviáveis. Mas quem sabe no futuro, não é mesmo?

No entanto, existem outras áreas em que são necessárias aulas em laboratórios. Cursos que não exigem tanto da prática, e sim apenas o estágio em empresas reais. Ou seja, tendo o diploma EAD e a confirmação de horas estagiadas em empresas já vale como prática.

Portanto lembre-se, para cursos da área da saúde e engenharia, essa política se aplica de forma diferente porque em praticamente todas as disciplinas são exigidas hora aulas em laboratórios práticos.

Algumas instituições oferecem um formato de aulas em que as práticas são feitas nos polos presenciais.

Antes de optar por um curso verifique quais são as opções e formatos disponíveis.

Avaliação do MEC

Antes de começar qualquer curso, seja a distância ou não, veja se o mesmo atente a todas as exigências de avaliação do MEC. O Ministério da Educação é um órgão do Governo Federal que fiscaliza as instituições e o ensino do país.

Sendo assim, as faculdades, graduações e centros universitários bem avaliados já possuem um bom indicativo de que os cursos e ensinos correspondem ou superam o exigido pelo MEC.

Dessa forma, também acontece com as empresas. Elas avaliam se o seu diploma EAD foi emitido por uma instituição bem requisitada e se a mesma possui a pontuação necessária. Ou seja, se depender só disso e seu diploma for UNASP, já vai estar contratado, até porque somos 5 estrelas que é a nota máxima dada pelo MEC!

A partir de agora, sem medo para EAD, né?

Vale lembrar que os cursos a distância estão permitindo que mais pessoas, que até há pouco tempo não tinham condições de fazer uma faculdade ou pós-graduação, conquistem um diploma e façam sua própria carreira.

Sabendo que o mercado já não tem um olhar tão preconceituoso assim para diplomas EAD, que tal começar um curso nesta modalidade? Se você trabalha, viaja muito e possui filhos ou outros compromissos, esse é o curso certo para você!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

• Entenda mais sobre a carreira em gestão de EAD e tutoria online.

• Fique por dentro das vantagens de fazer um curso em EAD no UNASP.

• Na dúvida? Veja como escolher uma boa faculdade EAD.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também