Blog do UNASP

A importância de ter um propósito bem estabelecido na sua carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Para ter uma carreira sólida não basta apenas estabelecer metas e objetivos, é preciso também ter propósito. Afinal, o propósito está muito ligado ao seu sucesso profissional e vamos te explicar o porquê. 

Podemos dividir, de forma bem geral, os profissionais do mercado em duas categorias. Primeiramente aqueles que enxergam o trabalho como algo penoso, mas necessário. E outros que conseguem ver suas ocupações como uma oportunidade para crescer como profissionais, eles realmente investem na construção de suas carreiras.

A segunda opção soa mais promissora, certo? Como também pode ser o desejo da maioria dos profissionais alcançar esse nível de automotivação e aprimoramento na carreira.

De forma geral existe algo em comum entre as pessoas que conseguem enxergar o trabalho de uma forma mais positiva: elas possuem um propósito, sabem onde querem chegar, possuem uma intenção.

Você saber qual é o seu propósito e como ele pode ser usado na sua carreira?

Ainda não? Bem, nunca é tarde demais para descobrir. Vamos bater um papo e, juntos, buscar um propósito para a sua carreira?

Bóra!  

A falta de propósito e o sentimento de vazio

Insatisfação; esta tem sido uma palavra recorrente no pensamento e fala de muitos profissionais que já estão inseridos no atual mercado de trabalho. Há uma sensação geral de desconforto e busca por um sentido maior. O que nem todo mundo percebe é que essa necessidade por sentido de vida é intrínseca ao ser humano. Ou seja, é ela que nos motiva a vivermos de forma intencional, o que consequentemente traz mais felicidade. Portanto, esse desconforto não é ruim, afinal, ele faz parte de nós. No entanto, precisamos aprender a como usá-lo de uma forma positiva. 

Muitas vezes a falta de propósito desencadeia uma avalanche de emoções negativas e tóxicas. Pode, inclusive, ser a responsável por um aumento significativo de consumo. E quando falo em consumo estamos nos referindo a qualquer tipo de coisa que possa ser consumida. Desde objetos até relações pessoais, por exemplo. Em suma, tudo que consiga te entorpecer por algum tempo, tudo aquilo que preencha de alguma forma esse sentimento de vazio. E isso não é algo positivo.

Uma pessoa sem propósito fica perdida em si mesma.

Sobre realizações

É aí que entra a tão almejada realização. Porque dentro desse atual cenário tudo o que buscamos é prazer. E esta palavra carrega um significado, de acordo com o dicionário, profundo: “sensação agradável de contentamento ou de alegria, normalmente relacionada à satisfação de um desejo, vontade ou necessidade”.

Buscamos prazeres por querermos nos sentir realizados, só que confundimos as fontes de onde buscamos as nossas realizações. Prazeres são até um ponto passageiros. Propósitos são mais sólidos.

Na carreira isso se aplica de uma forma bem racional. Não basta apenas querer ter sucesso, é preciso galgar o seu caminho. Ter um propósito é saber qual é o seu objetivo final e lutar por ele, mesmo nos dias de desmotivação. Se você não tem um propósito você acaba perdendo-se nas escolhas feitas dia a dia e nas oportunidades que aparecem. 

Se você buscar apenas satisfação no trabalho, não entenderá que para chegar no seu destino é preciso encarar o processo como um todo, e não apenas como etapas isoladas.

O propósito é o seu guia, a sua bússola interna. Ele que dirá para você não desistir, quando você sentir vontade, para você fazer boas escolhas, para investir na sua carreira e buscar resultados positivos.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O que eu ganho trabalhando com propósito?

Vida com qualidade. Em poucas palavra é isso que o propósito carrega em qualquer dimensão da existência. Além disso, o propósito é responsável por trazer mais alegria e satisfação no trabalho. Como também ajuda a evitar e/ou sair mais rápido daqueles dias mais desanimadores. 

Caminhando em direção a um propósito

É por isso que a gente quer te ajudar a encontrar aquilo que vai te dar vigor todos os dias para acordar e colocar a mão da massa! Pega papel e caneta e vem com o passo a passo simples e eficiente. 

1. Olhe para si

Pois é, caro leitor. Não adianta querer fugir, você precisa se encarar de frente.

Se existe uma coisa que é responsável por uma parcela significativa da melhora na qualidade de vida em qualquer âmbito, esse é o “danadinho” do autoconhecimento. Nem adianta chorar, você precisa tirar um tempo para se conhecer profundamente, se quiser ser mais feliz.

Entendendo quem se é, os seus valores e o que busca, você vai encontrar o que te motiva e quais são seus limites e fronteiras. E é aí que está a chave para entender aquilo que te traz propósito.

Sempre que você se sentir meio desmotivado é preciso dar uma pausa e conversar consigo mesmo. Faça listas, escreva tudo, pois o papel será seu melhor amigo nesses momentos. 

2. Separando as coisas

Sentir-se desmotivado é algo normal, mesmo quando se tem um propósito. Por isso, saiba separar aqueles sentimentos que são mesmo falta de um propósito daqueles que podem estar sendo causados por algum outro conjunto de fatores. Quando estamos tristes, depressivos, ansiosos e desanimados, podemos sentir que nada está bom. Por isso, reveja bem o que e porquê você está sentindo e pensando. 

3. Planeje, planeje e execute

Veja bem, não adianta querer largar o atual cargo ou job de forma impulsiva, isso não te ajudar a encontrar um propósito, somente mais boletos e dores de cabeça. Sabendo quem você é, sente-se e reveja onde está e onde quer chegar. Avalie cada possibilidade que existe. 

Entendeu o que te motiva? Então é só traçar metas e objetivos em um plano de carreira e seguir nessa direção. 

4. Calma

Por fim, tenha paciência e saiba que tudo na vida é um processo. Sempre mantenha a visão focada no que você vai alcançar para não desanimar e caminhe nessa direção. A vida não é uma corrida, mas sim uma jornada, beleza?

O segredo está em se conhecer e identificar o que te motiva, assim como suas limitações e melhores caminhos para seguir. 

 

Esperamos ter ajudado. Até mais e boa busca por propósito pata ti. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também