Blog do UNASP

Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Conciliar o trabalho e o estudo é um grande desafio, até porque ambos precisam de comprometimento, empenho e muita dedicação. Não se engane: trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser difícil, mas não é impossível. Nesse post vamos ver algumas formas de alinhar nossos afazeres de forma saudável para executar bem o trabalho e estudos.

A rotina de muitos brasileiros é bem parecida: acordar cedo, enfrentar o transporte público, trabalhar até tarde e à noite ainda ter ânimo para ir ao cursinho ou para faculdade. Tanto os jovens, quanto os mais velhos passam por essa mesma situação, porque compreendem a importância do estudo e a necessidade de trabalhar. Então, como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

1. Faça um planejamento para suas atividades.

Planejamento é a base para tudo que fazemos em nossas vidas. Desde as pequenas atividades até os grandes trabalhos e projetos. Na rotina do dia a dia não é diferente. Precisamos identificar tudo o que temos de fazer ao longo do dia, ou semana, e criar estratégias para realizá-las. Uma dica que pode ajudar é anotar tudo o que você precisa fazer e seus horários, montando um calendário/agenda. Por exemplo:

  • 06h30 – Academia 08h30 – Ir para o trabalho
  • 12h30 – almoçar
  • 13h15 – descansar um pouco após o almoço
  • 13h30 – de volta ao trabalho
  • 18h – Sair do trabalho e ir para faculdade
  • 22h30 – voltar para casa, dormir

É claro que esse planejamento irá mudar de acordo com as tarefas e compromisso que você precisa fazer durante o dia. Cada dia é um dia diferente. Planeje na noite anterior. Antes de dormir repasse seus objetivos cumpridos naquele período e prepare sua agenda para o próximo dia. Isso ajudará a melhorar seu planejamento e entender o que você pode fazer de maneira diferente e com mais qualidade.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Otimize seu tempo.

O tempo é crucial. Por isso, é preciso usá-lo com sabedoria. Evite desperdiçar-lo entre as atividades, ou realizar atividades diferentes ao mesmo tempo que podem mais atrapalhar do que ajudar.

Às vezes será necessário deixar de fazer algumas coisas para realizar outras, mas a vida é assim mesmo. Precisamos fazer escolhas todos os dias. Então, nem sempre você poderá sair com os seus amigos, passear ou dormir o dia todo. Lembre-se que você está investindo em seu futuro e na carreira profissional. Os frutos serão colhidos a médio e longo prazo.

Não se esqueça que hoje podemos contar com a ajuda da tecnologia, devido à rapidez e eficiência dos aparelhos e programas. Saiba usá-la para o seu bem, seja para aprender coisas novas, fazer trabalhos ou pesquisas. Você também pode contar com apps para gerenciar a rotina de estudos. Além disso, participar de grupos onde se compartilha conteúdos das aulas e utilizar recursos que podem ajudar no trabalho, também é uma boa opção.

Aproveite o final de semana para dar aquela relaxada, adiantar as tarefas da faculdade e repensar atitudes que podem te destacar no trabalho.

3. Não deixe que um prejudique o outro.

Preparo psicológico para aguentar a correria é fundamental. Precisamos saber separar o que é trabalho e o que é estudo. Cada um possui o seu tempo certo.

É muito chato quando você estuda para prova em horário de trabalho ou resolve questões da empresa durante a aula. Foco! Ambas as atividades demandam atenção e cuidado. Por isso, é de extrema importância que em seu planejamento, você faça de tudo para que suas atividades não sejam prejudicadas por outras.

Lembre-se, você precisa do estudo e que na maioria das vezes depende daquele emprego. Seria muito triste ser reprovado ou demitido, você não acha? Então, tenha bastante força de vontade e energia para fazer com que tudo saia como o planejado.

4. Cuide da saúde.

Por causa da correria a saúde pode ser a mais afetada, negativamente. Muitas vezes dormimos pouco e nos alimentamos mal. Esses hábitos refletem no nosso desempenho. Por isso, é preciso dormir bem, praticar exercícios e alimentar-se de maneira saudável. E assim, repor as energias para aguentar firme.

  • Evite dormir muito tarde e perder tempo com coisas vazias, que não o ajudarão a alcançar seus objetivos;
  • Substitua lanches rápidos por frutas e cereais;
  • Beba bastante água;
  • No almoço, monte um prato bem colorido e nutritivo;
  • Se não tiver tempo para academia, procure ir para o trabalho de bicicleta ou fazer uma caminhada. Alongamentos e exercícios que aliviam o stress também ajudam.
  • Apesar das atividades, aproveite o dia, observe a natureza, respire fundo e se importe com as pessoas ao seu redor.

5. Estabeleça prioridades.

Às vezes você não dará conta de fazer tudo, nem se você fosse um robô. Então, seja realista. Quando houver muitas atividades e pouco tempo procure estabelecer prioridades e não se culpe por não poder fazer tudo. Lembre-se de fazer o que precisa ser entregue primeiro. Se atente aos prazos do trabalho.

Você já é vitorioso(a) por trabalhar e estudar. Isso realmente é bastante difícil e desgastante, mas não desista, você está quase lá! Você está fazendo algo que muitas pessoas se quer, tiveram coragem de fazer. Parabéns!

Bom, espero que essas dicas ajudem você à conciliar o trabalho e o estudo.

O mais importante disso tudo é  não esquecer que você tem uma vida fora do trabalho e escola! Que possui amigos, família, outros compromissos sociais, sonhos e vontades. Por isso, separe um tempo especial para você ficar perto das pessoas que você ama. Vá ao cinema, leia um bom livro, tire uma folga de todas as preocupações pelo menos um dia na semana e relaxe.

Lembre-se que você não vai estudar o resto da vida, e que às vezes é preciso se empenhar um pouco mais para conquistar grandes vitórias.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Ei, não vá embora antes de assinar a nossa newsletter!” subtitle=”Receba novidades e conteúdos selecionados direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Veja essas 5 dicas para você se sair bem na faculdade. 

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.

• 6 dicas valiosas para você que está no último ano da faculdade.

• Inglês: cursos online e grátis para alunos de graduação e pós-graduação.

 [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também