Blog do UNASP

10 dicas para não desanimar e recuperar o ânimo durante a faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Desanimar durante os estudos acontece, até com os melhores estudantes. Veja algumas dicas para recuperar o ânimo e focar no que realmente importa.

Você perdeu o ânimo para estudar? Eventualmente acontece isso de desanimar de algo, ainda mais quando é algo que exige muito esforço, como por exemplo, a faculdade. Ah, mas não se preocupe, existem maneiras para não desanimar. 😉

Em decorrência das aulas diárias, trabalhos para entregar, prazos apertados, provas e outras atividades, é normal ficar estressado. Quando isso acontece a nossa energia vai lá pra baixo. Bate aquela vontade de largar tudo e sumir por uns tempos. Não que a gente queira realmente sumir, esse é um sentimento que acompanha a vontade de os problemas serem solucionados.

Infelizmente, meu querido Padawan, os problemas não somem, mesmo quando você desiste de algo. Eles continuam lá, esperando por uma solução. Por mais desanimador que pareça, a escolha mais sábia é justamente não fugir. O melhor é enfrentar os conflitos, finalizar suas tarefas, progredir na sua jornada e encontrar maneiras de lidar com as frustrações.

Desanimar é inevitável, no entanto dá para controlar esse sentimento e tirar o melhor, mesmo quando parece que nada vai dar certo. Você pode aumentar o seu ânimo, sua disposição para estudar, focar nos estudos, tirar melhores notas e progredir na faculdade.

Veja só!

1. Você precisa tirar um tempo para si mesmo

Muitas vezes esquecemos o quão importante é dedicar um tempo para nós mesmos. Quando a rotina é agitada os compromissos se tornam prioridade e deixamos de lado aquilo que nos faz bem. O pensamento é quase sempre o mesmo: “estou muito ocupado para relaxar, descansar e fazer uma atividade que me agrada.”  No entanto, a longo prazo esse tipo de atitude acaba resultando em uma sobrecarga emocional e mental.

Quer recobrar o ânimo? Deixe um espaço na tua agenda para fazer algo que você gosta. Esqueça, por um tempo, tudo aquilo que te preocupa. Saia com os seus amigos, faça uma caminhada no final da tarde, leia um livro, medite ou assista a um filme. Seja como for, o que for, faça isso por você.

2. Revise as suas metas

Quando você desanimar, tente lembrar-se as razões que te levaram a fazer essa faculdade. Revise as suas metas, seus sonhos e projetos. Essa é uma boa prática, uma vez que ela te reconecta ao seus planos, como resultado você relembra as razões para não desanimar.

Se bater aquela bad, respire fundo e escreva em um papel as razões de você estar fazendo uma faculdade. Você pode pontuar, vou dar um exemplo para você ter algumas ideias:

Estou estudando Letras, pois pretendo atuar no mercado literário, revisando livros;

• Fazer uma faculdade irá me ajudar a conquistar a independência financeira;

• Me formar irá deixar meus pais orgulhosos, estou fazendo isso por eles também.

Viu só? É só relembrar as razões, isso vai te dar forças para não desanimar.

3. Defina objetivos a longo prazo

Onde você quer estar daqui a cinco ou dez anos? Você já definiu os seus objetivos focando-os no futuro? Se não, é uma boa ideia começar a definir.

Pensar que se você passar em uma prova e tirar uma boa nota no trabalho irá te aproximar dos seus sonhos, fará com que você se motive e encontre um motivo para todo o esforço. Lembre-se que as coisas boas levam tempo.

Portanto, quando o desânimo surgir mire nos seus objetivos. Cada conquista, no presente, irá te levar para mais perto do seu sonhado futuro.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4. Mude a sua perspectiva

Nem sempre você irá gostar de todas as matérias da faculdade, uma ou outra irá tirar o seu sono. Seja por falta de afinidade ou pela dificuldade do tema. Bem, seja como for, tente encarar a matéria de uma forma diferente. Por mais que ela seja complicada.

Por exemplo, pense que ela é um degrau rumo ao seu sucesso e conquista dos seus sonhos. Você precisa dar o seu melhor para colher os frutos futuros. Não crie resistência, enfrente-a com coragem.

5. Use o sistema de recompensas

Você merece uma recompensa pelo trabalho bem feito. Se você estudou o dia inteiro, se terminou suas tarefas, você pode se dar uma recompensa; um doce que você gosta, assistir a uma série, praticar alguma atividade que te agrada…

Para não desanimar, seja gentil consigo mesmo. Você merece recompensas. Não espere que os outros façam isso por você.

6. Pratique atividades físicas

Quando bate aquele desânimo, é bem provável que o seu corpo esteja pedindo por cuidados. Os exercícios físicos são necessários, não apenas quando você estiver desanimado, mas também no dia a dia. Inclusive, colocar o corpo para funcionar irá te ajudar a focar mais nos estudos!

Não adianta enfiar o nariz nos estudos e esquecer de cuidar do corpo que sustenta todas as suas ideias. Clicando aqui você vai encontrar algumas sugestões de exercícios físicos para praticar.

7. Estude em um ambiente diferente

É bom mudar de ares! Para não desanimar durante as sessões de estudos, que tal intercalar com ambientes diferentes? Isso pode te dar aquela animada, sair de casa e estudar em um ambiente agradável ajuda a focar nos estudos e sentir-se mais motivado.

Você pode experimentar a biblioteca da sua faculdade ou um café da sua cidade, por exemplo.

8. Monte uma playlist para estudar

Ouvir músicas durante os estudos irá te ajudar a focar nas tarefas. Além disso, a música é uma boa forma de se sentir animado e motivado.

Quando você estiver estudando e bater aquela vontade de desistir, aquela vontade de largar mão e deixar os trabalhos por fazer. Clique aqui, aperte o play e ouça uma playlist para aumentar o seu foco e motivar os estudos. 

9. Está tudo bem não estar tudo bem

Não tente reprimir os seus sentimentos negativos, nem sempre as coisas saem da forma que desejamos. E está tudo bem. Aceitar a frustração e desânimo é o primeiro passo para recuperar as forças.

Quando não entendemos os nossos sentimentos ou quando ignoramos os sinais de desânimo, acabamos descartando as opções de melhorar. Portanto, ao sentir-se desanimado, não finja que está tudo bem. Aceite e procure soluções para dar a volta por cima.

10. Planeje e viva um dia de cada vez

Planejamento, meu caro leitor, é a chave para o sucesso! Planeje o seu dia, a sua semana, o seu semestre ou até mesmo o seu ano. Coloque no seu planejamento horários para os estudos, organizando por ordem de prioridades.

Se precisar de uma ajuda extra, aqui no blog você vai encontrar uma lista com apps gratuitos que vão te ajudar a gerenciar e organizar sua rotina de estudos.

Ah, e não esqueça de viver um dia de cada vez! Nada de ficar sofrendo por antecipação. Faça o seu melhor focando no momento presente, o amanhã é o resultado das suas escolhas de hoje. Portanto, ao invés de sofrer por antecipação, foque em estudar. Dessa forma, você vai evitar uma porção de problemas futuros.

Conclusão

Desanimar é comum, ainda mais quando estamos sobrecarregados. Em contrapartida, recobrar o ânimo depende, única e exclusivamente, da sua forma de encarar as situações e adversidades da vida. Experimente usar as dicas acima! Ah, e já que estamos aqui, você tem alguma dica para acrescentar à lista? Vamos gostar de ouvir a sua opinião. É só comentar logo abaixo.

Força, você ainda vai longe. Nunca, nunca mesmo, duvide do seu potencial![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 4 aplicativos para você cuidar do seu corpo e da sua alimentação

• Empreender: descubra se você tem o perfil certo para isso

• O livro “A Mágica da Arrumação”, virou série na Netflix!

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também