Blog do Unasp

15 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego

Quer mandar bem na entrevista de emprego? Saiba então, quais são as perguntas mais frequentes e veja o que fazer em cada situação.

Quando crianças, geralmente, ouvimos sempre a mesma pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Com o passar do tempo a pergunta passa a ganhar outras formas. Isto é, deixamos de ter alguns sonhos infantis em relação ao nosso futuro e passamos a encarar a realidade da vida adulta. Escolhemos, geralmente, um curso de graduação, estudamos e partimos posteriormente para o mercado de trabalho.

Sabe aquela pergunta, feita muitos anos atrás, quando ainda éramos crianças? Então, ela torna-se de fato uma realidade. Passamos então a exercer nossas funções no mercado, daí surgem novas e constantes perguntas. Como por exemplo, as várias perguntas que pipocam na hora de fazer uma entrevista de emprego. 

As perguntas feitas numa entrevista de emprego, não estão muito longe daquela pergunta de infância: o que você é, o que você quer ser? No entanto, na entrevista, essas perguntas nos levam a responder de uma forma mais elaborada e consciente sobre os nossos desejos, personalidade e sobre a própria vaga.

E aí, você está preparado para responder as perguntas das empresas? Hum, ainda não?

Então, pensando nisso, separamos 15 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego e que basicamente se dividem em 3 grandes blocos de questões: sobre mim, sobre a vaga e sobre a empresa (não necessariamente nesta ordem). 

Vamos conferir?

Entrevista de emprego: 15 perguntas mais frequentes

Questões Sobre Mim

1 – Pode falar um pouco sobre você?

Pode parecer clichê, entretanto, na grande maioria das vezes, essa é a primeira pergunta. Ou seja, o melhor é resumir sua vida profissional a ponto de enfatizar mais sobre sua personalidade, gostos e manias.

Porém, é interessante criar uma conexão que link sua personalidade e sua compatibilidade com a posição que você pretende assumir. Mas não tenha medo de falar também sobre seus interesses pessoais e projetos. 

2 – Como as outras pessoas descreveriam você?

Claro que não é possível responder de forma completa essa pergunta, mas os entrevistadores podem aprender muito com sua resposta e passar a te ver com outros olhos. Nessa fase eles querem saber que imagem você passa como pessoa e profissional.

Então, procure responder apresentado o conteúdo de cartas de recomendação e avaliações de empregos anteriores. Além disso, descrições de professores de faculdade, de projetos voluntários e de intercâmbio, são valiosos nesse momento. 

3 – Que hobbies você tem fora do trabalho?

Essa pergunta geralmente pretende descobrir se você se encaixaria no local de trabalho. Por isso, se você conseguir fazer a conexão entre um de seus hobbies e o emprego oferecido, será ótimo.

Caso contrário, tente enfatizar as atividades das quais você participa com outros, como esportes, mostrando que você é uma pessoa que opera bem em equipe.

4 – Quais são os seus pontos fortes?

Essa pergunta é uma oportunidade para você se vangloriar de algo que fez, mas seja humilde, ok? Dessa forma, você pode focar nas suas melhores qualidades e nas coisas que você sabe fazer de melhor.

Assim, nesse momento, você demonstra expertise e passa segurança para ocupar a vaga. Além disso, também foque nas razões que esses pontos fortes fazem de você um bom candidato para a vaga.

5 – Quais são os seus pontos fracos?

Responda a essa pergunta com sinceridade, mas não exagere e nem intensifique isso de forma ainda mais negativa. Ou seja, não diga ao empregador coisas que o façam duvidar da sua capacidade de executar o trabalho oferecido e nem negue que você tenha quaisquer pontos fracos. 

Pode acreditar, o recrutador já ouviu candidatos falando que o seu maior defeito é ‘se preocupar demais com o trabalho”, e ele sabe que isso pode ser besteira. Então, tente pensar no que realmente é um ponto fraco de sua personalidade. 

Questões Sobre a Vaga

6 – Você já teve alguma situação de conflito no trabalho? Como a resolveu?

Certamente os empregadores querem pessoas que trabalhem bem em equipe e que também lidem bem com os conflitos. Portanto, o entrevistador vai perguntar se você lida bem com os problemas que podem surgir com colegas ou superiores. 

Ou seja, ele vai querer saber quais serão suas atitudes, se você vai agir rapidamente, com respeito, maturidade e mente aberta. Pense bem na sua resposta, busque sempre ressaltar que você dá muito valor à cooperação e trabalho em equipe. 

7 – Você já discordou de uma decisão de colega/superior? Como você lidou com isso?

Não se espera que seus funcionários concordem com todas as decisões, mas que ele saiba lidar com as divergências. 

Então, evite dizer a seu entrevistador sobre aquela vez em que você se negou a cumprir uma decisão superior, ou sobre aquela outra em que você só se calou. Reavalie esses acontecimentos e tente falar sobre uma oportunidade em que você manifestou preocupação e encontrou uma solução em conjunto.

8 – Por que você quer sair do seu emprego atual?

Nunca fale mal do seu emprego anterior, ou mesmo do atual. Isso é uma demonstração de falta de profissionalismo. Em vez disso, destaque a sua vontade de aprender e crescer em um lugar diferente e de dar lugar às novas experiências. Tente fazer isso soar como se fosse suas metas profissionais.

9 – Por que você foi demitido?

Pergunta meio “saia justa”, não é mesmo? Tente mostrar a demissão como um aprendizado e reforce como as coisas teriam sido diferentes caso você tivesse tido uma chance em outra equipe, por exemplo. 

Além disso, se você acha que sofreu um tratamento injusto no emprego anterior, não tenha medo de mencionar. Fale sobre sua vontade de trabalhar em um ambiente positivo e acolhedor.

10 – Você está fazendo entrevistas em outras empresas?

Essa pergunta é muito importante, então não os deixe pensar que podem se dar bem diminuindo as suas expectativas salariais. Seja sincero se você estiver procurando outra vaga. Se realmente você estiver procurando outro emprego, informe sobre as razões de você querer esse emprego. No entanto, não faça o entrevistador pensar que você tem uma única opção.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Questões Sobre a empresa

11 – O que você conseguiu realizar no trabalho anterior?

Essa pergunta é uma chance de você se destacar dos demais candidatos. Então, tente mencionar uma vez em que a sua iniciativa e trabalho duro foram de grande valia em um emprego anterior. Se possível, cite prêmios ou citações que você recebeu em um trabalho do passado. 

12 – Por que você está interessado neste emprego?

Procure demonstrar que seus objetivos profissionais estão alinhados com a vaga para a qual você está sendo entrevistado. 

Além disso, eles também querem que você tenha certeza do que realmente a empresa faz. Assim, saiba quais são as atividades do negócio e informe ao recrutador e explique a razão de a empresa despertar o seu melhor, a sua motivação. Pode ser a cultura da empresa, a missão, o produto, por exemplo. Em suma, escolha alguns aspectos que fazem a empresa e vaga serem especiais para você. 

13 – Tem algo que você gostaria de fazer de diferente nesta empresa?

Essa pergunta é como uma corda-bamba, porque dá a oportunidade de desmerecer ou criticar as próprias pessoas que têm o poder de conceder esse emprego a você. Não faça isso. 

Os entrevistadores geralmente procuram ideias e perspectivas novas, mas tente não insultar acidentalmente as pessoas para as quais você pode vir a trabalhar. Dê sugestões positivas sem ressaltar aspectos negativos da empresa. 

14 – O que você sabe sobre a nossa empresa?

Os entrevistadores querem saber o quão preparado você está para a entrevista. Você pesquisou pela empresa para descobrir o que ela faz? Você sabe que posição assumiria caso aconteça a contratação? 

Ainda não?

Então, pesquise tudo que for possível sobre a vaga, e não tenha medo de perguntar sobre as coisas que possam não estar claras na hora da entrevista.

15 – Por que deveríamos considerar a sua contratação?

Nesse ponto o entrevistador quer dar a você uma chance de se vender como melhor candidato ao emprego. Geralmente, isso significa focar nas qualidades que separam você dos concorrentes, seja por meio de suas habilidades únicas ou de sua capacidade de se encaixar na cultura do trabalho.

Além disso, eles querem saber se, de fato, seus objetivos estão alinhados com a visão da empresa.

Tudo Pronto?

Que essa lista de perguntas frequentes em uma entrevista de emprego, ajude você à se preparar bem para esse momento e garantir o tão sonhado emprego.

Além disso, se quiser também compartilhar com a gente algumas perguntas que sempre te fizeram numa entrevista de emprego, é só deixar nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!