Blog do Unasp

Como se aproximar dos professores fazendo uma faculdade a distância

Uma das maiores preocupações em relação ao ensino a distância é o fato de não ter o professor presente. No entanto, essa pode ser uma situação bem tranquila e proveitosa se você souber como se adaptar. Veja algumas dicas para se aproximar dos professores no EAD.

Não é novidade que o ensino a distância tem conquistado cada vez mais espaço na educação. Além disso, pela 1ª vez, vagas no ensino superior a distância superam o número de vagas na modalidade presencial. Isso quer dizer que mais pessoas estão escolhendo estudar no seu tempo e onde quiser. E essas são apenas duas de algumas das facilidades do ensino a distância.

Dessa forma, quando você ingressa em um curso a distância descobre maneiras diferentes de estudar, assim como o próprio modelo de ensino, metodologias aplicadas e os fóruns EAD. É um universo cheio de possibilidades! No entanto, para que isso ocorra de fato, é muito importante que o conteúdo oferecido seja de qualidade.

Porém, não adianta ter um bom conteúdo e um ambiente virtual de qualidade, se os alunos não estiverem motivados sentindo distância dos professores.

Portanto, pensando neste tema; listamos algumas dicas para que você aluno consiga se aproximar dos professores no ensino a distância, estando cada vez mais perto e absorvendo o melhor que cada professor tem a oferecer!

Como se aproximar dos professores no EAD

A seguir vamos ver algumas formas de se aproximar dos professores no ensino a distância. Como conhecê-los, trocar informações, aprender e aproveitar o máximo de cada trabalho, pesquisa e outras atividades.

Fóruns EAD

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fornece ferramentas interativas e dinâmicas, com acesso ilimitados. 

Então, é importante ressaltar que todas as ferramentas e formatos de conteúdos são indispensáveis para o seu aprendizado, como é o caso dos fóruns, uma ferramenta essencial para todo estudante EAD.

O fórum EAD, nada mais que é um fórum de discussão. Isso mesmo, é uma ferramenta para o diálogo entre alunos e professores, permitindo a troca de experiências e o debate de ideias, bem como a construção de novos saberes.

Lembre-se, são nesses fóruns que você deve aproveitar para expor seus pontos de vista, dúvidas e compartilhar com os outros o que você sabe. É usando que você consegue usufruir, aprender e ensinar.

Portanto, para se aproximar dos professores no ensino a distância invista tempo nos fóruns. Conversem e criem rotina de estarem presente, discutindo temas, assuntos  relevantes e absorvendo o que o professor pode oferecer de técnica e conhecimento.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Grupo de WhatsApp

Hoje em dia é bem raro alguém não ter um telefone celular e não acessar aplicativos como o WhatsApp, não é mesmo? Por meio dele, podemos conversar com amigos, família, criar grupos com outras pessoas, com diversos objetivos, sempre com a intenção de fortalecer a comunicação entre quem usa o app.

Logo, o WhatsApp também pode ser uma ótima ferramenta para se aproximar dos professores no ensino a distância. Então, para isso, é necessário ter o consentimento de todos os alunos e do professor.

Por isso, você pode sugerir, dentro do fórum, por exemplo, que seja criado um grupo no WhatsApp para compartilhar informações das aulas e o professor também pode enviar áudios e vídeos que irão contribuir para o processo ensino-aprendizagem. 

Aulas presenciais

As aulas presenciais no ensino a distância acontecem com pouca frequência. Por isso, dependendo do curso, as aulas presenciais podem acontecer apenas uma vez.

Esses encontros geralmente são para apresentações de trabalho, provas ou encontro de confraternização. Como o EAD atende alunos de todo o país, às vezes o encontro presencial não acontece.

No entanto, se tiver oportunidade de participar desses encontros, também será a chance de se aproximar dos professores, estreitar relacionamento, tirar dúvidas e também é sempre um momento para aprender.

Eventos realizados pela faculdade também são ótimos momentos para encontrar colegas do curso, conversar com professores, traçarem metas, fazerem mentoria e networking.

Isso Funciona?

De fato, a interação entre os alunos e professores é muito importante para troca de experiência, compartilhamento de ideias e aprendizagem. No entanto, mesmo no ensino a distância, essa prática não pode ser deixada de lado.

As dicas que abordamos são para que você possa se aproximar dos professores mesmo numa faculdade a distância e conseguir absorver os conhecimentos e aprender ainda mais.

Sendo assim, que essas diferentes formas possam ser exploradas por você a fim de obter melhores resultados de engajamento, interação e proximidade com os professores.

Você estuda ou já estudou pelo EAD? Deixe nos comentários o que você fazia para se aproximar dos professores também.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!