Blog do Unasp

Opções de exercícios ao ar livre para você cuidar da sua saúde.

Comece a praticar exercícios ao ar livre e sinta os diversos benefícios na sua saúde física e mental. Veja aqui algumas sugestões de atividades.

Que é importante praticar exercícios físicos isso todo mundo já sabe, no entanto nem todas as pessoas gostam de praticar o mesmo tipo de atividade física. Há quem prefira de ir na academia, outras pessoas que gostam de esportes em grupo e também há quem goste de praticar as suas atividades ao ar livre.

Essa última opção pode ser muito benéfica, além de ser extremamente acessível. Exercitar-se ao ar livre trás diversos benefícios, olha só.

• Contato da natureza: a maioria das pessoas passa boa parte do tempo dentro de lugares fechados como escritórios, carros ou casas e apartamentos. É difícil ter algum tempo para olhar para o céu, andar em um parque e apreciar a paz que a natureza promove. Fazer exercícios ao ar livre irá promover esse contato, tão bom, com a natureza.

• Economia: ao invés de pagar a mensalidade de uma academia que tal usar um parque como espaço para exercícios? Se a grana anda curta praticar exercícios ao ar livre torna-se uma ótima opção.

• Fugir da rotina: ao praticar exercícios ao ar livre você perceberá que todo o dia haverá algo novo para se ver e desfrutar. Haverá dias de sol, dias nublados, dias frios e outro bem quentes. Você verá o parque mudando de acordo com as estações. Nunca será monótono.

• Auto conhecimento: conhecer melhor o seu corpo, seus desejos e seu ritmo não é uma exclusividade de quem pratica exercícios ao ar livre. No entanto, o ambiente natural acaba propiciando mais paz e relaxamento. O que colabora um bocado para a saúde emocional.

Viu só quantos benefícios?

Veja alguns exercícios muito simples que você pode começar a praticar hoje mesmo.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

1. Caminhada/corrida

Nenhuma esteira se compara ao prazer de correr ou andar ao ar livre. A caminhada é um dos exercícios mais simples de se fazer. Você não precisa de muitos equipamentos, basta um bom tênis, uma roupa confortável e pronto. Caminhar aprimora o condicionamento físico, emagrece e fortalece as pernas e glúteos.

Já a corrida é viciante, quem começa dificilmente consegue parar. A corrida também te deixará mais feliz. Durante essa prática são liberados hormônios que atuam na sensação de alegria e prazer, como a endorfina e serotonina. A prática dessa modalidade irá aumentar a sua resistência, fôlego e trabalhará com praticamente todos os grupos musculares. É um dos exercícios mais completos que existem.

2. Pular corda

Pular corda é uma atividade aeróbica que ajuda a perder peso, acelera o metabolismo, tonifica praticamente todos os músculo do corpo e é ótima para desenvolver a coordenação. Muitos atletas profissionais pulam corda para complementar os seus treinos. E o mais legal, pular corda é um exercício muito dinâmico. Há diversos estilos e maneiras de praticar os seus pulos. Além de saudável é muito divertido.

3. Agachamentos

Agachamentos são exercícios de musculação que podem ser feitos tanto dentro de uma academia, quanto também ao ar livre. Alguns dos benefícios são a melhora da postura e o trabalho de zonas importante do corpo: pernas, glúteos, barriga, ancas, cintura e braços. Se você não sabe por onde começar há diversas sequências de agachamento disponíveis na internet. É só fazer uma busca e encontrar quais exercícios se adequam ao seu estilo e necessidades.

4. Prancha

Prática, eficiente e rápida, a prancha isométrica pode ser feita sem sair de casa, mas por quê não ar livre? Esse exercício não exige nenhum tipo de aparelho ou acessório e ainda por cima exercita o seu corpo inteiro. Busque sequências de prancha na internet e ache um que combine com seu estilo e necessidades.

5. Abdominal

Um clássico! O abdominal além de ser um dos exercícios mais eficazes para tirar aquelas gorduras indesejadas da barriga, também trabalha os músculos das costas, melhora a postura e até a respiração. Assim como a prancha e o agachamento, há diversos tipos e séries de abdominais. É só fazer uma pesquisa na internet e encontrar qual combina com as suas necessidades.

6. Flexão

Flexão não é só coisa de soldado. Esse exercício não é dos mais fáceis, mas com um pouco de prática você chegará longe. Comece colocando as mãos no chão, desça o corpo e depois suba. Contraia bem o abdômen e não levante o bumbum. Se você ainda não tem prática, pode apoiar os joelhos no chão. Faça 3 séries de 15 repetições.

7. Alongamento

Os nossos músculos são como elásticos que precisam ser frequentemente estendidos para ganhar resistência e elasticidade. Quanto mais nos atrofiamos e não praticamos mais sofremos com dores no corpo. Os alongamentos devem ser feitos todos os dias, inclusive mais de uma vez.

8. Bicicleta

A bicicleta não é apenas um meio de transporte, mas também uma ótima maneira de exercitar o seu corpo. E nada melhor do que andar na magrela em um parque ao ar livre. A bicicleta é um exercício considerado de baixo impacto, podendo ser feito por qualquer pessoa. Alguns dos benefícios são o controle de peso, previne doenças cardiovasculares, auxilia na recuperação de lesões, melhora a coordenação motora, tonifica músculos e mais incrível, relaxa.

9. Circuito funcional

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Todos os exercícios são focados nesses movimentos. Com o treinamento funcional você trabalha o seu corpo por inteiro, sem o perigo de sobrecarregar uma parte específica do seu corpo.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!