Blog do Unasp

3 atividades que ajudam a diminuir o estresse no dia a dia

Compromissos, cobranças no trabalho e falta de descanso, podem contribuir para o estresse. Descubra atividades que ajudam a diminuir esse estado de espírito.

Por ter se tornado tão comum em nossos dias, o estresse faz novas vítimas diariamente. Correria, mal-uso do tempo, cobranças no trabalho, família, filhos, faculdade, trânsito, irritação, dentre outras coisas, estão entre as causas do estresse.

Especialistas afirmam, que a princípio, o estresse funciona de maneira benéfica, pois prepara o organismo para reagir a alguma situação. Entretanto, o problema se dá quando ele se torna crônico e passa a se manifestar fisicamente. Mau humor, esquecimento, dificuldades em dormir, dores de cabeça, tontura e tensão física são alguns dos sintomas.

Portanto, se você se sente estressado no dia a dia, se atente a essas dicas que listamos que vão te ajudar a diminuir o famigerado estresse.

1. Praticar exercícios

Investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções. Esse é um tempo que deve ser reservado para você não pensar nos problemas e focar em cuidar de si mesmo.

A atividade física diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse. É possível começar com caminhadas na rua, na praça, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.

Veja essa lista de opções de exercícios para fazer ao ar livre. 

2. Descansar

O cansaço físico e mental desencadeiam no estresse e ansiedade, por isso reservar um tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar.

Logo, aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que goste e que possa descansar tranquilamente.

Além disso, as massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço. O sono reparador também é fundamental.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Artes

A arte de tocar algum instrumento, cantar, desenhar e desenvolver trabalhos manuais, pode trazer paz de espírito.

Então, mesmo que seu dia-a-dia seja atarefado, separe um tempo para isso. Caso você não tenha esse tipo de talento, não se preocupe: você ainda pode aproveitar o efeito relaxante da arte; ouvindo, assistindo, contemplando.

Pintar um desenho, por exemplo, é divertido e faz com que você se esqueça um pouco do estresse. É ainda melhor se você fizer isso com seus filhos ou com amigos! Visitar museus, ouvir músicas relaxantes também são opções.

Procure ajuda profissional

Pensar no que está causando o estresse é muito importante, exatamente para que se possa evitá-lo. Mas, se o estresse atingiu um nível mal tolerado e você, sozinho, não consegue operar mudanças em seu estilo de vida, um profissional especializado precisa ser acionado.

Ou seja, se mesmo após essas dicas, você ainda se sentir estressado, é melhor parar e buscar ajuda profissional. Tratamentos, sejam terapia ou medicação, devem ser feitos apenas sob indicação e supervisão de psiquiatras e psicólogos.

Cuide da sua saúde, cuide de você!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!