Blog do UNASP

Como escolher uma profissão levando em conta os seus talentos

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Na hora de escolher um curso de graduação é preciso levar em conta os seus talentos. No entanto, como reconhecê-los, como saber no que você é realmente bom? Descubra!

Você sabe quais são os seus talentos e como eles podem ser aplicados em uma profissão?

O autoconhecimento visa revelar quais são as crenças, valores, talentos e habilidades que você tem aí, dentro de si mesmo. Ao reconhecer esses quatros pontos fica mais fácil traçar um objetivo, e assim escolher um curso de graduação que se adeque aos seus propósitos de vida.

Na maioria das vezes vivemos sem mensurar ou quantificar as nossas probabilidades de sucesso. Não criamos estratégias e nem planejamos a nossa carreira. Afinal, como planejar e criar estratégias se nem sabemos no que realmente somos bons e como usar essas aptidões para escolher um curso de graduação, não é mesmo?

Isso é bem verdade, é normal ficar meio perdido. Por isso, antes de planejar a futura carreira é preciso levantar um fator importante: o conhecer a si mesmo.

“Conhece-te a ti mesmo, você provavelmente já ouviu esse aforismo por aí. Afinal, essa é uma máxima bem famosa que originalmente se via inscrita na entrada do Oráculo de Delfos lá na Grécia antiga. No entanto, convenhamos, eita troço complicado esse de se autoconhecer, não é mesmo?  

Ainda mais em ano de vestibular, quando começam a surgir uma porção de dúvidas sobre qual profissão escolher, qual curso fazer e por aí vai. E é justamente nesse período em que o “conhece-te a ti mesmo” precisa entrar em prática.

Como reconhecer os seus talentos em uma graduação?

Durante o nosso crescimento, como pessoas, reconhecemos os nossos talentos aos poucos, um passo por vez. No entanto, há um momento culminante em que é preciso fazer uma escolha que pode mudar o rumo das nossas vidas. Tal escolha é a da graduação. Afinal, é nesse momento em que decidimos como os nossos talentos serão canalizados em uma determinada profissão.

Sim, é verdade, a vida não acaba na faculdade. Você ainda irá descobrir muito sobre si mesmo, e sobre os seus talentos, com o decorrer do tempo e do amadurecimento. No entanto, precisamos ser realistas, época de vestibular é sim um momento de fazer escolhas importantes.

Pode ser que lá para frente você mude de opinião? Claro que pode. Até pode ser que você mude de profissão! E apesar disso, ainda você terá que tomar uma decisão, meu jovem.

E agora? Bem, não existe uma fórmula para descobrir como os seus talentos podem ajudar na escolha profissional. Isso que dizer que cada pessoa encontrar a sua maneira de encontrar as suas respostas. No entanto, há algumas maneiras de facilitar o processo.

Que tal assistir o Profissão Estudante para descobrir como escolher uma profissão levando em conta os seus talentos? Dê play e confira as dicas da Maristela, psicóloga que atua na área de escolha profissional. Veja só o que ela tem para nos contar. 😉

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_video link=”https://youtu.be/uKK6dedaRUE” align=”center”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• O que são habilidades socioemocionais e a importância delas na carreira

• Está na hora de você assumir riscos e desenvolver habilidades

• Quais são as habilidades mais desejadas no profissional do futuro?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também