Blog do Unasp

A importância dos valores pessoais na construção de uma carreira

Você já parou para pensar que os valores guiam a sua carreira profissional? Desde a escolha da graduação até o emprego e objetivos a longo prazo. Entenda melhor o que são valores pessoais e como estabelecer os seus.

Durante a carreira profissional, vária dúvidas surgem em relação ao o que estamos fazendo e para onde estamos indo. É normal sentir uma certa instabilidade de tempos em tempos. Antes mesmo, na escolha de uma graduação e profissão, já nos vemos envoltos em algumas questões mais profundas tais como: “será que é isso que eu quero da minha vida?”; “será que esse trabalho está de acordo com o que eu sou e com os meus valores?”.

A verdade é que todos nós nos questionamos sobre tais assuntos na hora de optar por uma profissão. Além disso, sempre existe certas influências para bagunçar um pouquinho mais com as nossas dúvidas. Sejam elas positivas ou negativas, nunca fazemos uma escolha sem levar em consideração as influências externas.

Conforme o tempo vai passando algumas coisas tornam-se mais claras, ou obscuras, dependendo do momento. Afinal, a carreira é um processo de altos e baixos. Um dia você pode ter certeza de algo e depois de uns meses, não mais. No entanto, há maneiras de lidar com a carreira de uma forma saudável e consciente.

Há alguns pontos que são menos voláteis e que servem como uma âncora ou porto seguro para as suas escolhas. São como bússolas que irão te guiar por escolhas que condizem com as suas expectativas, sonhos e personalidade. Sendo que os principais pontos são: ter mais autoconhecimento e compreender os nossos valores pessoais. 

E é justamente sobre os valores pessoais que vamos conversar neste post. 🙂

O que são valores?

Para começar é importante compreender o que são valores.

Valores são um conjunto de características de uma pessoa, podendo ser também de uma organização, que determina como esta interage com outros e até mesmo com o ambiente.

É com base neles que são formadas as nossas aspirações de vida nas mais diversas áreas. Assim também como as nossas tomadas de decisão.

Os valores são ainda os guias na formação dos planos em busca do objetivo traçado, seja profissional ou pessoal. Em suma, é tudo o que acreditamos ser realmente importante dentro da nossa existência.

Formação dos valores

Como vimos acima, os valores são um complexo conjunto de ideias e crenças, formados ao longo das nossas vidas. Eles sofrem influência de diversos fatores como: hábitos familiares, troca com amigos, vivência escolar, etc. Além disso, o valores estão igualmente relacionados ao conjunto de crenças que temos, que podem ser limitantes ou motivadoras. No caso da limitantes, eles acabam nos prejudicando, pois nos limitam a um estado negativo. Neste caso, é importante livrar-se desse tipo de valor. Já os valores motivadores, como o nome já diz, são aqueles que irão nos colocar para frente, que irão nos aproximar dos nossos sonhos e desejos.

Em resumo, os valores são construídos pelas experiências que temos no decorrer da vida, principalmente aquelas que estão relacionadas à nossa infância. Por exemplo, se uma pessoa cresceu em um lar onde sempre houve uma escala de horários, assim como um planejamento diário, possivelmente um dos seus valores delas esteja ligado ao compromisso e organização. E por aí vai.

No entanto, não é somente na infância que os valores são construídos. No decorrer da vida e das nossas experiências, podemos mudar ou desenvolver nossos valores. Mas de certo, os valores que construímos na nossa infância continuam bem fortes dentro da gente.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como detectar os seus valores? 

Como em todas as questões que envolvem o autoconhecimento, para detectar os seus valores é preciso fazer uma reflexão sobre você mesmo. Com anotações e análises sinceras. Nós temos uma sugestão de um passo a passo bem simples. 

Geralmente, os nossos valores pessoais são definidos de acordo com nossas experiências de vida:

  • a educação familiar e formal que recebemos
  • as pessoas com quem convivemos
  • os livros que lemos
  • os filmes a que assistimos
  • o local onde vivemos
  • o trabalho que executamos
  • os traumas pelos quais passamos

Comece a pensar em algumas das situações acima e como elas influenciaram, tanto positivamente quanto negativamente, na sua vida. Tente avaliar quais foram os ensinamentos que você tirou de cada uma delas. Além disso, avalie seus desejos e como você se sentiu.

Pegue um papel e caneta, vá para um lugar isolado e silencioso e comece a meditar sobre quais as coisas que mais importam na sua vida. Você pode fazer perguntas e comparações.

Por exemplo, o que você valoriza mais: conforto ou aventura? Outros tipos de perguntas como: gosto de trabalhar com pressa ou mais calma?

A simples opção por um ou outro pode influenciar no emprego que você escolhe, o lugar onde mora, relacionamentos, estilo e muitas outras coisas.

No entanto, focando na carreira: tente fazer perguntas referentes à sua vida profissional. Levante questionamentos como: “quais são os profissionais que mais admiro?”; “o que espero da minha vida profissional?”; “”quais são as minhas bases?”; “como me vejo daqui dez, vinte, trinta anos?”, etc.

Com isso, enumere ao menos 5 valores. Traga de volta algumas das histórias e situações que você já passou e procure perceber no mínimo 2 em alguma situação. Se pergunte sobre qual valor é o mais importante para você, como se precisasse escolher apenas um. 

Valores e profissão 

Por fim, como foi dito anteriormente, os valores agem como guias em nossas vidas. Eles determinam as nossas barreiras e limites. E, ao compreender os seus, os valores podem te auxiliar na escolha da profissão com uma menor probabilidade de fracasso. E até mesmo, caso você já tenha uma profissão, orientá-lo na tomada de decisões daqui por diante.

Os valores, igualmente, nos ajudam a fazer boas escolhas que nos trarão a sensação de realização e o combustível necessário para alcançar as metas estabelecidas. Assim também como um filtro para nos ajudar a entender onde gostaríamos ou não de trabalhar, de acordo com os valores do lugar e/ou da chefia. 

Por isso, seja sincero no processo e entenda melhor os seus valores. Boa sorte é até a próxima!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!