Blog do UNASP

Como descobrir que você precisa procurar outro emprego

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está aí pensando que talvez tenha chegado a hora de mudar de emprego, mas não sabe se essa é a decisão certa? Descubra como avaliar a situação e se vale a pena persistir ou partir para algo novo. 

Em muitos momentos da vida acabamos por nos ver em situações que exigem de nós uma nova posição, uma mudança. Como seres humanos, é natural que ao decorrer da nossa trajetória acabemos por mudar de pensamentos, ganhar novos valores, ter novas perspectivas e sonhos/metas que queremos alcançar. E isso não seria diferente no quesito emprego.

Entendemos que ao se deparar com essa realidade de que é necessário mudar, relutamos em aceitar e tomar um passo à frente. Realmente fechar um novo ciclo exige de nós coragem, mas acima disso, bastante análise e discernimento para tomar a decisão mais sábia e correta de acordo com a nossa atual realidade. Por isso, nesse post iremos conversar um pouco sobre alguns sinais que podem estar indicando que está na hora de você partir para uma nova fase profissional.

Antes de tudo, precisamos te falar que nesta relação existem os dois lados que podem passar por mudanças: seu emprego ou você mesmo. Assim, vamos dividir em dois grupos de motivos e sinais. 

Quando o problema é o emprego

1. Valores da empresa X seus valores

Os valores pessoais são um dos guias mais poderosos que temos para escolher em qual empresa ou trabalho vamos nos encaixar melhor. E se você está percebendo que os seus já não tem mais uma relação com os da empresa, então está na hora de reavaliar sua estadia. 

No entanto, vale ressaltar que as mudanças nos valores podem acontecer de ambos os lados, de forma explícita ou não. Por exemplo, X empresa pode começar a ter uma conduta que não é compatível com a sua moral, mesmo que ela tenha em seu DNA outros valores.

A dica é manter os sentidos aguçados para notar e avaliar, sempre de cabeça fria e descansado. 

Tem dúvidas sobre o que são valores e por quê são tão importantes na carreira? Nesse post aqui do blog Unasp a gente fala mais profundamente sobre o assunto. 

2. Divergências entre os sócios 

Sem uma união de pensamentos é quase que impossível um negócio conseguir sobreviver. Se em seu emprego você começar a notar uma desavença gritante e cada vez mais explícita entre os que lideram aquela sociedade, então está na hora de partir para outra. Um exemplo disso é quando um chefe te pede para fazer algo e logo em seguida outro emite uma ordem totalmente diferente. 

3. Menos trabalho e peso nas decisões

A quantidade de trabalho caiu de uma hora para outra sem nenhum motivo evidente? E você já não é mais chamado para participar das reuniões e decisões da empresa? Isso pode ser um indicador de que seu emprego está por um fio. Obviamente existem diversos fatores pelos quais isso pode ocorrer, caso o comum da sua rotina seja ser tão presente e ativo nas questões da empresa. Por isso, avalie se isto ocorre por algum erro seu ou por decisão da gerência. 

4. Seus talentos não são usados corretamente 

Uma coisa é ser contratado para X função para a qual você não possui talento ou habilidade, sendo que você aceitou isso. Outra totalmente diferente é você não ter oportunidade de exercer aquilo no qual é realmente bom. Quando não exercemos nossos talentos e habilidade, nos forçando a encaixar onde não pertencemos, isso pode gerar um desconforto não saudável para nosso crescimento. 

Veja, fazer coisas fora da zona de conforto é sempre bom para descobrir suas habilidades e trabalhar alguns pontos emocionais. Contudo, desperdiçarem seu talento ou te impedirem de usá-lo, só irá atrapalhar seu crescimento. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

5. Queda no faturamento

Ninguém deseja estar em um trabalho que vai a falência, certo? Se você perceber que existe uma queda no faturamento de forma contínua, avalie cuidadosamente, pois é um sinal de alerta. Todavia, se isso está ocorrendo apenas porque houve um problema pontual (e não de forma constante), mas há chances de se reerguer, vale avaliar com cautela sua preferência em sair ou não.

6. Atraso no pagamento 

Os atrasos de pagamento com frequência, como três meses seguidos, é uma comprovação de que talvez seja o momento de buscar por um novo emprego. Mas, se isso ocorrer de forma pontual, não precisa se desesperar. Pode ser apenas um reflexo de alguma perda ou falha daquele mês. 

Quando o problema é você 

1. Tédio e falta de ânimo 

Percebeu que rotineiramente você já não tem mais aquele ânimo para levantar e ir trabalhar? Ou quem sabe o tédio toma conta de ti basicamente todos os dias? Para nos mantermos animados e instigados com um trabalho, é necessário que haja um equilíbrio entre desafio e habilidade. Como assim? Simples: você precisa fazer coisas que te desafiem em um nível que você consiga resolver. Quando algo assim não ocorre, sendo muito confortável, por exemplo, acaba por gerar tédio e falta de ânimo. 

Portanto, se algo semelhante está ocorrendo com você, está na hora de trilhar um novo caminho. 

2. Não existe mais respeito pela autoridade

Já não consegue mais manter respeito e admiração pelo seu atual chefe? Então não se mantenha por perto mais. A falta de respeito pela autoridade quebra o crescimento de ambos. Uma vez que, para perder a admiração, é necessário sentir que o mesmo já não consegue liderar a equipe, por qualquer motivo que seja. Se isso estiver acontecendo, experimente trocar de setor ou procure um novo emprego. 

3. Não há perspectiva de crescimento profissional

Se você começou a sentir que já não tem mais como crescer ou aprender mais coisas dentro da empresa, seja por não existir mais cargos acima do seu, ou porque já passou por todas os cargos possíveis. Está na hora de enfrentar novos desafios. Igualmente se você se sentir estagnado. 

4. Já não há nada de bom para você

Não consegue encontrar motivos para permanecer no trabalho? Caso você não consiga enxergar mais nada de bom naquele lugar ou nas pessoas que convive, esse é um grande sinal para sair do atual emprego. Não adianta permanecer em um lugar onde para você não existe benefícios. 

Por fim…

Analise com cautela a sua situação. Caso tenha se identificado com o que foi dito, anote em um papel os pontos e avalie qual a melhor decisão a tomar. Não tenha medo de sair da zona de conforto, se isso te for possível no momento. Esperamos ter ajudado.

Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também