Blog do Unasp

6 dicas valiosas para você que está no último ano da faculdade.

Está no fim da faculdade? Parece que foi ontem que tudo começou, não é? E agora você está aí, quase pegando o tão trabalhoso e desejado diploma! Nossa, que coisa boa! Só não esqueça que o último ano da faculdade é um período importante e de grande mudanças. Você não pode deixar ele passar sem fazer algumas coisas importantes. Veja essas seis dicas para aproveitá-lo ao máximo!

1-) Faça um estágio.

Além de ser necessário para poder se formar o estágio é uma ótima opção por uma série de razões. Algumas são: a experiência profissional que você terá no estágio será importante para o mercado de trabalho. Você aprenderá na prática o que aprendeu em sala de aula. Conhecerá profissionais atuantes que farão parte da sua rede de contatos. Se for um estágio remunerado você terá uma renda extra para poder juntar uma grana. Além disso, sempre há a chance de eventual contratação efetiva. Faça estágio, essa é uma meta importante para o último ano.

2-) Poupe dinheiro.

Sinto lhe informar que no final do curso as pressões aumentam, além das aulas, trabalhos e entrega do tcc, também há a pressão financeira. As despesas costumam aumentar no último ano e você precisará ter jogo de cintura para equilibrar a sua vida financeira. É importante ter uma reserva para eventuais gastos não planejados e também para depois da formatura. Pode ser que você não consiga um trabalho logo de cara, então ter uma reservinha para ir se virando enquanto procura um emprego é sempre uma boa ideia.

3-) Faça contatos.

O fim dos estudos é uma boa oportunidade para consolidar bons contatos na faculdade. Interagir e criar laços com as pessoas dentro do ambiente acadêmico é uma chave para o futuro. Seus professores poderão te ajudar com indicações ou propostas. Seus colegas estarão no mercado, como você, e juntos vocês poderão trocar ideias, indicações e até quem sabe fechar negócios! Não esqueça de estar próximo das pessoas que você admira. Procure ser produtivo e interessado. Networking é muito importante.

Está gostando deste post?

Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.

4-) Planeje.

O que você espera para o seu futuro? Onde você pretende chegar? Qual será o próximo passo? Por mais que nossas opiniões mudem com o passar do tempo, é sempre bom ter um plano em mente. O último ano da faculdade é um momento de auto reavaliação. A pressão é grande e você precisará tomar decisões importantes. Sabendo qual é o seu plano fica mais fácil de escolher. Por isso, sente e planeje.

5-) Monte um bom currículo.

Agora que você está quase se formando é preciso mostrar o seu talento para o mundo, mas como? Montar um bom currículo ou um portfólio é um bom começo. Além do networking, estabelecer uma rede de contatos, também é importante apresentar o seu trabalho de uma maneira atrativa e compartilhar as suas experiências. Na dúvida sobre como montar um currículo? Temos algumas dicas que podem ajudar, clique aqui para ver.

6-) Aproveite.

Aproveitar ao máximo o fim do se curso significa tirar o melhor de cada momento, seja acadêmico ou social. Aproveite os recursos que a sua instituição oferece, como a estrutura de laboratórios e biblioteca. Se engaje em projetos sociais oferecidos pela faculdade, participe de eventos e palestras. Ah, e não esqueça de aproveitar as reuniões de confraternização de fim de curso. E sempre que sobrar um tempo na sua agenda saia com os seus amigos. Pode ser que você nunca mais veja muitas das pessoas com quem você conviveu durante a faculdade. Aproveite esse ano!

 

Leia também:

• Organização: Aplicativos para colocar a vida em ordem.

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.

• Usar o celular na sala de aula, pode ou não pode?

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.