Blog do UNASP

5 dicas imperdíveis para você se sair bem na faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A faculdade é um período que represente muito mais na nossa vida do que a gente imagina. Afinal, vamos dedicar um bom tempo nos próximos anos ao estudo daquela área que provavelmente será nossa profissão pelo resto da vida. Quanta responsabilidade! Por isso, escrevemos algumas dicas para você se sair bem durante esses anos!

A faculdade é um lugar novo, com pessoas que em sua maioria, nunca vimos antes, com professores diferentes e disciplinas desafiadoras. Pois é, parece que a vida adulta chegou com tudo! E para te ajudar, aqui vai algumas dicas de como lidar com tudo isso e ter um excelente desempenho, do início ao fim do curso.

1 – Mantenha a calma

Insegurança e nervosismo podem atrapalhar no seu desempenho acadêmico. O que fazer para controlar? Primeiro tente se acalmar. Mas não adianta ficar inseguro, nervoso e acabar atrapalhando o começo de uma nova fase tão importante. De cara pode parecer que são muitas informações e que você não vai conseguir lidar com a nova rotina, mas saiba que em breve você se acostumará e vai se sair muito bem. Portanto, organize suas tarefas, seus horários e sempre que não entender algum assunto, pergunte; pergunte sempre! É super normal ficar inseguro e nervoso, mas o importante é respirar, contar até 10 e não deixar o nervosismo e a insegurança tomarem conta de você. Relaxa, você consegue!

2 – Defina metas

Tudo que vamos realizar na vida precisa ser motivado por metas. Viver sem metas é como estar sem rumo, e sem rumo não se chega a lugar algum, portanto, fixe metas. Como posso fazer isso? Você pode começar estabelecendo metas simples como, por exemplo: horas de estudo diária, notas acima da média, leitura, etc. Por isso, as metas vão ajudar você a ter sucesso ao longo do curso e por meio delas você vai poder perceber se está tendo um bom desempenho e ver se tudo está indo como planejou. Nunca se cobre tanto e nem se compare com ninguém. Você é único!  Cada pessoa tem o seu tempo de aprendizagem e facilidades para desempenhar diferentes tarefas. Então, foque no que você faz bem, se esforce a e seja referência![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Seja organizado e dedicado

Faculdade tem um ritmo próprio de estudo bem diferente do ensino médio. O professor não vai entrar em sala de aula e necessariamente passar tudo tão detalhado e mastigado. Na faculdade você precisa correr atrás e ir além do conteúdo que é apresentado em sala de aula. Para isso, você precisa ser organizado dedicado. Use as metas que você estabeleceu e junto a elas crie um plano de estudo onde você consiga estudar toda a matéria, fazer todos os trabalhos e não tudo acumulado. É claro, que nessa organização, não pode faltar tempo para você se divertir, aliás, você tem uma vida fora da faculdade também, não é mesmo?!

4 -Tenha foco

Ter foco é saber que você não está brincando de fazer faculdade. Você precisa ter responsabilidade e saber que o seu futuro está em jogo, portanto, cuide do seu horário, não se atrase, procure evitar contratempos. É normal ter dias ruins, afinal de contas, nem todo dia é bom. Mas não se preocupe, a vida é assim mesmo. Aproveite os bons dias para focar no que importa e se ficar desanimado lembre-se que todo esforço valerá a pena. Não seja alguém que diga no futuro: Puxa! Queria ter estudado mais.

5 – Faça amigos

Ninguém vence na vida caminhando sozinho, portanto faça amigos. Os seus novos colegas de faculdade serão no futuro colegas de profissão e não há nada melhor do que trabalhar com amigos. Faça amizade com os veteranos, eles vão te dar dicas importantes, mas tenha sempre sua própria opinião. Não faça algo que você não goste só para ser aceito no grupo. Ah, e faça amizade com os professores. Não há melhores pessoas para bater um papo fora da sala de aula. Também faça amizade com funcionários. Faculdade não é boa apenas para o crescimento acadêmico, mas também para o crescimento pessoal e desenvolvimento social.

Com essas dicas você se sairá muito bem na faculdade e vai ser um profissional de sucesso! A gente tem muitas outras dicas legais para você, por isso, fique de olho nos posts aqui do blog, ou se preferir e estiver em um dos nossos campi, é só procurar a Pastoral Universitária ou a coordenação do seu curso. Eles irão te auxiliar com conselhos e dicas!

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também