Blog do UNASP

6 hábitos para manter a saúde física e mental em dia

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por conta do cotidiano caótico, muitas vezes deixamos de cuidar da nossa saúde física e mental. Veja a seguir alguns hábitos que são essenciais para a nossa qualidade de vida. 

Estamos vivendo atualmente um caos da saúde mundial. Se você parar um pouco para pesquisar sobre o tema chegará à conclusão que não é somente o aumento de doenças emocionais, o que é preocupante, mas também aumentou muita a taxa das doenças físicas e biológicas.

Uma rápida combinações de palavras jogadas no Google e logo você terá acesso a relatos de pessoas que se afastaram do trabalho por questões emocionais, aumento de ataques cardíacos, pacientes com câncer e o aumento de transtornos, entre outros exemplos. E como se isso já não fosse o bastante, surgiu uma nomenclatura relativamente nova de uma síndrome chamada burnout. Na qual, basicamente, o corpo desliga-se por conta da sobrecarga emocional e física. 

Com isso em mente, podemos refletir um pouco sobre a conexão nítida entre o nosso corpo e mente. Esta, inclusive, tem sido uma das temáticas estudadas e abordadas por alguns médicos que acreditam na possibilidade de quase todas as doenças terem alguma pitada psicossomática. Ou seja, elas surgem por alguma causa emocional. Há 400 anos a.C. um “cara” chama Hipócrates, considerado o pai da medicina, já tinha falado sobre a possível conexão da mente e corpo.

Pensando nessa conexão, separamos uma pequena lista de hábitos diários que vão te auxiliar a evitar diversos problemas. A ideia é que cuidando de uma área estaremos cuidando de todas as outras. E como resultado nos ajudará a manter a saúde em geral. 

Pronto? Pegue o que for preciso para anotar as dicas. Aproveite e desconecte-se um pouco das distrações ao seu redor e aprenda junto com a gente sobre como cuidar de você.

Postura

Parece estranho pensar nisso como um “hábito para manter a saúde em dia”. Mas a verdade é que a postura tem muito mais ligação com o funcionamento do nosso corpo do que imaginamos. Isso porque, além de evitar uma dor nas costas e as doenças como escoliose e lordose, por exemplo, que já prejudicam em muito, ela também interfere no emocional. Uma boa postura libera endorfina, o que te provocará uma sensação de serenidade, alegria e auto confiança.

Nosso inconsciente detecta coisas que não percebemos, e uma dessas é a questão de como você está se comportando. Uma postura correta, sendo ela reta, ombros para trás, cabeça erguida e colocar a carga de peso sentada sobre o ísquio, que é o osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Alimentação

Não adianta, não tem como falar de saúde sem citar um do pilares. Nós já abordamos sobre a importância de mudar os hábitos alimentares de forma gradativa em outro post aqui do blog. No entanto, vamos simplificar em uma lista bem rápida alguns dos alimentos, ou melhor, cores que são obrigatórias na sua dieta para manter tudo em ordem e harmonia.

  • Laranja  – auxilia contra os radicais livres vindos do stress e dormir tarde, por exemplo.  
  • Roxo – rico em antocianina que ajuda no combate das degenerações pelo seu rico poder antioxidante;
  • Verde – organiza sangue, pele, rejuvenesce neurônios;
  • Vermelho – auxilia na prevenção de cânceres, em especial os relacionados às da áreas genitais.

Vale ressaltar que é necessário comer a parte que apresenta a cor. Por exemplo, a maçã possui a casca vermelha, mas é branquinha/amarelada por dentro.

Pausas

Acredito que você já saiba que uma noite bem dormida tem um poder incrível sobre o nosso corpo. No entanto, não só esse tipo de descanso que ajuda. As pausas feitas durante o dia também contribuem.

Precisamos aprender à apreciar os momentos de intervalos, ora os de almoço/refeições, ora os do fim de expediente ou estudos e outrora aquele que colocamos na nossa rotina. Dar pausas depois de algumas horas em produção, mesmo que seja de 5 minutos, é essencial para manter-se leve, saudável e produtivo.

Não podemos correr o risco de nosso corpo se desligar por exaustão. Precisamos escutá-lo e obedecer às suas leis. Procure usar esses momentos para pausas longe das redes sociais. Realmente desligue um pouco a sua mente. Aproveite inclusive para trabalhar a respiração nesses momentos, que é um incrível calmante e ansiolítico natural.

Exercícios

Um outro importante pilar da saúde são os exercícios físicos. Eles nos ajudam não só a equilibrar peso, mas também a saúde emocional. Esses grandes auxiliares na liberação de endorfina melhoram o nosso funcionamento por inteiro. Vale procurar aquele que mais te agrada, de academias até corridas na praia.

Para os amantes do ar livre, da qual sou uma, separamos uma lista incrível com os benefícios e igualmente os exercícios dessa prática, você pode conferir aqui.

Seu espaço, seu eu

Acredita que o seu espaço, onde você mora e trabalha, influencia também na saúde? Mais uma vez nosso amigo inconsciente atua nisso. Manter a organização é um importante fator na construção do equilíbrio.

Fora isto, há similarmente a organização com você mesmo, no sentido de aparência e higiene. Mantenha os hábitos necessários em dia, como pentear o cabelo, cortar a unhas, tomar banho, arrumar-se, essas coisas.

Arte

Por fim, um grande auxiliador no processo da saúde é a arte. Produzir desenhos, textos, músicas em instrumentos, entre outras formas de expressão vão te auxiliar a ficar mais equilibrado e relaxado. Mas se você não acredita ser bom em nenhuma dessas modalidades, apreciar também te trará benefícios semelhantes. Visite museus, escute e se concentre em uma música, aprecie um livro, a escolha é sua.

 

Bem, eu espero ter te ajudado ao menos um pouco com esses hábitos que podem ser facilmente incluídos na rotina. Não citei alguns como a água, pois já estamos carecas de saber sobre seus benefícios, além de ser tratado em alguns dos nossos posts sobre saúde que estarão listados abaixo.  [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também