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Opções de exercícios ao ar livre para você cuidar da sua saúde.

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Comece a praticar exercícios ao ar livre e sinta os diversos benefícios na sua saúde física e mental. Veja aqui algumas sugestões de atividades.

Que é importante praticar exercícios físicos isso todo mundo já sabe, no entanto nem todas as pessoas gostam de praticar o mesmo tipo de atividade física. Há quem prefira de ir na academia, outras pessoas que gostam de esportes em grupo e também há quem goste de praticar as suas atividades ao ar livre.

Essa última opção pode ser muito benéfica, além de ser extremamente acessível. Exercitar-se ao ar livre trás diversos benefícios, olha só.

• Contato da natureza: a maioria das pessoas passa boa parte do tempo dentro de lugares fechados como escritórios, carros ou casas e apartamentos. É difícil ter algum tempo para olhar para o céu, andar em um parque e apreciar a paz que a natureza promove. Fazer exercícios ao ar livre irá promover esse contato, tão bom, com a natureza.

• Economia: ao invés de pagar a mensalidade de uma academia que tal usar um parque como espaço para exercícios? Se a grana anda curta praticar exercícios ao ar livre torna-se uma ótima opção.

• Fugir da rotina: ao praticar exercícios ao ar livre você perceberá que todo o dia haverá algo novo para se ver e desfrutar. Haverá dias de sol, dias nublados, dias frios e outro bem quentes. Você verá o parque mudando de acordo com as estações. Nunca será monótono.

• Auto conhecimento: conhecer melhor o seu corpo, seus desejos e seu ritmo não é uma exclusividade de quem pratica exercícios ao ar livre. No entanto, o ambiente natural acaba propiciando mais paz e relaxamento. O que colabora um bocado para a saúde emocional.

Viu só quantos benefícios?

Veja alguns exercícios muito simples que você pode começar a praticar hoje mesmo.

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1. Caminhada/corrida

Nenhuma esteira se compara ao prazer de correr ou andar ao ar livre. A caminhada é um dos exercícios mais simples de se fazer. Você não precisa de muitos equipamentos, basta um bom tênis, uma roupa confortável e pronto. Caminhar aprimora o condicionamento físico, emagrece e fortalece as pernas e glúteos.

Já a corrida é viciante, quem começa dificilmente consegue parar. A corrida também te deixará mais feliz. Durante essa prática são liberados hormônios que atuam na sensação de alegria e prazer, como a endorfina e serotonina. A prática dessa modalidade irá aumentar a sua resistência, fôlego e trabalhará com praticamente todos os grupos musculares. É um dos exercícios mais completos que existem.

2. Pular corda

Pular corda é uma atividade aeróbica que ajuda a perder peso, acelera o metabolismo, tonifica praticamente todos os músculo do corpo e é ótima para desenvolver a coordenação. Muitos atletas profissionais pulam corda para complementar os seus treinos. E o mais legal, pular corda é um exercício muito dinâmico. Há diversos estilos e maneiras de praticar os seus pulos. Além de saudável é muito divertido.

3. Agachamentos

Agachamentos são exercícios de musculação que podem ser feitos tanto dentro de uma academia, quanto também ao ar livre. Alguns dos benefícios são a melhora da postura e o trabalho de zonas importante do corpo: pernas, glúteos, barriga, ancas, cintura e braços. Se você não sabe por onde começar há diversas sequências de agachamento disponíveis na internet. É só fazer uma busca e encontrar quais exercícios se adequam ao seu estilo e necessidades.

4. Prancha

Prática, eficiente e rápida, a prancha isométrica pode ser feita sem sair de casa, mas por quê não ar livre? Esse exercício não exige nenhum tipo de aparelho ou acessório e ainda por cima exercita o seu corpo inteiro. Busque sequências de prancha na internet e ache um que combine com seu estilo e necessidades.

5. Abdominal

Um clássico! O abdominal além de ser um dos exercícios mais eficazes para tirar aquelas gorduras indesejadas da barriga, também trabalha os músculos das costas, melhora a postura e até a respiração. Assim como a prancha e o agachamento, há diversos tipos e séries de abdominais. É só fazer uma pesquisa na internet e encontrar qual combina com as suas necessidades.

6. Flexão

Flexão não é só coisa de soldado. Esse exercício não é dos mais fáceis, mas com um pouco de prática você chegará longe. Comece colocando as mãos no chão, desça o corpo e depois suba. Contraia bem o abdômen e não levante o bumbum. Se você ainda não tem prática, pode apoiar os joelhos no chão. Faça 3 séries de 15 repetições.

7. Alongamento

Os nossos músculos são como elásticos que precisam ser frequentemente estendidos para ganhar resistência e elasticidade. Quanto mais nos atrofiamos e não praticamos mais sofremos com dores no corpo. Os alongamentos devem ser feitos todos os dias, inclusive mais de uma vez.

8. Bicicleta

A bicicleta não é apenas um meio de transporte, mas também uma ótima maneira de exercitar o seu corpo. E nada melhor do que andar na magrela em um parque ao ar livre. A bicicleta é um exercício considerado de baixo impacto, podendo ser feito por qualquer pessoa. Alguns dos benefícios são o controle de peso, previne doenças cardiovasculares, auxilia na recuperação de lesões, melhora a coordenação motora, tonifica músculos e mais incrível, relaxa.

9. Circuito funcional

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Todos os exercícios são focados nesses movimentos. Com o treinamento funcional você trabalha o seu corpo por inteiro, sem o perigo de sobrecarregar uma parte específica do seu corpo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

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