Blog do UNASP

Veja dicas para usufruir ao máximo os fóruns EAD

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe quais são os objetivos dos fóruns no EAD e os benefícios para a sua formação? Continue lendo este post e descubra!

Quando você faz um curso a distância é necessário se adaptar à algumas particularidades que são bem específicas dessa modalidade. Por exemplo, assistir vídeoaulas, fazer as atividades no ambiente virtual e questionários.

Quando você ingressa em um curso a distância descobre maneiras diferentes de estudar, assim como o próprio modelo de ensino, metodologias aplicadas e os fóruns EAD. É um universo cheio de possibilidades!

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fornece ferramentas interativas e dinâmicas, com acesso ilimitados. É importante ressaltar que todas as ferramentas e formatos de conteúdos são indispensáveis para o seu aprendizado, como é o caso dos fóruns, uma ferramenta essencial para todo estudante EAD.

Portanto, preparamos esse post para que você conheça melhor como funciona os fóruns e usufrua deles da melhor forma possível durante o seu curso. Vamos lá?

O que é um fórum EAD?

O fórum EAD, nada mais que é um fórum de discussão. Isso mesmo, é uma ferramenta para o diálogo entre alunos e professores, permitindo a troca de experiências e o debate de ideias, bem como a construção de novos saberes.

Dessa forma, a tecnologia permite que a comunicação seja cada vez mais próxima e objetiva, mesmo que as pessoas estejam fisicamente a quilômetros de distância. Nesses fóruns todos possuem ‘voz’ e podem expressar suas opiniões e pontos de vista.

Portanto, os fóruns são resultados positivos desse avanço da tecnologia na educação e principalmente no ensino a distância. Juntos, tecnologia e educação, permitem que alunos e professores interajam e construam um ambiente virtual de rica aprendizagem e compartilhamento de informações valiosas.

Benefícios de participar dos fóruns

Já vimos como as tecnologias da informação permitiram um ensino mediado pelo computador, através da internet, pelo ensino a distância, certo?

Toda essa inovação desenvolveu novas possibilidades de interação, seja entre os alunos e o conteúdo (vídeo-aulas, PDFs compartilhados, apostilas digitais e outros), entre alunos e professores e entre os próprios alunos. Isso é incrível!

E nos fóruns, não é diferente. Esses são alguns dos benefícios dessa ferramenta para você e seus estudos:

 Possibilita o desenvolvimento da aprendizagem através das discussões;

Abordagem e discussão de temas propostos;

Estreitamento da relação aluno-professor;

Estreitamento da relação entre os próprios alunos;

Absorção e aprimoramento do conhecimento;

Estímulo a discussões importantes;

Incentivo à leitura;

Compartilhamento de conteúdos, livros, ideias, e opiniões, e muito mais.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

E como usufruir ao máximo os fóruns EAD?

A melhor maneira de usufruir tudo o que os fóruns EAD têm a oferecer, é usando-o; isso mesmo! Simples assim. Afinal, somente a partir do uso dessa ferramenta é que você vai conseguir enxergar o nível de conhecimento da turma, do seu domínio do conteúdo e do suporte do professor.

Portanto, lembre-se, são nesses fóruns que você deve aproveitar para expor seus pontos de vista, dúvidas e compartilhar com os outros o que você sabe. É usando que você consegue usufruir, aprender e ensinar.

Geralmente os fóruns são iniciados pelos professores para discussão de temas estudados através de vídeos e apostilas. No entanto, não se limita a apenas isso. Ou seja, o aluno também pode sugerir a abertura de fóruns para discussão em grupo ou sobre temas relacionados.

Sendo assim, é importante lembrar que cada curso e instituição tem sua maneira de trabalhar os fóruns de discussão e diálogo, mas eles são cada vez mais comuns para que a aprendizagem seja mais significativa e importante.

Por isso, esse espaço deve estar disponível aos alunos e professor e fazer parte do dia a dia do curso, contribuindo e aprimorando o saber. Então, não se acanhe! Se viu um fórum aberto no seu curso? Participe, você só tem a ganhar!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Quer mais conteúdos? Então insira o seu e-mail aqui em baixo e receba direto no seu email![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Logo, mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

• Entenda mais sobre a carreira em gestão de EAD e tutoria online.

• Fique por dentro das vantagens de fazer um curso em EAD no UNASP.

• Na dúvida? Veja como escolher uma boa faculdade EAD.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também